Como criar botões de navegação?

14 respostas
D

Sou bem iniciante em Java e estou desenvolvendo um pequeno programa com GUI utilizando o swing e conexão com o Mysql. A conexão com o banco está toda correta eu queria adicionar botões de navegação para movimentar os registros que devem estar associados em um ojeto JTextField, queria adicionar botões como primeiro registro,registro anterior, proximo registro e ultimo registro.

14 Respostas

dooda

E Entao? qual a sua duvida???
termine sua pergunta, dúvida… ou seria uma afirmação o que vc escreveu??

hoIShoiHSoiHUS :oops:

Afinal, se conseguiu fazer uma conexão com o banco “toda correta” fazer estes botoes
nao seria tao dificil nao é mesmo??

mas diga ermão, o que lhe aflige?

:smiley:

D

Isso a conexão esta correta eu queria saber como implementa os botões para movimentar os registros do meu banco. Ve si vcs entendem :

public static void avancaRegistro(){

//ai eu iria fazer a chamada desse método por meio do evento do botão Proximo registro

}

RenataFA

Uma dica: Sempre que vc colocar trechos de código, coloque dentro da tag CODE que temos, fica melhor pra todos entenderem.

Então, vc disse que a conexão com o BD está certinha. Vc está fazendo o select e está armazenando os dados onde? Num ResultSet por acaso?

Se for fica fácil, o objeto ResultSet tem os métodos first(), next(), previous() e last().

Lógico que seu ResultSet não está “ligado” as caixas de texto, então a cada vez que vc executar um comando desses e mexer o registro do seu ResultSet, vc ainda tem que pegar os dados e atualizar nas caixas de texto.

Procure na API do Java sobre ResultSet. :wink:

D

MUITO OBRIGADO :smiley:
utilizei os métodos do objeto ResultSet.
valeu

Carlos_Casarin

E ai amigo, tudo bem?

Seguinte, estou estudando um pouco de Java e tb estou no basico, no momento só estudando mesmo, sem nenhum projeto…
Eu fiz um programinha basico esses dias com o Netbeans e com acesso a SQL Server…
mais ou menos igual ao seu…
Só que achei interessante a sua dúvida e gostaria de saber qual é o IDE que voce está usando…
Voce está usando os pacotes de Visual Editor? ou digitando todo o codigo manualmente?
Se estiver digitando manualmente, como fez a conexão do banco de dados com o aplicativo.
Porque eu peguei um tutorial pra fazer esse meu aplicativo, mas fiz todos os passos, funcionou bem, mas a teoria deixou a desejar, eu não entendi os códigos… (que é o que eu realmente quero entender…).

Falow…

RenataFA

Amigo, não sei se entendi bem seu problema, abaixo tem um código simples pra conectar no BD, algo que obviamente, independe da IDE usada. Tentei comentar (é muito simples mesmo), veja se é isso que precisa, e veja suas dúvidas, estamos sempre prontos pra ajudar quem estuda! :wink:

try {
        String hostName = "192.168.1.1"; // ip onde está o BD
        String dbName = "meuBanco"; // nome do BD
        String userName = "root"; // usuário de acesso ao BD
        String password = "senha"; // senha do usuário

// crio a string de conexão
	String strConexao = "jdbc:jtds:sqlserver://"+hostName+":1433/"+dbName+";user="+userName+";password="+password;

Class.forName("net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver"); // driver de conexão para o SQLServer
  	Connection conn = DriverManager.getConnection(strConexao); // mando ele conectar

} catch (Exception e) {
    	e.printStackTrace();
}

Fiz conectando no SQLServer pq foi o que vc disse que usa. Qq dúvida grita...

Carlos_Casarin

Opa…
Obrigado pelo código, acredito que isso vai me ajudar bastante…

Mas eu tenho outra dúvida e gostaria de saber se voce pode me ajudar…

Estou lendo bastante sobre o Java, e pretendo me aprimorar em softwares para Desktop com acesso a bancos de dados, mas no momento, eu ainda estou com dificuldades em criar as janelas dos aplicativos…
Eu estava usando o NetBeans 6.0 para criar as janelas, ele tem uma opção para criar os aplicativos com as ferramentas visuais (arrastando e soltando), assim, ele automaticamente cria as telas.
Mas eu estou querendo também usar o Eclipse para criar os códigos…
Eu estou lendo o livro “Dominando o Eclipse” do Edson Gonsalvez, estou entrando no capitulo para criação de softwares visuais (com botões, tabelas, caixas de texto, etc…), e nesse capitulo, ele pede pra instalar o VE e o EMF (Visual Editor e Eclipse Modeling Framework). A questão é que eu instalei todos os plugins pedidos, descompactei-os, colei todos os arquivos nas pastas pedidas, conforme o procedimento descrito no livro, mas não consegui ter o visual editor rodando como deveria. Fiz esse mesmo procedimento umas 4 vezes, deletei a pasta do Eclipse e reinstalei tudo novamente, falei até com o meu professor de Java da facu… mas até agora nada, eu não sei se tem algum problema na versão que eu estou usando ou sei lá…

