Eu utilizo o NetBeans, mas já aprendi o início de tudo em JSP, agora eu gostaria
de aprender a instalar e configurar corretamente um servidor apache tomcat, mas será que
com o netBeans e apache tomcat já instalados, entra em conflito ou eu posso ter um tom cat em cada projeto?
as suas aplicações podem compatilhar o mesmo tomcat sem nenhuma problema. vc disponibiliza cada uma delas como um war no webapps de sua instalação. O proprio tomcat se encarrega de fazer o deploy do war.
Cara, o Tomcat vai funcionar como um serviço do Windows.
Como todo serviço, vc terá que escolher se a inicalização dele é junto com o sistema Operacional ou será Manual.
no menu ‘Iniciar’, dentro da Pasta ‘Programas’ ou ‘Todos os programas’, localize a pasta de instalação do Tom (geralmente é: ‘Apache Tomcat’);
dentro del tem um ícone chamado ‘Monitor do Tomcat’;
dentro da imagem que abrir, procure o item ‘Startup type’ (tipo de inicialização);
selecione um dos itens: Automatic (automático: inicializa com o windows); Manual (inicialização manual: vc tem que inicializar manualmente no monitoro do tomcat sempre que for utilizar); Disabled (desabilitado: o serviço não é carregado).
Escolhe um de sua preferência.
Depois, dá uma reiniciada no PC que resolve.
Por isso que perguntei, não tem a pasta lá em menu iniciar, e também não encontrei o monitor, eu sei como usar, é o mesmo que no easy php, é só adicionar o monitor apache em inicializar e ele irá inicializar com o windows. Mas no caso do tomcat, não o encontrei.
tem a pasta bin, mas só tem uns arquivos em bat, o startup tá aqui, mas clico nele e tento abrir a aplicação de exemplo que se encontra em C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache Tomcat 6.0.16\webapps\ROOT\index.jsp mas não dá certo, não abre pois o servidor não está ativo.
Acontece que qdo há a instalação do Tomcat pelo Netbeans, ele não inicializa como um serviço independente no windows, mas fica agregado ao Netbeans, a não ser que vc rode em modo de script.
Então, para iniciar o trem, dá uma procurada pelo arquivo ‘catalina.bat’ e executa ele. É ele quem vai iniciar o tomcat.
Porém, eu aconselharia desinstalar o tomcat, baixar e reinstalar ele pelo arquivo de instalação do windows, justamente pq ele vai ficar independente. Para rodar no netbeans esse novo tomcat instalado, basta adicionar o servidor na sua aplicação.
Qto a ter um tomcat para cada projeto, é desnecessário, justamente pq vc pode ter somente as apolicações independentes dentro da pasta ‘webapps’.
Você tem um link para o instalador independente do tomcat? Pois eu digito na net: setup apache tomcat e sae somente pacotes e nada de um executável para instalá-lo.
O tomcat é somente um servidor web… ele possui o container q faz o uso dos recursos da linguagem java…
então, é a linguagem java quem faz a conexão com o banco de dados jdbc, e não o tomcat.
portanto, através da maquina virtual java, ele tb faz a conexão.
dá uma lida na api do jdbc ou faça uma busca no Guj sobre conectar um banco de dados…
O tomcat é somente um servidor web… ele possui o container q faz o uso dos recursos da linguagem java…
então, é a linguagem java quem faz a conexão com o banco de dados jdbc, e não o tomcat.
portanto, através da maquina virtual java, ele tb faz a conexão.
dá uma lida na api do jdbc ou faça uma busca no Guj sobre conectar um banco de dados…
abraços[/quote]
Eu gostaria de saber também se é só através de uma classe java que
se faz a conexão ou por uma página JSP também. Será que foi isso que você disse, quando citou que
somente classes java fazem conexões com o banco?
Funciona assim: quem faz a conexão é sim uma classe java ou um servlet, que não nada mais que uma classe java também.
Porém, olha só como o tomcat faz com páginas JSP:
vc escreve a página, tudo direitinho;
quando o usuário requisita a pági9na no browser, o tomcat lê a página, converte ela num servlet para responder ao usuário.
então, como o JSP se transforma em servlet que tb é uma classe java, vc pode sim colocar tudo no JSP.
Porém, isso não é uma boa prática de programação. O código da página fica muito grande e muito misturado, pra não xhamar de ‘seboso’. Então, o melhor é vc criar um pcte com os objetos, entre eles, o objeto q faz a conexão e consulta no BD.
O ideal: usar nem JSP direto. Usar JSTL… dá uma procurada sobre isso…
Livro eu indico o ‘Use a Cabeça: Servlet e JSP’, de Kathy Sierra e outros… muito bom…
Pela jsp tem como efetuar a conexão também
basta <% colocar o codigo da conexão aqui %>
Embora isto esteja totalmente fora dos bons padrões de desenvolvimento.
[quote] Daniel.F
Pela jsp tem como efetuar a conexão também
basta <% colocar o codigo da conexão aqui %>
Embora isto esteja totalmente fora dos bons padrões de desenvolvimento.[/quote]
Como eu disse:
[quote] - então, como o JSP se transforma em servlet que tb é uma classe java, vc pode sim colocar tudo no JSP.
Porém, isso não é uma boa prática de programação. O código da página fica muito grande e muito misturado, pra não xhamar de ‘seboso’. Então, o melhor é vc criar um pcte com os objetos, entre eles, o objeto q faz a conexão e consulta no BD. [/quote]
Porém, se vc prefere, no início do seu aprendizado usar direto no jsp, dá uma estudada sobre Scriptless e Expression Language
Funciona assim: quem faz a conexão é sim uma classe java ou um servlet, que não nada mais que uma classe java também.
Porém, olha só como o tomcat faz com páginas JSP:
vc escreve a página, tudo direitinho;
quando o usuário requisita a pági9na no browser, o tomcat lê a página, converte ela num servlet para responder ao usuário.
então, como o JSP se transforma em servlet que tb é uma classe java, vc pode sim colocar tudo no JSP.
Porém, isso não é uma boa prática de programação. O código da página fica muito grande e muito misturado, pra não xhamar de ‘seboso’. Então, o melhor é vc criar um pcte com os objetos, entre eles, o objeto q faz a conexão e consulta no BD.
O ideal: usar nem JSP direto. Usar JSTL… dá uma procurada sobre isso…
Livro eu indico o ‘Use a Cabeça: Servlet e JSP’, de Kathy Sierra e outros… muito bom…
Abraços[/quote]
Poxa berg.pb, você explicou direitinho o que eu queria saber.
No começo vou sim utilizar da conexão em JSP, pois estou tentando abandonar o NetBeans e programar em um editor de texto comum, mas só que o netBeans já fazia praticamente tudo por isso que ainda estou utilizando-o, pois no começo é mais rápido programar nele.
Q bom q consegui tirar a sua dúvida.
Eu tb uso o netbeans e o eclipse, porem, para aprender, eu fiz o seguinte:
não criei um projeto web, criei um projeto java mesmo.
dái, usava o Dreamweaver para fazer as páginas JSP, o netbeans e/ou o Eclipse para fazer e compilar as classes;
depois testava tudo no TomCat instalado independente do Netbenans.
Só vou lhe abrir os olhos: não vai ser fácil, pq o Netbeans ajuda muito. Pode ser que seu projeto dê o maior pau por causa de um atributo que vc não passou direito… Mas veja o lado bom: vc aprende mais e nã fica viciado a uma IDE.