Como copilar usando o prompt?

15 respostas
P

olá!! estou conhecendo e iniciando, mais estou com muita dificuldade, pois não consigo sequer copilar o programa da apostila que estou seguindo, so que eu coloco lá no prompt o comando javac TestaIdade.java ele escreve na tela
javac: file not found: TestaIdade.java
Usage: javac
use -help for a list of possible options

e quando escrevi java TestaIdade
escreveu na tela do prompt o seguinte

Excption in thread “main” java.lang.NoClassDeFoundError: TestaIdade
Caused By: java.Lang.ClassNotFoundException:TestaIdade
at: java.net.URLC1ClassLoader$1.runURLClassLoader.java:200
at: java.security.AccessController.doPrivileged
at: java.net.ClassLoader.findClassURLClassLoader.java:188
at: java.lang.ClassLoader.loadClassClassLoader.java:307
at: sun.misc.Laucher$AppClassLoader.loadClassLauncher.java:301
at: java.lang.ClassLoader.loadClassClassLoader.java:252
at: java.lang.ClassLoader.loadClassInternalClassLoader.java:320
Could not find the main Class: TestaIdade.Program will exit.

por que isso está acontecendo??? estou tentando mais não consigo progredir na apostila por que não consigo testar vale salientar que estou usando o bloco de notas

eu instalei o jdk 1.6.0_10 ele está neste diretório C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_10 eu configurei as variaveis direitinho conforme pede na apostila fiz o teste javac -version e java -version e ele mostra a versão direitinho enfim não sei mais o que fazer preciso muito de ajuda, como falei a princípio estou iniciando mesmo.

grata a quem me socorrer…
Paula

15 Respostas

D

Vc está dentro do diretório em que o arquivo está?

Vc conhece o Eclipse ou o Netbeans?
Eles são muito úteis, ajuda vc a perder menos tempo com erros “bestas”.

VagnerChines

Confirma s realment estas na pasta ond ta o teu fixeiro, e vê s as variaveis d ambient tão bem configuradas.

Xpero ter ajudado :smiley:

D

Você precisa configurar sua varável de ambiente, indicando a pasta do bin do jdk (caminho completo, com c: )… se você não configurar, você tem que digitar todo esse caminho, pois o javac e o java está dentro da bin…

Abraços

P

diegopctba:
Você precisa configurar sua varável de ambiente, indicando a pasta do bin do jdk (caminho completo, com c: )… se você não configurar, você tem que digitar todo esse caminho, pois o javac e o java está dentro da bin…

Abraços

eu já fiz as configurações certinho, pelo menos já confiri muitas vezes e está tudo ok, na verdade eu segui o tutorial, mais está bronca como não intendo estou levando horas sem sair do lugar.

P

douglastc:
Vc está dentro do diretório em que o arquivo está?

Vc conhece o Eclipse ou o Netbeans?
Eles são muito úteis, ajuda vc a perder menos tempo com erros “bestas”.

não conheço o Eclipse nem mesmo Netbeans, vou pesquisar a respeito pra dizer a verdade na apostila deste curso que estou seguindo fala a respeito, mais nunca nem vi a interface, eu queria aprender também a usar o prompt, e quanto ao diretório se estou dentro dele como seria?? voce pode dar exemplos eu realmente não intendo nada como citei estou me esforçando para aprender em foruns e pesquisando na net por que os cursos são muito caros e não tenho como fazer. agradeço a disposição em me ajudar

P

VagnerChines:
Confirma s realment estas na pasta ond ta o teu fixeiro, e vê s as variaveis d ambient tão bem configuradas.

Xpero ter ajudado :D

eu olhei varias vezes… e segundo o passo a passo do tutorial da apostila esta correto

D

voce nao esta usando windows vista nao neh?

P

nada estou usando o xp.

Bruno_Gabriel_da_Sil

Não sei se vc ja consegui fazer isso, mas oh deixa o prompt de lado e usa o eclipse…vai ser melhor ele facilita e muito sua vida…

acesse o eclipse.org e faça o up! dele…

eu tive o mesmo problema que vc no prompt e até hoje não descubri o pq de nao ter dado certo…

espero q ja tenha conseguido…

qq coisa me procura no msn…posso ajudar em alguma coisa…

peczenyj
  1. me parece que vc não esta executando o javac no mesmo diretorio que tem o arquivo TestaIdade.java
  2. apos compilar, se tiver algum problema para executar tente isso: java -cp . TestaUdade – se der certo seu classpath tem problemas.

Sugestão de leitura:
http://guj.com.br/artigos.jsp#-751758634

P

peczenyj:
1) me parece que vc não esta executando o javac no mesmo diretorio que tem o arquivo TestaIdade.java
2) apos compilar, se tiver algum problema para executar tente isso: java -cp . TestaUdade – se der certo seu classpath tem problemas.

Sugestão de leitura:
http://guj.com.br/artigos.jsp#-751758634

infelismente não deu certo.

P

Bruno Gabriel da Silva:
Não sei se vc ja consegui fazer isso, mas oh deixa o prompt de lado e usa o eclipse…vai ser melhor ele facilita e muito sua vida…

eu tive o mesmo problema que vc no prompt e até hoje não descubri o pq de nao ter dado certo…

iiiiii acabei de instalar o IDE NetBeans 6.1 este não é bom!? eu não sei nem este nem o eclipse.

R

Olá Paula,

Estava com o mesmo problema que você, e consegui resolver a questão com a ajuda do pessoal desse fórum.

Estava cometendo vários equívocos, e agora estou conseguindo compilar e rodar todos programas com que me deparo nas apostilas e livros (estou estudando a apostila do Caelum e o livro Use a Cabeça! Java).

Verifique o tópico “Programa-exemplo não roda”, aberto recentemente (27/10/2008).

Boa sorte.

P

Reynolds:
Olá Paula,

Estava com o mesmo problema que você, e consegui resolver a questão com a ajuda do pessoal desse fórum.

Estava cometendo vários equívocos, e agora estou conseguindo compilar e rodar todos programas com que me deparo nas apostilas e livros (estou estudando a apostila do Caelum e o livro Use a Cabeça! Java).

Verifique o tópico “Programa-exemplo não roda”, aberto recentemente (27/10/2008).

Boa sorte.

eu baixei esta apostila também e achei muito boa mesmo, porém eles não abordam este assunto de forma iniciante… infelizmente não achei este tópico o último que achei foi do dia 28/10.
estou mesmo precisando aprender… estou prestes a concluir o segundo período de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e não sei nada, o curso é EAD, então fica difícil, mais não vou desistir, realmente a minha dificulçdade toda é por não ter nenhuma familiaridade com programação ou seja não é fácil. mais vamos lá imagino que neste forum as pessoas hão de ter paciência em me ajudar, pois todo mundo que um dia começou sabe da dificuldade, muito obrigado pelo apoio.

D

paulaviana:
Bruno Gabriel da Silva:

iiiiii acabei de instalar o IDE NetBeans 6.1 este não é bom!? eu não sei nem este nem o eclipse.

Netbeans e eclipse funcionam da mesma forma, é questão de costume usar um ou outro, eu particularmente prefiro o eclipse mas uso o netbeans tbm.
Agora é só aprender a usar o básico.

Criado 27 de outubro de 2008
Ultima resposta 29 de out. de 2008
Respostas 15
Participantes 7