Como conseguir um Projeto Web para fazer em Java?

7 respostas
wladyband

Espero não ter algumas respostas ofensivas, mas não posso negar que estou passando por esse problema, talvez seja o problemas de outras pessoas recém formadas, então vamos lá.

Sou recém formado e tinha aquela visão romântica de que não existe falta de emprego para programadores de Software, porém eu me enganei, existe emprego para quem saber fazer a coisa acontecer! para quem realmente sabe programa. Ai vem a pergunta, para quem tem pouca experiencia? essa pessoa não consegui emprego?’ A resposta é muito fácil, simplesmente não consegui emprego. Ai surgi outra pergunta, o que uma pessoa com pouca experiencia e formada, pode fazer para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho? essa é mais fácil ainda! A pessoa que é recém formada e não tem experiencia tem que procurar projetos para fazer e assim ter um portfólio, com as experiencias de projetos o individuo vai adquirindo experiencia profissional, é uma solução sacrificante mas é uma solução. Beleza até ai não existe problema nenhum, o problema é conseguir um projeto para fazer. Alguém pode fazer uma pergunta da seguinte forma, existe vários sites de propostas de projeto em Java para ser feitos, porque não aproveitar esses sites para pegar um projeto para fazer e conseguir a experiencia que precisa? O problema não é pegar o projeto, o problema é conseguir fazer o projeto, os requisitos solicitados são coisas bastante complexas para quem tem pouca experiencia, e geralmente as propostas de projetos podem ter condições de serem concluídos se por traz tiver uma equipe de desenvolvedores, somente uma pessoa não tem como conseguir iniciar e terminar projeto tão difíceis de serem feitos, sem deixar de salientar que os prazos de entrega são pequenos. Tudo bem , alguém pode até dizer assim - você somente apresentou dificuldade e nenhuma solução, qual seria a solução ? Na opinião a solução seria eu me juntar com uma equipe de desenvolvedores que tem esse costume de fazer projetos Freelance, e nisso eu somente iria ficar responsável em fazer pedaços do projeto de maneira que eu tivesse condições de fazer já que tenho pouca experiencia, e sem me preocupa com a remuneração, pois o mais importante seria a experiencia.

A pergunta mais importante de TODAS! Como conseguir conhecer essas pessoas e poder me juntar com elas para fazer os projeto?

eu espero que eu não seja o único por está passando por isso. alguém tem uma sugestão amigável depois disso que falei?

7 Respostas

alexfe

Eu vejo tanta vaga de estagio ou vagas para junior tem um monte, estranho vc dizer que não consegue algo.

Ruttmann

Deixa eu adivinhar. Você não procurou estágios enquanto estava na faculdade, certo?

Esse é o maior problema da nossa área. Na minha opinião os professores deveriam reiterar isso em todas as aulas. Fazer os alunos procurarem um estágio o quanto antes, pra conseguir experiência e entrar no mercado antes mesmo de estar formado…

Então colega, o que te recomendo é correr atrás do atraso. Faça algum curso que julgue necessário pra área que pretende seguir, procure investir em projetos próprios.

Um recém formado sem estágio só consegue emprego CLT se tiver um portfólio legal e conseguir comprovar conhecimento pelo menos. Minha opinião, é claro…

wladyband

respondendo ao senhor alexafe;

para quem tem a formação de tecnólogo somente pode conseguir pegar estagio se tiver vinculado a um curso superior, depois que termina o curso o MEC não permiti pegar estagio.

Existem lugares quem são melhores do que outras para conseguir emprego, porém eu não tenho como me mudar porque sou casado. e se mesmo assim não consegui mensurar as dificuldade a única coisa que posso dizer que quando você casar vai saber o que estou dizendo.

existe duas soluções, uma é começar a fazer faculdade de novo, e a outra e pega projeto. a primeira solução está descartada por mim.

Ruttmann

Pra fazer qualquer estágio você tem de estar estudando, não só para tecnólogo.

E a questão que você comentou de ser casado. Bem… Talvez você possa achar algumas coisas que o pessoal vier a escrever aqui ofensivas. Mas não se ofenda. Não conhecemos você e não temos ciência da sua vida pessoal…

Aqui no fórum temos diversos casos de colegas que saíram da área de conforto e correram atrás de seus objetivos.

Eu sou um exemplo, não sou casado e ainda moro com meus pais, mas saí de um emprego nada a ver com TI pra começar como estagiário, ganhando menos da metade do que ganhava antes.

Hoje em dia considero que estou bem, financeiramente e profissionalmente, mas tive que enfrentar diversas dificuldades pra me manter na área de TI.

