Como criar um blog

Bom eu estou começando a estudar programação e decidi criar um blog pra ir aplicando meus conhecimentos conforme vou evoluindo, porém me veio a duvida de como eu começo o blog, qual site, preciso começar pagando domínio? nao tenho interesse agora de começar pagando domínio ja que o intuito inicial e fazer algo bem simples e ir implementando com o tempo, as plataformas que eu vejo como o WIX, Site123… parece não ter a opçao de eu colocar meus arquivos html e css, eles trabalham com template prontos… alguém sabe algum site de graça que eu consiga carregar os meus arquivos html e css ou terei q pagar algum serviço?

Algumas opções:

  1. Alugar uma máquina virtual num serviço de cloud e configurar um wordpress do jeito que vc quiser. Custo: aluguel da máquina + domínio + tempo configurando/aprendendo;
  2. Pagar um host de wordpress. Geralmente já oferecem o Wordpress configurado, é só customizar e postar. Custo: domínio + serviço de hosting;
  3. Usar um site pronto de blog (medium, blogger, etc). As ferramentas já estão no ar, é só postar, com a limitação de ficar “refém” da plataforma. Custo praticamente 0.
1 curtida

Outra opção é usar um gerador de site estático junto com o GitHub Pages.

Ferramentas como Wordpress geram seu site dinamicamente, isto é, quando um usuario acessa uma página, o servidor gera a pagina e envia o resultado pro visitante.

Geradores estáticos permitem que vc gere todas as paginas do seu site de uma só vez, apenas uma vez, durante a fase “build” e quando um usuario acessa está pagina, o que ele obtém é um arquivo HTML estático.

Alguns exemplos de geradores estático são Jekyll e Hugo (é o que estou usando no momento).

Já o GitHub Pages é um serviço que o GitHub oferece gratuitamente para que vc hospede seus arquivos estáticos, aqui tem mais informações: https://pages.github.com

No meu caso, uso uma outra opção para hospedagem, também gratuita, que é o Netlify.

1 curtida

Obrigado pelas respostas vou fazer isso!

Olá, nesse caso você precisa de uma hospedagem grátis simples para utilizar como aprendizado.

Segue um artigo com 3 boas alternativas: