Como conseguir uma entrevista?

19 respostas
wladyband

Estou tendo dificuldade para conseguir emprego por falta de experiência, isso é percebido quando o contratante ver meu currículo, tem um amigo meu que tem um servidor de web, e ele vai hospedar meu projeto Web Java, e devo terminar ele daqui uns 30 dias meu projeto, mas vamos supor que daqui a 30 dias esteja com todas as implementações que sei fazer, e esteja também com todas as boas práticas de programação, eu tendo um projeto como esse tem como eu conseguir emprego?

Porque eu acho que o candidato somente deve informar que tem portfolio na hora da entrevista. mas o meu maior problema é conseguir entrevista, será que mesmo eu tenho um portfólio terei dificuldade de conseguir entrevista?
O que exatamente eu poderia colocar no currículo de maneira que pudesse chamar atenção para conseguir uma entrevista sem ter que menti no currículo?

19 Respostas

javaflex

O que tem no seu currículo por exemplo na parte técnica? Pra sabermos se está preparado mesmo de acordo com o que está em evidência no mercado. “Java Web” é muito genérico. Se a pessoa só conhece JSF por exemplo, vai estar limitado em vagas de projetos legado. Para quem não usa isso, vão filtrar currículos de quem já conhece web sem essas parafernalhas de componentes server, ou seja, usando action based ou RESTful.

wladyband

De parte técnica no meu currículo tem isso aqui;

Criação de projetos Java com FrameWorks JSF2.2 e Primefaces.
Aplicação em projetos Java tanto em modelo DAO como em Domain Model Repository.
Projetos Java em Maven.
Injeção de dependências com CDI.
Persistências de dados com JPA e Hibernate.
Validação com Bean Validation.
Configuração de JavaMail.
Segurança na aplicação utilizando autenticação e autorização com Spring Security.
Conhecimentos das funcionalidades de Relatórios com JasperReports e iReports.
Implementação de Boleto Bancário.
Conhecimentos das funcionalidades do BootStrap.

Tudo que todo mundo faz numa pagina eu consigo fazer semelhante ou melhor, então JSF é somente um tipo de sabor de soverte, porque toda a parte de Regras de negocio eu sei fazer, somente não tenho experiência comprovada, aqui abaixo está meu email se caso você tenha alguém a quem possa me indica;

fabiofalci

Aplique para vagas de estagios assim vc nao precisa ter experiencia no cv.

wladyband

Obrigado pela sugestão, mas eu já sou formado, o curso de Analise de Sistemas é curso muito curto e se não aproveita bem fica assim como estou, sem conseguir entrar no mercado de trabalho.

javaflex

JSF não é apenas um sabor, abstrai muita coisa que um desenvolvedor web normal pratica. Voce pelo menos deveria ter no curriculo conhecimento pratico em algum framework action based ou RESTful/Web Api, como por exemplo Spring MVC ou Spring Boot. No lado client é bom por exemplo ter conhecimento de Angularjs.

wladyband

Você moderia me dá boas sugestões de livros para eu estudar? Como por exemplo;

O livro da casa do código de MVC Spring, ele é um bom livro?

javaflex

Você moderia me dá boas sugestões de livros para eu estudar? Como por exemplo;

O livro da casa do código de MVC Spring, ele é um bom livro?

http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-spring-mvc
Faz muito tempo que não compro livros então não sei avaliar opções. Mas acho que vale a pena, pelo que vi na descrição do conteúdo ao preço de apenas R$ 29,90 na versão digital (não vejo sentido comprar versão impressa).

Pra completar tem um grupo que o pessoal tira dúvida aqui: https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR#!forum/livro-springmvc

A

A opção com maior possibilidade de conseguir o primeiro emprego, no seu caso, continua sendo via concursos.
Com a crise, as outras possibilidades ficaram muito mais concorridas.

wladyband

A H Gusukuma:
A opção com maior possibilidade de conseguir o primeiro emprego, no seu caso, continua sendo via concursos.

