Pode ser que o seu banco não esteja atendendo na porta 3050, ou então que não atenda como “localhost” na porta 3050.
Para checar isso, você precisa abrir uma linha de comando e ver o seguinte:
netstat -an | grep 3050 | grep LISTEN
Se aparecer algo como:
tcp 0 0 0.0.0.0:3050 0.0.0.0:* LISTEN
ou então (supondo que o IP da máquina que roda o Firebird seja 123.4.56.7)
O Firebird para linux gera uma senha aleatória na sua instalação, vc deve pegar a senha gerada no arquivo (diretório_do_firebird)/SYSDBA.password e depois executar o arquivo (diretório_do_firebird)/bin/changeDBAPassword.sh
Ai vc informa a senha gerada e a senha definitiva, não esqueça de reiniciar o serviço do firebird para validar as alterações.
Conseguiiiii!!! Reinstalei o Firebird, e o meu teste funcionou
Eu testei aquele comando que thingol sugeriu (valeu pelo help ), e realmente não tava aparecendo nada… Ai, eu reinstalei o Firebird e reiniciei o pc e PEGOU!!
Galera, valeu pela ajuda!!!
Nada que uns comandos esotéricos (netstat -an) não resolvam.
A propósito, existe algum comando fácil no Linux que diga, para uma determinada porta aberta (LISTEN) qual é o programa que está atendendo nessa porta? Aí seria bastante fácil porque seria só o caso de falar:
Rode o comando “x” | grep firebird e veja que porta ele está usando.
No Windows existe um programa chamado tcpview, que você baixa de http://www.sysinternals.com , e lhe diz exatamente isso - programa msdtc.exe, PID 1480, está no ar e está atendendo na porta TCP/1030
É netstat -pan (-p = --program), mas só funciona se você estiver logado como root. Muito legal. Vou pôr na minha caixa de ferramentas.
Não sabia que no Windows tinha a opção -o.
Mas eu sou meio folgado e ainda sou mais o tcpview; só uso netstat -an se vou usar com grep (perdão, findstr) ou se estou em cliente e não posso usar o tcpview.