Como criar função booleana

Oi pessoal, estou criando um aplicativo para reserva de massagens dentro do ambiente onde trabalho, já consigo inserir matrícula e está tudo funcionando, existe somente um porém, o funcionário pode reservar mais de uma massagem por dia.

Como eu poderia fazer uma comparação com a base de dados verificando se o funcionário já inseriu a matrícula dele anteriormente? Estou querendo que negue a matrícula dele se nos últimos 2 dias ele já fez massagem, neste caso, que simplesmente não consiga marcar, que diga somente que a matrícula dele já consta.

estou meio perdido com isso e agradeço qualquer ajuda.
a comparação é entre strings, pois a chave é alfanumerica, e tanto faz maiúscula ou minuscula, o que é outro problema T_T

help guj!

Vc pode criar um campo no DB com a data da matrícula. Daí vc busca pela matrícula do funcionário, pega essa data e compara com a data atual. Se a diferança for maior que 2 dias, vc deixa matricular e sobrescreve a data da matrícula com a data atual.

A estrutura do meu db é assim:

mat1
.
.
.
.
mat20
data
status
ramal1
.
.
.
ramal20

são 20 massagens por dia, e também tem q colocar o ramal correspondente ao horarios, mas dois funcionários podem ter o mesmo ramal, mas não a mesma matrícula.

eu pensei em realizar uma comparação booleana com rlike ou regexp, mas eu não sei como realizar, apenas veio na minha cabeça a idéia de que: se for true, não pode, se for false pode, e compara com as linhas em code desc 3, que no caso seriam os dias (3 massagens, 2 em um mesmo dia), só que não sei como fazer essa comparação com boolean, ainda sou muito novo em java ^^

como que eu poderia criar uma função boolean para comparar a matricula inserida?
ainda não vi exemplos de funções com boolean que envolvam o db, pq assim eu irei fazer a comparação e agarrar o retorno, assim por meio dele eu faço a restrição.

alguem pode me dar um exemplo de função boolean com db?

alguem pode me dar um exemplo de uma função booleana com qualquer declaração para db para eu ter um exemplo de como faze-lo?

vlw gente xD

um exemplo de função booleana com alguma ligação com um db please :smiley: :smiley:
não encontrei um exemplo pra poder tirar como base ^^

thankz ppl