Bem, sou iniciante em java e estou na fase “Hello world”. Já baixei e instalei o JDK e SDK(mas se não me engano o JDK já inclui o SDK, se eu estiver errado por favor me corrijam).
Depois de instalado, eu vim para o fórum ler uns artigos e estou lendo o http://guj.com.br/articles/16 (Hello, World - Seu primeiro programa em Java!). Nele, diz que posso usar qualquer editor de texto(no caso notepad), ai depois de copiar e colar o código, fala que é para salvar como .java. E depois fala que é para compilar digitando "javac HelloWorldConsole.java ", mas no tópico não diz onde eu tenho que escrever isso, alguém pode me ajudar, estou perdido, quero saber tbm se é melhor usar uma IDE ao invés de um editor qualquer. valeu !
Você deve fazer isso no prompt de comando.
Vá em iniciar->executar e digite cmd
Você terá que navegar até a pasta onde seu .jar está. Para isso, use o comando cd (que significa change directory).
Por exemplo, se seu programa estiver na pasta c:\programas\java
Você digitará:
cd \programas\java
Bom, eu tentei, fiz da seguinte maneira (já no cmd) como já estava em “Users” coloque cd desktop(sim, salvei o programa no desktop), dir, e copiei o nome(com a extensão), colei na linha seguinte e dei enter, o que me apareceu foi aquela janela falando que não pode abrir o arquivo porque não tem um programa específico para tal. ai fala pra escolher um programa de uma lista, ou seja, já com o JDK instalado, quando eu salvo um arquivo em .java, ele não deveria automaticamente ser reconhecido como um arquivo java ?
1º Pelo CMD, vá até o diretório
2º digite: javac MinhaClasse.java (ele vai compilar)
3º digite: java MinhaClasse (ele vai executar)
Caro amigo ja configuro o path? os diretorios onde o java foi instalado para que possa usar os cmds,
se nao eles nao funfa
da uma olhada
http://www.guj.com.br/articles/12
Configuração para Windows
vai no CMD e digite JAVA -VERSION ENTER
Este comando mostra se java esta instalado e qual sua versão.
Depois vc tem que configurar as variaveis de ambiente para executar o comando javac no CMD.
Propriedade do sistema --> Guia Avançado --> Variavel de ambiente.
Vai abrir uma janela. Na janela VARIAVEIS DE SISTEMA clique em NOVO.
Coloquei o nome da variavel como JAVA_HOME e o caminho você coloca o endereço de sua jdk EX: C:\Arquivos de Programas\JAVA\jdk.1.7.0 clique em OK.
Depois EDITA a variavel PATH, no campo CAMINHO adicione um ponto e virgula(se não existir um) e coloquei o endereço da sua jdk ate a pasta bin. Ex: ;C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.7.0\bin; clique em OK.
Esta feito.
Abra o CMD vai ate o diretorio aonde se encontra seus arquivos .java e execute. Comando: javac MeuPrograma.java
Olá. Primeiro vc tem que configurar a variavel de ambiente do windows como falaram ai encima.
E depois vc tenta compilar. Detalhe: Quando vc estiver no editor de texto e for salvar o arquivo
lembre-se de colocar “salvar como tipo” na opcao “todos os arquivos” pq ela vem default com txt.
Depois disso vc salva com nomedaclasse.java e manda compilar pelo prompt do mesmo jeito que tu ta fazendo. Lembrando tbm que vc
deve navegar até o diretório onde esta o arquivo e depois tentar compilar. Tbm passei por isso quando tava
aprendendo e so consegui compilar meus programas depois de mudar “salvar como tipo” para todos os arquivos. Bons estudos.
Bem galera, fiz tudo como os colegas indicaram e deu certo. Agradeço à todos que tentaram ajudar(ajudando), espero que eu possa aprender muito neste site e contar com a ajuda de vocês quando necessário, creio eu que logo logo também estarei ajudando e esclarecendo dúvidas, Grato !