Como criar minha própria Markup Language?

Olá a todos! Eu estava lendo um simples artigo sobre o funcionamento do Facebook, e fiquei sabendo que eles utilizam a sua própria linguagem de marcação: FBML, com o objetivo de tornar mais fácil a construção das páginas HTML, por exemplo: sabem aqueles botões de GOSTEI, NÃO GOSTEI…? então, no FBML existe um elemento especifico para gerar e estilizar esses botões em HTML. Isso deixa o código bem mais limpo, já que praticamente todas as páginas tem vários desses (esse foi apenas um exemplo simplista, deve ser bem mais complexo, mas acho que vocês entenderam :-)).

Então, eu gostaria de saber como criar minha linguagem de marcação para implementar nos meus sistemas, já que é um pouco chato sempre montar o esqueleto em html…

Eu estava lendo sobre XSLT, que me permite “transformar” um documento XML para outro XML (HTML por exemplo), mas isso ainda não me permite criar minha própria ML… ou permite?

:? :shock:

alguêm pode me explicar como funciona isso? se possivel tambêm dizer quais as outras funcionalidades e vantagens de criar uma Markup Language.

Muito obrigado, me desculpem se a minha dúvida parece ser meio maluca… (quero dizer, pouco produtiva… quase ninguêm usa isso… essas coisas). É que eu ainda não trabalho com isso, apenas curiosidade :wink:

valeu

No link abaixo tem uma breve introdução sobre o assunto…

http://boodebr.org/series/myoml/1/myoml-1.php

Da uma olhadinha na data do artigo, FBML não é mais usado pelo facebook, eu acho.

Mas se tudo que quer é se livrar de html repetitivo use templates, não precisa complicar. :wink: