Como conectar em banco SQL Server 2005 com Driver JDBC ? E onde consigo este driver?

4 respostas
L

Olá amigos.

copiei para o diretório lib do meu projeto o arquivo jtds.jar (driver sql server), adicionei este jar no projeto e coloquei na classe de conexão a seguinte instrução abaixo.

quando executo o projeto, o projeto exibe o erro informando que não encontrou o driver.

o meu banco é sql 2005, será que está errado o driver que copiei para a pasta libe? ou será que a instrução que coloquei está errada?

também tenho outra dúvida, o meu banco usa autenticação do windows, ou seja, Trusted connection… não preciso informar usuário e senha correto?

[]s Luciana.

public class Conexao {
	private static Connection con;
	public static Connection getConexao() throws ExcRepositorio {
		//String driver = "com.mysql.jdbc.Driver"; (mysql)
        String driver = "com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver";

//String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/meubanco"; (mysql)
        String url = "jdbc:sqlserver://localhost:1433;databaseName=DbPedidos";

//String login = "root";
		//String senha = "root";
		try {
			Class.forName(driver);
			//con = DriverManager.getConnection(url, login, senha);
            con = DriverManager.getConnection(url);

} catch (ClassNotFoundException e) {
			throw new ExcRepositorio("Driver não encontrado: " + e.getMessage());
		} catch (SQLException e) {
			throw new ExcRepositorio("Erro abrindo conexão: " + e.getMessage());
		}
		return con;
	}
}

4 Respostas

Rafael_Carneiro

Oi Luciana,

você está utilizando alguma IDE? É via linha de comando? Como está o seu classpath?

B

tente usar o driver “net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver” e a url “jdbc:jtds:sqlserver:://localhost:1433;databaseName=DbPedidos”. Se o usuário e a senha forem necessários, passe-os como parâmetro no DriverManager.getConnection.

L

Olá Rafael, em primeiro lugar, obrigada por responder.
Então, o meu classpath está assim:

L

Olá Rafael, obirgada por responder.
Segui suas orientações e agora deu uma outra mensagem… pede senha do banco, mas detalhe: o banco é sql server com autenticação windows, ou seja, eu não tenho usuário e senha… então clico em ok, e então, dá a mensagem de erro abaixo (vide imagens na sequencia abaixo):

Criado 21 de abril de 2009
Ultima resposta 22 de abr. de 2009
Respostas 4
Participantes 3