Como construir algo equivalente a um buscapé?

Olá a todos,

estou querendo desenvolver, a critério de estudo, uma aplicação estilo buscapé para comparar preços de sites de lojas distintos.

Alguém poderia me dar uma luz por onde começar? Não sei exatamente como funcionam essas aplicações ou que tipo de API eu poderia usar.

Grato.

Não conheço o funcionamento da aplicação.

Mas, acredito que eles tenham um Crawler que “varre” os sites cadastrados em busca produtos/preços. (Provavelmente executado uma vez por dia).

Depois, ele pegam esses produtos e classificam para fazer a busca.

Dê uma fuçada em http://developer.buscape.com/ e veja como uma loja deve fazer para estar listada no Buscapé.

Isso agora que já tem nome rsrs
Mas, se é para criar um do zero, nenhuma loja iria querer fazer nada para aparecer no meu site =)

Acredito que, se a loja já fez um web service para ser listada no Buscapé (e em outros sites de comparação de preços - há um monte deles, por que é que você quer ser mais um? ), não custa nada você perguntar para a loja como é que você pode acessar o web service deles. Obviamente esse tipo de coisa varia de loja para loja - com algumas você precisa falar com o departamento de TI mesmo, com outras você provavelmente vai ter de contacter o departamento comercial primeiro, e mandar um sujeito de gravata falar com eles :slight_smile:

Na verdade minha intenção seria primeiramente estudar as possibilidades que eu poderia implementar isso, analisando as vantagens e desvantagens de cada solução.

Quais as vantagens/desvantagens em se acessar usando a API do buscapé, ou de acessar diretamente a página da loja virtual usando Xpath ou de alguma outra forma qualquer?

Qual a melhor opção caso queira acompanhar os preços das lojas em tempo real (como se estivesse acompanhando as cotações de uma bolsa de valores)?

Na verdade gostaria de estudar as possíveis soluções para isso.