Como conectar com no access?

9 respostas
G

ou galera to com uma duvida ridicula nunk tentei conectar ao banco de dados access so q agora estou necessitando e to com duvida usar uma api pra isso??
tipo eu to susando

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
public static void main(String[] args) throws SQLException, ClassNotFoundException {
		Connection con= null;  

		Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
		con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:C:\base2.mdb");

9 Respostas

D

Bom, eu to com um problema desses tbm…

Até consegui fazer a conexão, mas agora não consigo inserir… e tal… não sei pq…!!

Bom, para fazer a conexão com o Access pelo que eu li vc precisa ir em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Fonte de dados (ODBC) e adicionar a sua fonte de dados…

Correto pessoal??

D

Ah, continuando os passos, iria em:
Adicionar -> Escolhe “Driver do Microsoft Access” -> vai em concluir -> Escolhe um nome da Fonte de Dados (esse nome vc vai utilizar no código java) -> Clica em selecionar -> localize o seu *.mdb (o seu bd) e dá OK OK…

Feito isso, mude a sua linha no código java:

con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:C:\base2.mdb");

para

con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Nome_Da_Fonte_De_Dados_Que_Vc_Escolheu");

Ah, e sem a extensão…!

Por exemplo, vamos supor que vc tenha escolhido o nome da Fonte de Dados: bd

Então ficaria assim:

con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:bd");

Bom, que eu saiba é isso…
Por favor, caso alguém veja que não é isso, me corrijam…
Obrigada

G

dina:
Ah, continuando os passos, iria em:
Adicionar -> Escolhe “Driver do Microsoft Access” -> vai em concluir -> Escolhe um nome da Fonte de Dados (esse nome vc vai utilizar no código java) -> Clica em selecionar -> localize o seu *.mdb (o seu bd) e dá OK OK…

Feito isso, mude a sua linha no código java:

con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:C:\base2.mdb");

para

con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Nome_Da_Fonte_De_Dados_Que_Vc_Escolheu");

Ah, e sem a extensão…!

Por exemplo, vamos supor que vc tenha escolhido o nome da Fonte de Dados: bd

Então ficaria assim:

con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:bd");

Bom, que eu saiba é isso…
Por favor, caso alguém veja que não é isso, me corrijam…
Obrigada

ok ok mas entao eu nao conseguiria acessar a uma base de dados em access em que eu nao adicionase essa fote dedados. por exemplo se eu conectasse em um servidor por ssh e tentasse ler esse banco de dados em access eu nao consiguiria?

D

:oops:Hum…
Deixo essa pergunta pra alguém que tem mais experiência…
hehe

Desculpa não poder ajudar mais…

romarcio

Semana passada rolou uma tópico aqui no forum exatamente sobre isso, e foi resolvido o problema em questão.

deem uma olhada: http://www.guj.com.br/posts/list/145941.java#786921

Fala inclusive sobre não precisar fazer esse processo que a Dina citou Adicionar -> Escolhe “Driver do Microsoft Access” -> vai em concluir -> Escolhe um nome da Fonte de Dados (esse nome vc vai utilizar no código java) -> Clica em selecionar -> localize o seu *.mdb

D

romarcio:
Semana passada rolou uma tópico aqui no forum exatamente sobre isso, e foi resolvido o problema em questão.

deem uma olhada: http://www.guj.com.br/posts/list/145941.java#786921

Fala inclusive sobre não precisar fazer esse processo que a Dina citou Adicionar -> Escolhe “Driver do Microsoft Access” -> vai em concluir -> Escolhe um nome da Fonte de Dados (esse nome vc vai utilizar no código java) -> Clica em selecionar -> localize o seu *.mdb

:DInteressante!

G

romarcio:
Semana passada rolou uma tópico aqui no forum exatamente sobre isso, e foi resolvido o problema em questão.

deem uma olhada: http://www.guj.com.br/posts/list/145941.java#786921

Fala inclusive sobre não precisar fazer esse processo que a Dina citou Adicionar -> Escolhe “Driver do Microsoft Access” -> vai em concluir -> Escolhe um nome da Fonte de Dados (esse nome vc vai utilizar no código java) -> Clica em selecionar -> localize o seu *.mdb

realmente muito interessante mas meu arquivo mdb nao vai estar em meu class path na verdade ele vai ser um arquivo com nome aleatorio que vai mudar sempre, estou pegando o nome dele por um txt, e vou conectar em outra maquina um linux e esse arquivo mdb concerteza nao vai estar “filtrado” no odbc dai eu gostaria de le-lo da mesma forma, é possivel?

romarcio

guialeixo:
romarcio:
Semana passada rolou uma tópico aqui no forum exatamente sobre isso, e foi resolvido o problema em questão.

deem uma olhada: http://www.guj.com.br/posts/list/145941.java#786921

Fala inclusive sobre não precisar fazer esse processo que a Dina citou Adicionar -> Escolhe “Driver do Microsoft Access” -> vai em concluir -> Escolhe um nome da Fonte de Dados (esse nome vc vai utilizar no código java) -> Clica em selecionar -> localize o seu *.mdb

realmente muito interessante mas meu arquivo mdb nao vai estar em meu class path na verdade ele vai ser um arquivo com nome aleatorio que vai mudar sempre, estou pegando o nome dele por um txt, e vou conectar em outra maquina um linux e esse arquivo mdb concerteza nao vai estar “filtrado” no odbc dai eu gostaria de le-lo da mesma forma, é possivel?

Bom, se você vai pegar o nome do arquivo do banco de uma arquivo TXT, acho que vai ter que criar um método que leia esse arquivo. Dai você guarda o nome do banco retirado do arquivo TXT em uma variavel, e seta a variavel na string de conexão.

G

Entao tem como fazer, ler um arquivo mdb em um servidor linux?

Criado 3 de dezembro de 2009
Ultima resposta 3 de dez. de 2009
Respostas 9
Participantes 3