Gostaria de saber coo eu faço para conectar o SQL Server 2005 com o NetBeans. 5.5…JAVA
Estouusandoestaconexãocomoaccess:tivequecriarumdriver.finalprivateStringdriver=“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”;//conexao com o banco de dados accessfinalprivateStringurl=“jdbc:odbc:controle”;finalprivateStringusuario=“”;finalprivateStringsenha=“”;privateConnectionconexao;//responsavel pela conexão do banco de dadospublicStatementstatement;//abre caminho ate o banco e uma alto estradapublicResultSetresultset;“insertintosetor(nome,talhoes,tipo,ha,data,apelido)values(’”+tf_nome.getText()+"’,’"+
quando for postar algum codigo user ta tag “code” fica mais facil a visualização
FelipeSN
Um exemplo bom seria assim...
importcom.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDataSource;importjava.sql.Connection;importjava.sql.SQLException;publicclassBancoDeDadosSqlServer{SQLServerDataSourcedsSqlserver=newSQLServerDataSource();publicBancoDeDadosSqlServer(){//local onde está instalado o bancodsSqlserver.setServerName("localhost");//nome do banco de dadosdsSqlserver.setDatabaseName("nomedobd");dsSqlserver.setUser("root");//usuário e senha definidos por vc!dsSqlserver.setPassword("root");//Porta definida no meu bancodsSqlserver.setPortNumber(1295);}publicjava.sql.ConnectiongetConn(){try{java.sql.ConnectionconMysql=dsSqlserver.getConnection();System.out.println("Conexão efetuada com sucesso.");returnconMysql;}catch(SQLExceptione){e.printStackTrace();System.out.println(e.getMessage());}returnnull;}publicvoidfechaConn(Connectionconn){if(conn!=null){try{conn.close();System.out.println("Conexão fechada!");}catch(SQLExceptionex){ex.printStackTrace();}}}publicstaticvoidmain(String[]args){BancoDeDadosSqlServerbanco=newBancoDeDadosSqlServer();//cria a conexãoConnectionconn=banco.getConn();//fecha conexãobanco.fechaConn(conn);}}
cellodedy
importjava.sql.*;//.* importa todas as bibliotecas do javaimportjavax.swing.*;importjavax.xml.transform.Result;//OOpublicclassconexao//classe conexao tem que ser o mesmo nome class conexao{//criei uma variavel driver tipo string e constatnte o conteudo desta variavel não poder ser alteradofinalprivateStringdriver="sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";//conexao com o banco de dados accessfinalprivateStringurl="jdbc:odbc:controle";//chamando o banco de dados "controle" esta armazenando a fonte de dadosfinalprivateStringusuario="";finalprivateStringsenha="";privateConnectionconexao;//responsavel pela conexão do banco de dadospublicStatementstatement;//abre caminho ate o banco e uma alto estradapublicResultSetresultset;// armazena o resultado no dados no banco
Está e a conexão que estou utilizando para desktop
cellodedy
Estou desenvolvendo uma aplicação para desktop!!!
Estou utilizando o access como banco de dados como exemplo mais gostaria de utilizar o SQL Server 2005!!!
gostaria de saber como faço a conexão com o SQL e na parte dos Insert muda alguma coisa de access para SQL??
Codigo completo da minha conexão
packageutilitarios;importjava.sql.*;//.* importa todas as bibliotecas do javaimportjavax.swing.*;importjavax.xml.transform.Result;publicclassconexao//criei uma variavel driver tipo string e constatnte o conteudo desta variavel não poder ser alteradofinalprivateStringdriver="sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";//conexao com o banco de dados accessfinalprivateStringurl="jdbc:odbc:controle";//chamando o banco de dados "controle" esta armazenando a fonte de dadosfinalprivateStringusuario="";finalprivateStringsenha="";privateConnectionconexao;//responsavel pela conexão do banco de dadospublicStatementstatement;//abre caminho ate o banco e uma alto estradapublicResultSetresultset;// armazena o resultado no dados no banco publicbooleanconecta()//metodo conecta servi para todas as tabelas e cadastros tipo boolean retorna um valor{try{Class.forName(driver);//carregar o driverconexao=DriverManager.getConnection(url,usuario,senha);//efetuar a conexao propriamente dita//JOptionPane.showMessageDialog(null, "Conectou");}catch(ClassNotFoundExceptionDriver)//catch tratamento de erro vou tratar o erro{JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver não localizado: "+Driver);//variavel driver que eu criei vai mostrar o erro pelo catchresult=false;}catch(SQLExceptionfonte)//tratamente de erro com a conexao do banco de dados e minha fonte{JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deu erro na conexão "+"com a fonte de dados"+fonte);//variavel fonte vai mostrar para mim o erro tratamento de erroresult=false;}returnresult;//retonando true ele da sequencia caso false ele para}publicvoiddesconecta()//metodo de desconectar o banco pois o