Estou com um problema que há dias não consigo resolver que é o seguinte: em uma página de cadastro de cliente foi me pedido que eu passasse toda a informação cadastrada pelo usuário por email para a sessão de atendimento da empresa antes que tudo fosse salvo no banco. Mas os dados que são passados pelo usuário estão aparecendo no email e no banco de dados com erro de decodificação dos caracteres (por exemplo: o nome Eustácio aparece como Eustácio).
Já tentei diversas táticas diferentes para sanar o problema mas sem sucesso em nenhuma. Já verifiquei as tags nos jsps que poderiam estar influindo nisso: inclui tags <%@ page pageEncoding=“utf-8” contentType=“text/html; charset=utf-8” language=“java” /> nas páginas envolvidas; a tag está definindo o charset correto; e inclui o atributo acceptCharset=“utf-8” nas tags dos jsps envolvidos. Já tentei fazer a conversão via código java também, usando InputStreamReader, CharsetDecoder e CharsetEncoder. Nada deu certo.
Segue abaixo o método que criei para tentar converter alguns campos do formulário para utf-8:
Pois é meu caro, também tive esse problema de codificação no Ubuntu 8.04 e 8.10
Usando o tomcat neste.
Eu tive que fazer um filtro pra pegar todo o conteúdo das requisições e converter na marra. Mas isso só acontece com o ubuntu + tomcat, pelo menos comigo.