Como criar telas de forma mais eficiente e dinamicas!

Gostaria de Saber se existe algum Plugin ou metodo para se criar telas de modo mais eficiente e dinamica no eclipse tipo netbens.

eu usso o metodo :

]public void adiciona(Container c, Component elemento, int linha,
			int coluna, int comprimento, int altura) {

GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();
		gbc.fill = GridBagConstraints.BOTH;
		gbc.gridx = coluna;
		gbc.gridy = linha;
		gbc.gridwidth = comprimento;
		gbc.gridheight = altura;
		gbc.weightx = 0;
		gbc.weighty = 0;
		gbc.insets = new Insets(5, 5, 5, 5);
		GridBagLayout gbl = (GridBagLayout) c.getLayout();
		gbl.setConstraints(elemento, gbc);
		c.add(elemento);

}

porem os componentes ficam muito dependentes um dos outros se eu por exemplo faço um txtNome(10) e coloco um txtTel Embaixo na tela ,
cria uma dependencia aonde os componentes ficam alinhados de forma que seu programa fica muito dependente de um layout padrao

No Netbeans existe todo um editor visual, chamado Matisse. E no Eclipse, o Visual Editor. Você nunca usou nenhum dos dois?

O GridBagLayout, BorderLayout e FlowLayout são os layout managers recomendados para a criação de telas. Caso você queira criar na mão, baixe e use o MigLayout, que é muito simples de usar. No Netbeans, existe a possibilidade de utilizar também o GroupLayout, padrão da IDE.

Agora, o que você não deve fazer é dar um setLayout(null) e definir objetos através de suas coordenadas. Embora isso não gere a dependência que você falou, suas telas não serão redimensionaveis e nem multi-plataforma. Você poderá ter problema até se sair de uma versão de Windows e ir para outra.

Outra coisa:

1. Evite chamar a atenção com LETRAS MAIUSCULAS nos títulos de seus tópicos, e termos como AJUDA, HELP, URGENTE, etc.
  2. O fórum correto para os tópicos de Swing é o de interface gráfica. Estou movendo para lá.