Como conectar o Java no Oracle?

2 respostas
Ai_Caramba

Olá pessoal!

Gostaria de saber como faço para efetuar uma simples conexão do Oracle via Java. Neste momento estou com o arquivo ojdbc6.jar (necessário para trabalhar com o JDK1.6) mas não sei em que pasta deve ficar. Além disso, não sei se preciso de mais algum arquivo ou não.
Alguém também teria um exemplo para que eu possa testar?

Vlw!

2 Respostas

T

A pasta não importa, desde que fique no classpath de sua aplicação.
Como é que você configura isso depende muito do seu ambiente (aplicação Web ou Desktop).
Se você vai usar o “thin driver” (a string de conexão tem uma palavra “thin” nela) não é preciso usar outros arquivos, que eu saiba.
Se você vai usar o driver OCI aí é um pouco mais complicado porque depende de estar instalado na máquina o client do Oracle, e ainda você precisa mencionar se é o de 32 ou de 64 bits.

TeiTei
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;

public class Conex
{

//Metodo que contem os dados da conexção, requer dois parametros (Usuario e Senha)ambos s�o do tipo String.
       public static Connection MyConection()
       {

String host = LerArquivoProperty.LerArquivo("host");
           String servicename = LerArquivoProperty.LerArquivo("servicename");
           String user = LerArquivoProperty.LerArquivo("usuario");
           String password = LerArquivoProperty.LerArquivo("senha");

try
          {                                       
                  //Chama e registra o driver de conexão     
                  DriverManager.registerDriver(new oracle.jdbc.driver.OracleDriver());
                  //Cria uma variavel do tipo conexão com banco e passa os parametros para conexão
                  Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@"+host.trim()+":1521:"+servicename.trim(), user.trim() , password.trim());              
                  //Retorna uma variavel do tipo ***Connection*** com um valo de conexão.
                  return(con);
            }
          catch(Exception e)
          {
                 System.out.println("Falha ao tentar se conectar ao Banco "+e); 
                 //Se a conexao nao for bem sucedida o retorno sera null, facilitando futuros tratamentos de Exception.
                 return(null); 
          }
       }   
}

segue exemplo ai...

Criado 3 de março de 2008
Ultima resposta 3 de mar. de 2008
Respostas 2
Participantes 3