Como configurar o jconsole para monitorar um servidor?

Por exemplo da minha maquina executo o jconsole e quero monitorar um servidor, tem como? se sim quais as configurações, parametros, etc.

Obrigado.

Olá

Passo 1 apenas se usa Java 5:

Coloque no arquivo script que inicia o tomcat o parâmetro -Dcom.sun.management.jmxremote

Caso use o tomcat no windows e tenha instalado com o .exe, vá em Configure/Java/Java Options e inclua esta opção.

Passo 2

Abra o Windows Task Manager (CTRL ALT DEL) e vá em Options e mande mostrar o PID.

Se for no Linux pegue o PID com ps

Passo 3

Na linha de comando, inicie o JConsole com:
jconsole PID

Onde PID é o ProcessID do seu tomcat que você pegou com o Task manager ou com ps

[]s
Luca (que continua achando que você deveria procurar por memory leaks ou connection leaks usando um profiler)

Olá Luca, estou aprendendo a usar o profile e fazendo uns testes, agora sobre o monitoramento acho que não expliquei direito, que da minha maquina monitorar outra maquina que uso como servidor, isso é possivel?

Olá

Sim, o monitoramente do JConsole é remoto. Mas você precisa fornecer o host onde o tomcat está rodando e a porta de conexão, além do PID do tomcat.

Execute JConsole -help e se ainda tiver mais dúvidas, dê uma googlada que achará explicações mais completas.

[]s
Luca (que também está aprendendo com seu problema)