Como configurar os Ambientes

1 resposta
P

Gostaria de saber como você faz para “separar” seus ambientes de Desenvolvimento, Testes e Produção.

O que tenho feito, sem nenhum “rigor”, é manter meu Eclipse, workspace, plug-ins, JARs, Tomcat etc como sendo meu “ambiente de desenvolvimento”; mantenho também uma máquina virtual com um Tomcat que é meu, digamos, “ambiente de testes” e para o que seria o meu “ambiente de produção”, bem, eu na verdade não tenho, mas penso que poderia ser uma segunda VM com, por exemplo, um JBoss…

E você, como faz?

Estou procurando uma maneira de organizar meus ambientes de Desenvolvimento/Testes/Produção de maneira mais profissional… :roll:

1 Resposta

ctosin

Olá,

Isso normalmente existe em empresas, justamente pra controlar o que vai entrar em produção. Existe algum motivo especial para você estar querendo fazer essa separação para desenvolvimento próprio? Não entendi o porquê da necessidade de fazer a divisão.

Se eu estivesse desenvolvendo uma aplicação e quisesse fazer uma separação, eu separaria apenas em 2: desenvolvimento/testes e produção. Um ambiente específico pra testes é mais necessário quando existe uma equipe externa testando o software, ou o próprio cliente. Na prática este ambiente também é conhecido como ambiente de homologação, que é justamente o ambiente onde roda a aplicação que o cliente vai dar o OK ou não para entrar em produção.

Se você precisar mesmo separar os ambientes, basicamente você tem que ter Tomcats diferentes, como você já está fazendo. No mundo corporativo funciona assim, e as aplicações normalmente estão em máquinas diferentes também. Mas uma coisa é importante: os ambientes devem sempre ser configurados da mesma forma, justamente para evitar que, por um problema de configuração ou compatibilidade, a aplicação funcione num ambiente e não funcione em outro.

Abraço!

Criado 13 de janeiro de 2010
Ultima resposta 14 de jan. de 2010
Respostas 1
Participantes 2