Não sei porque você em especial tem uma previsão tão pessimista do mercado de trabalho, e não foi a primeira vez que desse uma opinião como está, eu acredito que na nossa profissão não exista CRISE financeira, fui na Universidade que me formei, e está todo mundo trabalhando, eu não estou trabalhando porque acredito que não foi a melhor escolha de profissão para alguém que não tinha familiaridade com algoritmo, hoje me encontro com 35 de idade e casado precisando dá satisfação para o céu e a terra para todo o universo, na minha opinião de estudar para concurso publico, todo conhecimento não é jogado fora, porém macetes de matemática, de regras jurídicas, de regras financeiras não seria de boa serventia para ganhar dinheiro, mas mesmo que eu estude esforçadamente desenvolvimento de software ainda terei uma possibilidade de transforma de alguma forma isso em dinheiro.
Com tudo carinho respeito á sua opinião, mas a melhor escolha para hoje seria conseguir um emprego, ter condições dignas de ser o provedor da família, e depois de ter uma renda e meios de fazer minha família sobreviver somente então pensaria em concurso publico.

A

wladyband:
A H Gusukuma:

Não sei porque você em especial tem uma previsão tão pessimista do mercado de trabalho, e não foi a primeira vez que desse uma opinião como está, eu acredito que na nossa profissão não exista CRISE financeira, fui na Universidade que me formei, e está todo mundo trabalhando, eu não estou trabalhando porque acredito que não foi a melhor escolha de profissão para alguém que não tinha familiaridade com algoritmo, hoje me encontro com 35 de idade e casado precisando dá satisfação para o céu e a terra para todo o universo, na minha opinião de estudar para concurso publico, todo conhecimento não é jogado fora, porém macetes de matemática, de regras jurídicas, de regras financeiras não seria de boa serventia para ganhar dinheiro, mas mesmo que eu estude esforçadamente desenvolvimento de software ainda terei uma possibilidade de transforma de alguma forma isso em dinheiro.
Com tudo carinho respeito á sua opinião, mas a melhor escolha para hoje seria conseguir um emprego, ter condições dignas de ser o provedor da família, e depois de ter uma renda e meios de fazer minha família sobreviver somente então pensaria em concurso publico.

Existe uma grande diferença entre ser pessimista e ser realista. Sou realista, trabalho com dados, fatos, realidade. Você me parece uma pessoa pouco flexível (corrija-me se estiver com impressão errada), traça um plano e procura seguir cegamente. O mercado para a área de TI continua bom, mas, tem uma série de dificuldades para os iniciantes, nada intransponíveis, é claro. Maiores para quem está fora da idade “padrão” para iniciantes.
Faça pelo menos uns testes, alguns concursos para se avaliar, se conceda pelo menos essa oportunidade.

PS: Quando falei em concurso, evidentemente, estava me referindo a concurso para a área de TI.

wladyband

A H Gusukuma:
wladyband:
A H Gusukuma:

Existe uma grande diferença entre ser pessimista e ser realista. Sou realista, trabalho com dados, fatos, realidade. Você me parece uma pessoa pouco flexível (corrija-me se estiver com impressão errada), traça um plano e procura seguir cegamente. O mercado para a área de TI continua bom, mas, tem uma série de dificuldades para os iniciantes, nada intransponíveis, é claro. Maiores para quem está fora da idade “padrão” para iniciantes.
Faça pelo menos uns testes, alguns concursos para se avaliar, se conceda pelo menos essa oportunidade.

PS: Quando falei em concurso, evidentemente, estava me referindo a concurso para a área de TI.

Eu poderia escrever um tanto, porém, prefiro deixar pra lá, você tem seu ponto de vista e eu tenho o meu, peço desculpas se passei a impressão de ser pouco flexível, eu preciso ter motivação para enfrentar os meus desafios, e o que você escreveu me deixou preocupado.

adriano_si

Você disse que não vê essa crise toda na área de TI, mas ela está aí. Ela não é tão devastadora como na indústria e alguns setores do comércio, mas ela está aí.

Sempre que um momento desse começa, existe cautela por parte dos contratantes e as vagas dão uma “mixada”. Nessas horas, contratar mais novos e que estejam aceitando receber menos por experiência, vira quase uma constante.

