Espero não ter algumas respostas ofensivas, mas não posso negar que estou passando por esse problema, talvez seja o problemas de outras pessoas recém formadas, então vamos lá.
Sou recém formado e tinha aquela visão romântica de que não existe falta de emprego para programadores de Software, porém eu me enganei, existe emprego para quem saber fazer a coisa acontecer! para quem realmente sabe programa. Ai vem a pergunta, para quem tem pouca experiencia? essa pessoa não consegui emprego?’ A resposta é muito fácil, simplesmente não consegui emprego. Ai surgi outra pergunta, o que uma pessoa com pouca experiencia e formada, pode fazer para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho? essa é mais fácil ainda! A pessoa que é recém formada e não tem experiencia tem que procurar projetos para fazer e assim ter um portfólio, com as experiencias de projetos o individuo vai adquirindo experiencia profissional, é uma solução sacrificante mas é uma solução. Beleza até ai não existe problema nenhum, o problema é conseguir um projeto para fazer. Alguém pode fazer uma pergunta da seguinte forma, existe vários sites de propostas de projeto em Java para ser feitos, porque não aproveitar esses sites para pegar um projeto para fazer e conseguir a experiencia que precisa? O problema não é pegar o projeto, o problema é conseguir fazer o projeto, os requisitos solicitados são coisas bastante complexas para quem tem pouca experiencia, e geralmente as propostas de projetos podem ter condições de serem concluídos se por traz tiver uma equipe de desenvolvedores, somente uma pessoa não tem como conseguir iniciar e terminar projeto tão difíceis de serem feitos, sem deixar de salientar que os prazos de entrega são pequenos. Tudo bem , alguém pode até dizer assim - você somente apresentou dificuldade e nenhuma solução, qual seria a solução ? Na opinião a solução seria eu me juntar com uma equipe de desenvolvedores que tem esse costume de fazer projetos Freelance, e nisso eu somente iria ficar responsável em fazer pedaços do projeto de maneira que eu tivesse condições de fazer já que tenho pouca experiencia, e sem me preocupa com a remuneração, pois o mais importante seria a experiencia.
A pergunta mais importante de TODAS! Como conseguir conhecer essas pessoas e poder me juntar com elas para fazer os projeto?
eu espero que eu não seja o único por está passando por isso. alguém tem uma sugestão amigável depois disso que falei?