A versão usada é:

ECLIPSE 3.3.2
EMF 2.3.2
VE 1.2.3

De qualquer forma, para avancar nos estudos, eu procurei documentação sobre SWT e Swing em sites de apostila, e até aqui mesmo, no GUJ, encontrei um tutorial interessante sobre posicionamento dos botões na tela (gridBagLayout, BorderLayout, etc… ) mas acho que ainda está muito superficial as instruções.

Gostaria de saber se voce tem alguma idéia do que pode ter acontecido com o Visual Editor, e se tem alguma documentação bem detalhada (com exemplos e explicações) sobre SWT e Swing?

Obrigado pela ajuda.

Carlos Henrique

Grinvon

No meu sistema atual, criamos uma classe que extende de JPanel onde ela têm botões co imagens, a manipulação desses botões é dada por um java.util.list passando também o índex corrente do elemento atual (vindo por exemplo de uma tela de listagem), dessa forma conseguimos colocar toda a lógica de navegação de botões e também de comandos de inserção, atualização, remoção e cancelamento da operação.

Como usamos de IDE o netBeans, o mesmo podemos “setar” uma classe que criamos como sendo um componente visual do swing (um JComponent) e então fica tudo oba oba!

RenataFA

Carlos Casarin:
Opa…
Obrigado pelo código, acredito que isso vai me ajudar bastante…

Mas eu tenho outra dúvida e gostaria de saber se voce pode me ajudar…

Estou lendo bastante sobre o Java, e pretendo me aprimorar em softwares para Desktop com acesso a bancos de dados, mas no momento, eu ainda estou com dificuldades em criar as janelas dos aplicativos…
Eu estava usando o NetBeans 6.0 para criar as janelas, ele tem uma opção para criar os aplicativos com as ferramentas visuais (arrastando e soltando), assim, ele automaticamente cria as telas.
Mas eu estou querendo também usar o Eclipse para criar os códigos…
Eu estou lendo o livro “Dominando o Eclipse” do Edson Gonsalvez, estou entrando no capitulo para criação de softwares visuais (com botões, tabelas, caixas de texto, etc…), e nesse capitulo, ele pede pra instalar o VE e o EMF (Visual Editor e Eclipse Modeling Framework). A questão é que eu instalei todos os plugins pedidos, descompactei-os, colei todos os arquivos nas pastas pedidas, conforme o procedimento descrito no livro, mas não consegui ter o visual editor rodando como deveria. Fiz esse mesmo procedimento umas 4 vezes, deletei a pasta do Eclipse e reinstalei tudo novamente, falei até com o meu professor de Java da facu… mas até agora nada, eu não sei se tem algum problema na versão que eu estou usando ou sei lá…

A versão usada é:

ECLIPSE 3.3.2
EMF 2.3.2
VE 1.2.3

De qualquer forma, para avancar nos estudos, eu procurei documentação sobre SWT e Swing em sites de apostila, e até aqui mesmo, no GUJ, encontrei um tutorial interessante sobre posicionamento dos botões na tela (gridBagLayout, BorderLayout, etc… ) mas acho que ainda está muito superficial as instruções.

Gostaria de saber se voce tem alguma idéia do que pode ter acontecido com o Visual Editor, e se tem alguma documentação bem detalhada (com exemplos e explicações) sobre SWT e Swing?

Obrigado pela ajuda.

Carlos Henrique

Bom, vamos lá…

Eu trabalho só com Java Desktop. Pesquisamos qual seria a melhor forma e mais produtiva de fazer as telas, até o momento tem sido o NetBeans, com o plugin Matisse, o conhecido “Free design”.
Vc está usando NB 6.0, aqui até agora só tivemos problemas com essa versão. Até com a equipe de desenvolvimento do NB já entramos em contato. Pode ser que pra galera que desenvolve web o novo NB esteja bom, mas pra quem mexe com desktop e tem telas com vários componentes ele está péssimo, trava toda hora, não vai nem por decreto. Fui obrigada a reinstalar a versão 5.5, esta roda muito bem pro que precisamos.

Tb gosto de desenvolver em Eclipse, e justamente por isso apenas fazemos as telas no NB, tudo o resto fazemos no Eclipse. Fazemos as classes gráficas no NB, então importamos pro Eclipse onde programamos todo o resto, listeners, etc…

Não uso a parte gráfica do Eclipse, o tal VE, justamente pq a última vez que tentei usar me decepcionei por ser tão lento e tão inferior ao Matisse do NB. Ok, isso já faz alguns anos, de repente agora ele pode estar melhor, então eu realmente não sei. Por eu não usar, fica complicado te falar o que pode estar dando errado com a atualização que vc fez no Eclipse e não funcionou.