Mas claro, eu respeito a opinião de todos, mas nessas horas não indico concursos públicos pra ninguém por saber que a máquina mais falida de todas é exatamente o estado. Sei que eles podem sugar mais de todos os lados pra se manter, mas isso é uma coisa que não concordo, porém mais por motivos políticos que não vêm ao caso aqui.

Mas enfim, como o próprio Gusukuma falou, não custa nada lhe dar essa oportunidade de tentar entrar em um órgão público e também nada lhe impede de se manter firme em sua posição e tentar conquistar seu espaço na iniciativa privada.

No final das contas, boa sorte e meta a cara em tudo que for entrevista que puder, uma hora o gol sai.

Abs []

A

Eu recomendei concurso, pois é o único que tem um critério de seleção que permite a participação de todos que se adequarem aos requisitos e se inscreverem, independentemente de possuir experiência.
Quanto às resistências do adriano_si, eu também tenho as minhas, mas, como disse, não é oportuno discuti-las nesse espaço…
Quanto à crise, é fato. Quem está empregado procura não sair e quem está desempregado está aceitando (quase) qualquer coisa.

josenaldo

Oi wladyband.

O mercado está mais cuidadoso, mas isso não quer dizer não existem mais vagas. Acredite, é muito mais fácil entrar numa empresa que fazer concurso. A realidade do Gusukuma é exceção e não regra.

Segue algumas dicas para conseguir mais entrevistas:

Pra começo de conversa, conhece o Github? Se não conhece, conheça ONTEM. Ele é o facebook dos programadores, a sua vitrine, o seu portifólio. Como você é iniciante, tem que mostrar serviço de alguma forma. Mostrar um sistema rodando é legal, mas você pode fazer muito melhor disponibilizando também o código fonte.

Disponibilize seu código. Não se preocupe como vão julgar seu código. Melhor ainda: busque esse julgamento com desenvolvedores mais experientes. Peça para avaliarem seu trabalho e se prepare para aproveitar o feedback. Como é inexperiente, haverá críticas. E isso é ÓTIMO. Essas críticas, se bem usadas, podem ser uma ótima fonte de informações sobre quais habilidades devem ser aperfeiçoadas. Aproveite bem essa oportunidade para se melhorar e melhorar seu código. Seu futuro empregador irá apreciar a oportunidade de analisar como você trabalha e como você aprende.

Não espere a hora da entrevista para falar sobre seu repositório. Quando enviar seu currículo, envie seu repositório junto. Melhor ainda, mande ele na mensagem do email e não apenas dentro do currículo. E se prepare para as perguntas que seu entrevistador pode fazer sobre esse trabalho.

Além do seu próprio projeto, tente colabore em projetos existentes, mesmo que seja fazendo coisas diferentes de programar. Isso conta muito em sua reputação na comunidade, te ajuda a fazer novos contatos, a aprender com desenvolvedores mais experientes e aumenta a chance de conseguir trabalho. Lembre que os caras que estão neste projeto provavelmente já trabalham em alguma empresa e trabalhar com eles é uma boa chance de mostrar seu trabalho e ganhar indicações.

Leia bastante. De preferência, livros. E coloque os três últimos (os técnicos) no currículo. Muitas empresas apreciam o profissional que lê livros técnicos e QUEREM saber o que o candidato anda lendo. Algumas até exigem.

Faça contatos. Muitos contatos. Participe de eventos, de projetos da comunidade. Isso facilita não apenas sua entrada no mercado, como abre novas oportunidades, mesmo quando for mais experiente.

Por enquanto, é isso que posso lembrar.

Sei que a entrada no mercado é difícil, mas não é tão difícil quanto pensam e vale à pena trabalhar nessa área.

Quanto aos pessimistas, lembre-se que muitos deles passaram por momentos difíceis, mas que a vida deles não é a sua. Portanto, sorria, respeite, mas não siga seus conselhos. O não, você já tem. Se ficar parado, vai mudar o que? Corre atrás das entrevistas. O pior que pode acontecer é você ganhar um sim.

A

josenaldo:
Oi wladyband.

