então, to querendo fazer um portfolio, porém estou com algumas dúvidas e uma certa preocupação:
- não sei se posso passar o .JAR ou tenho q fazer algum método q “criptografe” o código da aplicação.
2)e o projeto web, a mesma dúvida, posso passar o .WAR ou não ???
3)e a documentação ?? crio um arquivo em PDF ??
se alguem puder me ajudar ai, ficarei grato !
abraço !!!
Se entendi bem , por ‘portfolio’ vc quer dizer que está deixando o pessoal baixar o seus programa para poderem ver como vc trabalha.
A primeira coisa a fazer é colocar uma licença de uso. Esta licença deve ir no junto com o jar (ou dentro do jar) e deve ser mostrada ao usuário antes do download do jar. A licença é a forma legal que vc pode usar para se proteger de alguem que copie o codigo.
Agora, se vc além disso quer impedir - explicitamente - que não se copie o codigo o jeito é encriptar (con chave assimética) as suas classes. Só que isso implica em escrever um classeloader especial para a sua aplicação.
Quanto à documentação, o PDF é um bom formato já que enibe a alteração.
Contudo uma licença deve ser adicionada ao uso da documentação, para evitar que a documentação seja usada de forma ilicita.
vlw ai pelas dicas.
é q eu quero usar um projeto q eu fiz pra mandar p/ algumas empresas de desenvolvimento, só q eu quero proteger o código fonte da aplicação !!
[quote=“cristianonasciment”]vlw ai pelas dicas.
é q eu quero usar um projeto q eu fiz pra mandar p/ algumas empresas de desenvolvimento, só q eu quero proteger o código fonte da aplicação !![/quote]
O melhor passaporte de um programador é o codigo que ele produz. Acho que vc deveria analizar se não vale mais a pena deixar o codigo aberto , ou até fornecer os fontes. Na verdade neinguem quer ter o trabalho de descompilar bytecode…