Bem, sou iniciante em java e estou na fase “Hello world”. Já baixei e instalei o JDK e SDK(mas se não me engano o JDK já inclui o SDK, se eu estiver errado por favor me corrijam).
Depois de instalado, eu vim para o fórum ler uns artigos e estou lendo o http://guj.com.br/articles/16 (Hello, World - Seu primeiro programa em Java!). Nele, diz que posso usar qualquer editor de texto(no caso notepad), ai depois de copiar e colar o código, fala que é para salvar como .java. E depois fala que é para compilar digitando "javac HelloWorldConsole.java ", mas no tópico não diz onde eu tenho que escrever isso, alguém pode me ajudar, estou perdido, quero saber tbm se é melhor usar uma IDE ao invés de um editor qualquer. valeu !
Você deve fazer isso no prompt de comando.
Vá em iniciar->executar e digite cmd
Você terá que navegar até a pasta onde seu .jar está. Para isso, use o comando cd (que significa change directory).
Por exemplo, se seu programa estiver na pasta c:\programas\java
Você digitará:
cd \programas\java
Bom, eu tentei, fiz da seguinte maneira (já no cmd) como já estava em “Users” coloque cd desktop(sim, salvei o programa no desktop), dir, e copiei o nome(com a extensão), colei na linha seguinte e dei enter, o que me apareceu foi aquela janela falando que não pode abrir o arquivo porque não tem um programa específico para tal. ai fala pra escolher um programa de uma lista, ou seja, já com o JDK instalado, quando eu salvo um arquivo em .java, ele não deveria automaticamente ser reconhecido como um arquivo java ?
1º Pelo CMD, vá até o diretório
2º digite: javac MinhaClasse.java (ele vai compilar)
3º digite: java MinhaClasse (ele vai executar)
Caro amigo ja configuro o path? os diretorios onde o java foi instalado para que possa usar os cmds,
se nao eles nao funfa
da uma olhada
http://www.guj.com.br/articles/12
Configuração para Windows
vai no CMD e digite JAVA -VERSION ENTER
Este comando mostra se java esta instalado e qual sua versão.