O mercado está mais cuidadoso, mas isso não quer dizer não existem mais vagas. Acredite, é muito mais fácil entrar numa empresa que fazer concurso. A realidade do Gusukuma é exceção e não regra.

Pra começo de conversa, conhece o Github? Se não conhece, conheça ONTEM. Ele é o facebook dos programadores, a sua vitrine, o seu portifólio. Como você é iniciante, tem que mostrar serviço de alguma forma. Mostrar um sistema rodando é legal, mas você pode fazer muito melhor disponibilizando também o código fonte.

Disponibilize seu código. Não se preocupe como vão julgar seu código. Melhor ainda: busque esse julgamento com desenvolvedores mais experientes. Peça para avaliarem seu trabalho e se prepare para aproveitar o feedback. Como é inexperiente, haverá críticas. E isso é ÓTIMO. Essas críticas, se bem usadas, podem ser uma ótima fonte de informações sobre quais habilidades devem ser aperfeiçoadas. Aproveite bem essa oportunidade para se melhorar e melhorar seu código. Seu futuro empregador irá apreciar a oportunidade de analisar como você trabalha e como você aprende.

Não espere a hora da entrevista para falar sobre seu repositório. Quando enviar seu currículo, envie seu repositório junto. Melhor ainda, mande ele na mensagem do email e não apenas dentro do currículo. E se prepare para as perguntas que seu entrevistador pode fazer sobre esse trabalho.

Além do seu próprio projeto, tente colabore em projetos existentes, mesmo que seja fazendo coisas diferentes de programar. Isso conta muito em sua reputação na comunidade, te ajuda a fazer novos contatos, a aprender com desenvolvedores mais experientes e aumenta a chance de conseguir trabalho. Lembre que os caras que estão neste projeto provavelmente já trabalham em alguma empresa e trabalhar com eles é uma boa chance de mostrar seu trabalho e ganhar indicações.

Leia bastante. De preferência, livros. E coloque os três últimos (os técnicos) no currículo. Muitas empresas apreciam o profissional que lê livros técnicos e QUEREM saber o que o candidato anda lendo. Algumas até exigem.

Faça contatos. Muitos contatos. Participe de eventos, de projetos da comunidade. Isso facilita não apenas sua entrada no mercado, como abre novas oportunidades, mesmo quando for mais experiente.

Sei que a entrada no mercado é difícil, mas não é tão difícil quanto pensam e vale à pena trabalhar nessa área.

Quanto aos pessimistas, lembre-se que muitos deles passaram por momentos difíceis, mas que a vida deles não é a sua. Portanto, sorria, respeite, mas não siga seus conselhos. O não, você já tem. Se ficar parado, vai mudar o que? Corre atrás das entrevistas. O pior que pode acontecer é você ganhar um sim.

Evidentemente está opinando sobre algo que não conhece bem, não estou falando da área de TI, portanto relevo. Não sou nenhum pessimista, muito pelo contrário.

wladyband

josenaldo:
Oi wladyband.

opa, valeu mesmo, foi muito, foi muito bom mesmo. :slight_smile:

wladyband

josenaldo:
Oi wladyband.

você falou isso aqui >>>>> "eia bastante. De preferência, livros. E coloque os três últimos (os técnicos) no currículo. Muitas empresas apreciam o profissional que lê livros técnicos e QUEREM saber o que o candidato anda lendo. Algumas até exigem. "

Como faço para abordar isso no currículo?

Marky.Vasconcelos

wladyband:

Livros atuais estudados
Java 8
SQL
Android
C#

Acho que algo assim, se quiser separar por ponto e virgula da pra fazer quase em uma linha.

A

Marky.Vasconcelos:
wladyband:

Livros atuais estudados
Java 8
SQL
Android
C#

Acho que algo assim, se quiser separar por ponto e virgula da pra fazer quase em uma linha.

Informa o título do livro e o(s) autor(es).

Esteja preparado para discorrer sobre o que estudou em cada livro.

Criado 18 de agosto de 2015
Ultima resposta 4 de set. de 2015
Respostas 19
Participantes 7