Como criar 1 classe, e utiliza-la em outras classes?

3 respostas
Q

Olá Amigos:

Em programação, sempre devemos fazer o reuso. Assim não criaremos a roda novamente, certo ? Tenho uma dúvida de como aplicar isto em Java. Por exemplo:

Digamos que minha tarefa hoje é calcular o fatorial de um nº qualquer.
Eu posso criar uma classe calculoFat e no proprio main receber o valor via JOPtionPane.showInputDialog e depois informar o valor via JOptionPane.showMessageDialog.

Mas se pensamos no reuso, eu poderia criar uma classe Fatorial e “invocar” ela a partir de minha classe calculoFat. Se no futuro precisar de calcular novamente o fatorial em outro sistema, poderia invocar novamente esta minha classe “personalizada” (Fatorial).

Alguém poderia me dar o exemplo de como fazer isso… O que envolve estes procedimentos… Por onde devo começar…

Grato

3 Respostas

R

Não sei se entendi direito, mas para você instanciar uma classe você pode fazer o seguinte:

Fatorial Fat = new Fatorial(); Fat.CalculaFatorial();

I
class Fatorial() 
   {
      public int calculaFatorial(int n)
       {
       int soma=1;
        for (int i=2 ; i<=n ; i ++) 
            soma = soma  * i
      return soma
   }
}

class algumaCoisa {
   public static void main(String[] args)
       {
           int a = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"digite"));
        Fatorial cF = new Fatorial();
        System.out.println(cF.calculaFatorial(a));
}
R

crie um metodo static dentro dessa classe

public static void calculaFatorial()

Dessa forma vc não precisa instaciar objeto dentro da classe que recebera esse metodo vc simplesmente chama o metodo assim nome da classe e o nome do metodo:

Fatorial.calculaFatorial();
Criado 24 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 24 de fev. de 2005
Respostas 3
Participantes 4