GUJ / Java / Topico Como criar objeto imutável 17 de junho de 2005 7 respostas R ronaldorezende 17 de junho de 2005 Como posso criar um objeto imutável? Por exemplo: objeto Cliente com atributo ID e Nome. Quero que seja imutável. Uma vez que ele seja criado, nenhum atributo pode ser alterado. Vou persistir ele com hibernate. Quero indicar essa restrição tanto no hibernate quanto no POJO. Alura Desenvolvimento Back-End Java Sua Carreira em desenvolvimento back-end Java: dos fundamentos à arquitetura de sistemas... 7 Respostas jgbt 17 de jun. de 2005 via codigo: nos set’s das sua propriedades, verifica se ja foram inicializadas, se sim, não permite alterar o valor. via hibernate: não faço ideia :mrgreen: []'s J jprogrammer 17 de jun. de 2005 Coloca os Set’s como visibilidade private. O hibernate consegue acessá-los, mas o código não. R ronaldorezende 17 de jun. de 2005 usando final nos atributos também dá? J jprogrammer 17 de jun. de 2005 Final é para constantes… Thiago_Senna 17 de jun. de 2005 Eu já vi isso! Sinceramente não sei exatamente como é, mas quando um objeto de negócio seu for retornar o set, vc deve usar algo do tipo mySet.getImutableAlgumaCoisa(); Vê se vc encontra algo do tipo! Abraços! Thiago jgbt 17 de jun. de 2005 faz um teste, cria um atributo de classe final, e tenta dar um valor p/ ele que não seja na inicialização. []'s F fabio.patricio 17 de jun. de 2005 Olá, Faca como na classe String Para cada metodo que for alterar o estado do Objeto crie um novo e retorne ele. Nunca testei, mas fazendo isso nao tem o pq dar problema no Hibernate. ]['s Criado 17 de junho de 2005 Ultima resposta 17 de jun. de 2005 Respostas 7 Participantes 5 Topicos relacionados Como saber se um mes tem 4 ou 5 semanas?[RESOLVIDO] 31 respostas Como converter inteiro para string! 13 respostas Comando SELECT para selecionar intervalo de data SQL SERVER 12 respostas &, &&, |, ||. Qndo usar? 6 respostas O método split 12 respostas Alura O que são algoritmos e lógica de programação e como aprender? Entenda o que são algoritmos e lógica de programação e qual é a importância desses conceitos para começar a programar Casa do Codigo Desbravando SOLID: Praticas avancadas para codigos de... Por Alexandre Aquiles — Casa do Codigo