banco não pode ficar sempre conectado{//o java não permite ligação com banco de dados sem usar o try catch //vc tem que usar o tratamento de erro com o java senão não funciona nadabooleanresult=true;try{conexao.close();JOptionPane.showMessageDialog(null,"Banco Fechado");}catch(SQLExceptionfecha){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não foi possível "+"Fechar o banco de dados"+fecha);result=false;}}//no momento que eu passar esse parametro na tabela setor qual o sql que eu quero executarpublicvoidexecuteSQL(Stringsql)//metodo para executar o banco de dados por parametro{try{statement=conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE,ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);//dois parametro que nos permite navegar por ele// 1 ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE me permite que eu passo navegar para ambos os lados para frente para traz//2 ResultSet.CONCUR_READ_ONLY me permite que eu possa navegar //statement abre o caminho como uma alto estradaresultset=statement.executeQuery(sql);//aqui estou pegando o sql que esta sendo passado por parametro//resultset pega a alto estrada e sera executavel}//caso de alguma problema ele vai para o tratamento de errocatch(SQLExceptionsqlex){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não foi possível "+"executar o comando SQL"+sqlex+", o sql passado foi"+sql);}}}
Obrigado,
cellodedy
Parte do insert
try{Stringsqlinsert="insert into setor (nome,talhoes,tipo,ha,data,apelido) values ('"+tf_nome.getText()+"','"+tf_talhoes.getText()+"','"+cb_tipo.getSelectedItem()+"','"+tf_ha.getText()+"','"+tf_data.getText()+"','"+tf_apelido.getText()+"')";con_setor.statement.executeUpdate(sqlinsert);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Gravação realizado com sucesso!");//atualizaoResultSet//con_setor.resultset=con_setor.statement.executeQuery("Select * from setor");con_setor.executeSQL("select * from setor order by "+ordenacao);atualiza_combo_box_setor();con_setor.resultset.first();//posicionanoprimeiroregistromostrar_dados();//iráchamarafunçãoemqueirámstrarosdadosnoform}catch(SQLExceptionerro){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao tentar Gravar o registro..."+erro);}
Obrigado,
cellodedy
Parte de exclusão
try
{
String sql = "select * from setor Where codigo = "+tf_codigo.getText();
con_setor.executeSQL(sql);
con_setor.resultset.first();
String nome = "Deseja deletar o setor : "+con_setor.resultset.getString("nome")+" ?";
int opcao_escolhida = JOptionPane.showConfirmDialog(null,nome,"Exclusão ",JOptionPane.YES_NO_OPTION);
if (opcao_escolhida == JOptionPane.YES_OPTION)
{
sql = "DELETE FROM setor Where codigo ="+tf_codigo.getText();
int conseguiu_excluir = con_setor.statement.executeUpdate(sql);
if (conseguiu_excluir == 1)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Exclusão realizada com sucesso");
//atualiza o ResultSet
con_setor.executeSQL("Select * from setor order by "+ordenacao);
atualiza_combo_box_setor();
con_setor.resultset.first(); //posiciona no primeiro registro
mostrar_dados(); //irá chamar a função em que irá mstrar os dados no form
}
}
else
return;
}
catch (SQLException erro)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao tentar excluir o registro..."+erro);
}
Obrigado,
cellodedy
Parte de Update
try{//variaveldotipoStringsqlvoufazerumupdatenobancodedadosStringsql="UPDATE setor SET nome ='"+tf_nome.getText()+"',"+"talhoes = '"+tf_talhoes.getText()+"',"+"tipo = '"+cb_tipo.getSelectedItem()+"',"+"ha = '"+tf_ha.getText()+"',"+"data = '"+tf_data.getText()+"',"+"apelido = '"+tf_apelido.getText()+"' where codigo = "+tf_codigo.getText();con_setor.statement.executeUpdate(sql);//abricaminhoateobancoeestouatualizandoosdadosJOptionPane.showMessageDialog(null,"Alteração realizado com sucesso!");//seeudeleteiouatualizaeieusempretenhoqueatualizaroresultset//atualizaoResultSetcon_setor.executeSQL("Select * from setor order by "+ordenacao);atualiza_combo_box_setor();con_setor.resultset.first();//posicionanoprimeiroregistromostrar_dados();//iráchamarafunçãoemqueirámstrarosdadosnoform}catch(SQLExceptionerro){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao tentar Alterar o registro..."+erro);}
Obrigado,
T
truck1n
Bom dia,
try{// cria um preparedStatementPreparedStatementstmt=con.prepareStatement("insert into contatos (nome,email,endereco) values (?,?,?)");// preenche os valoresstmt.setString(1,?xxx?);stmt.setString(2,?[emailremovido]?);stmt.setString(3,?R.xxxx12?);// executastmt.execute();stmt.close();System.out.println("Gravado!");con.close();}catch(SQLExceptione){e.printStackTrace();}
Usando o PreparedeStatement você para de usar todas essas concatenações que é uma coisa chata.