Deixo uma dica, tente abrir o Eclipse passando o parâmetro -clear. Vá no DOS, na pasta do seu Eclipse e digite:

Esse parâmetro faz com que o Eclipse recompile uns “tra-la-lás”, pode ser que esteja faltando isso ai…rs…

Boa sorte! :wink:

Carlos_Casarin

Olá…

Obrigado pela dica, o -clear não resolveu o problema do Eclipse, mas eu segui a sua dica e desisntalei o netbeans 6.0 (quae não usava porque era muito lento no meu PCzinho), e instalei o 5.5.1… que melhorou bastante o desempenho.
Depois disso eu segui um tutorial sobre Swing no Netbeans que está aqui no GUJ e agora consegui evoluir bem no andamento dos estudos.

Bom, só to mandando a mensagem mesmo pra agradescer…
Assim que pintar mais dúvidas eu grito denovo…

Valeu

Carlos Henrique

K

Aproveitando as dicas sobre botões de navegação, gostaria de tirar uma dúvida. Qual a maneira correta de seperar em classes/metodos a conexão, a tela, e a programação(listeners etc…)

L

Olá pessoal, ainda falando sobre os botões de navegação, já conhecia esses métodos (first, last, next e previous no ResultSet), mas não estou conseguindo ponterar isso na tabela, alguém porfavor pode colocar um código exemplificando esses métodos?!

Obrigado! :lol:

claudneto

Separar como?

Vc pode fazer um método que conecte, outro que fecha a conexão, outro que faz atualizações no banco, outro que faz buscas, outro que inclui, outro que exclui registros…esse é o jeito que eu faço e separo as ações do banco de dados…

Espero ter ajudado…

Lucas Serra:
Olá pessoal, ainda falando sobre os botões de navegação, já conhecia esses métodos (first, last, next e previous no ResultSet), mas não estou conseguindo ponterar isso na tabela, alguém porfavor pode colocar um código exemplificando esses métodos?!

Obrigado! :lol:

Vc está com dúvida onde??? Não consegui entender direito…

Jos_Maur_io
  • Ei amigo, caso você ainda não tenha conseguido usar o visual editor do Eclipse tente seguir estas instruções:

aixando os plugins!!!

entre em
www.eclipse.org/gef e baixe
GEF-runtime-3.2M5.zip

emf-sdo-runtime-2.2.0M5.zip

www.eclipse.org/vep
VE-runtime-1.2M2.zip
´
http://download.eclipse.org/eclipse/downloads/index.php
eclipse-SDK-3.2M5a-win32.zip

até a data da criação desse tutorial essas eram as ultimas versões, lembrando que com versões anteriores não irá funcionar!!!

Instalando os plugins!!!

Descompacte os plugins e o clips no local de sua preferência, mas por padrão adoteir os seguintes locais.
eclipse-SDK-3.2M5a-win32.zip => c:\eclipse
VE-runtime-1.2M2.zip => c:\ve
emf-sdo-runtime-2.2.0M5.zip => c:\emf
GEF-runtime-3.2M5.zip => c:\gef
Dentro de cada arquivo zip desse há uma pasta chamada eclipse, ficando:
c:\ve\eclipse
c:\emf\eclipse
c:\gef\eclipse
Agora abra o eclipse, em c:\eclipse\eclipse.exe clique no menu Help -> Software and UpDates -> Find and Install …
Abrirá uma tela marque a opção Search for new features to install e clique em next
Agora irá para o proxima tela, clique em New local Site… e localize onde foi descompactado os plugins.
Para o emf
Para o gef
Para o vep
c:\vep\eclipse
Para a inclusão de cada plugin aparecerá uma tela de Edit Local Site, para cada uma delas simples memente clique em ok, observer que o plugin será adicionado e marcado na tela. Apos adicionar os três certifique que somente o vep, emf e o gef estão marcados e clique em finish.
Na nova tela que abrirá marque todas as marque todos os plugins, gef, emf e o vep e clique em next.
Na proxima tela clique em I Acept the terms … e clique em next e na proxima tela clique em finish.
Agora o eclipse instalará os plugins e pedirá para ser reiniciado clique em yes.
Pronto os plugins estão instalados e pronto para serem utilizandos!!!

Para testar crie um novo projeto, no projeto clique com botão direito em cima vá em new e em Class Visual…

-Espero poder ter ajudado, mas tente isso com o eclipse 3.2.

Criado 10 de março de 2008
Ultima resposta 11 de jul. de 2009
Respostas 14
Participantes 9