Infelizmente esse é o esforço que você vai ter que fazer. O principal deles é se sujeitar no início a receber um salário menor que o seu atual…

alexfe

wladyband:
respondendo ao senhor alexafe;

para quem tem a formação de tecnólogo somente pode conseguir pegar estagio se tiver vinculado a um curso superior, depois que termina o curso o MEC não permiti pegar estagio.

Existem lugares quem são melhores do que outras para conseguir emprego, porém eu não tenho como me mudar porque sou casado. e se mesmo assim não consegui mensurar as dificuldade a única coisa que posso dizer que quando você casar vai saber o que estou dizendo.

existe duas soluções, uma é começar a fazer faculdade de novo, e a outra e pega projeto. a primeira solução está descartada por mim.

Desenvolva um sistema para um amigo, ou pense em algum sistema para vc mesmo, ex: faça um sistema financeiro pra vc, assim vc aprende e já pode dizer que tem experiencia porque já saberá desenvolver.

javaflex

Praticar e praticar. Já sabe fazer por conta própria uma tela qualquer de CRUD seguindo arquitetura MVC, usando orientação a objetos e banco de dados relacional? Já é um bom começo para por em prática conceitos e técnicas, que acredito eu, tenha aprendido na faculdade, senão tem algo errado nessa formação. Não pense em querer aprender o complexo agora, comece do simples.

No mais, sugiro que faça um curso específico de Java para Web. Ou seguir esse conteúdo: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/

Caso não tenha conhecimento prático de OOP, seguir esse antes: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/ Vale o mesmo se for fazer o curso.

E por favor aproveite os contatos que fizer no curso para ter chances de oportunidade imediata.

javaflex

wladyband:
beleza, eu já sei fazer o CRUD, tenho conhecimento do funcionamento de imprimir relatórios, trabalhar com CDI e mapeamento pelo JPA, mas não acredito que ter um simples conhecimento da apostila Caelum fará alguma diferença. dá uma olhada na
propostas desses projetos

O site precisa ter janelas de integração com facebook (talvez Twitter) e precisa ter um CMS para o pessoal de imprensa.
Site Responsivo: Propiciar um website com ótima experiência de visualização, fácil leitura e navegação, com um
mínimo de redimensionamento e rolagem, para uma ampla gama de+detalhes

Procuramos desenvolvedores java de preferência que conheçam a ferramenta maker da softwell para implementar novas rotinas em projetos já desenvolvidos com o maker.
Habilidades necessárias:JavaMakerApache Lucene

foi desse site www.workana.com

Falando serio, somente uma pessoa não tem como pegar projetos como esse com pouca experiencia, e com um simples conhecimento de apostila Caelum não vai dar propriedade para desenvolver projetos como esse.

Sobre Maker, por favor nunca caia na furada de trabalhar em projeto que use isso.

Procure vagas mais generalistas e não esses tipos de vagas muito específicas, onde geralmente são para você estar a frente do projeto. Na entrevista se ligue nisso, pois o melhor cenário para quem inicia no mercado é entrar numa equipe que já segura a onda de um projeto em andamento. Assim você estará mais confortável para aprender coisas mais avançadas , não sendo muito exigido no início, pois vão te colocar pra dar manutenção no primeiros meses, depois que esquentar a cadeira e se enturmar fica natural evoluir, principalmente pelo código avançado já existir, para com o tempo você aprender fazendo igual, e ainda tendo o auxílio de uma equipe já experiente.

Um exemplo de vaga generalista para desenvolvedor Java Web:
http://www.empregos.com.br/vagas/modal/3611130?4511829

Tem vagas também que pedem um monte de coisas, mas na hora da entrevista com a equipe onde você vai efetivamente trabalhar, só exige na prática o que tem nas apostilas da Caelum por exemplo. E se perceber algum item a mais que é muito exigido nas vagas, estude agora mesmo pesquisando, o importante é já ter a confiança na base do desenvolvimento web.

Responsividade é trabalho de web designer, é muito importante você conhecer para saber lidar com isso no dia a dia, mas cuidado pra não entrar em lugares que te exijam isso na prática, certificando se na empresa tem equipe de web designer. Integração com facebook é o tipo de coisa que aprenderá pesquisando, eu por exemplo em muitos anos de experiência nunca mexi com isso, então vou ter que aprender na hora que precisar ou com quem já saiba na equipe. Isso vale para inúmeras outras coisas que vai se deparar no caminho.

Criado 30 de setembro de 2014
Ultima resposta 2 de out. de 2014
Respostas 7
Participantes 4