Como criar um executavel em java?

6 respostas
R

Oi pessoal, eu sei que “teoricamente” não da pra criar um .exe em java.

Comecei a aprender java recentemente.

Lendo tutoriais, descobri que os .jar são apenas compactadores de classes do programa desenvolvido em java (como se fosse um arquivo .zip), e que precisam do JRE instalado para poderem “rodar”.

Mesmo assim parece ser interessante criar um .jar, pois se a pessoa tiver o jre vai conseguir executar o aplicativo com apenas um dublo clique…

Li alguns tutoriais que se propunham a ensinar a criar um .jar, mas devo confessar que não funcionaram comigo.

Tambem ouvi boatos de que existe possibilidade de se criar arquivos .exe que nao necessitam de JRE, porem os que diziam fazer tal magica, eram trial, e a licensa custava 2500 dolares, um pouco demais pro meu bolso hehe…

FINALIZANDO:

Como li varios tutoriais, tentei aplica-los na pratica e não tive bons resultados, resolvi criar este topico, esperando exclarecer minhas duvidas, e aprender.

Qualquer ajuda é bem vinda…

Grato

Rodrigo

6 Respostas

E

Se vc usar Linux pode tentar o GCJ… é um compilar “nativo” para java…
Eu nunca tentei, mas já ouvi falar muito bem dele.

L

Acontece meu caro amigo que para usar arquivos .JAR vc não vai precisar só do runtime (JRE), vc terá que instalar todo o pacote de desenvolvimento na máquina do cliente, todo o J2SE ou J2EE, talvez esse seja o motivo pelo qual vc não teve sucesso. Porém em um post por ai eu dei uma solução bem mais interessante do que o .JAR. Deixa ver se eu axo pra postar o link aqui . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . axei http://www.portaljava.com/forum/posts/list/44341.page

dá uma olhada ai.

D

Nunca tentei, mas ouvi falar que colocando a JRE no executável não é necessário ter a JRE instalada. Porém o executável fica grande.

L

Isso! Mas o pior mesmo é que vc perde a coisa mais linda do java, PORTABILIDADE.

R

aqui mesmo no forum, pouco acima do seu post tem 1 post destacado sobre esse assunto, com todos os links e ate tutoriais, tem bastante coisa la, e so olhar e pegar oq quiser, e sempre lembrar de usar a ferramenta de busca antes de iniciar 1 novo topico, pq oq vc procura pode ja ter sido respondido, assim vc poupa tempo :wink:

D

Isso! Mas o pior mesmo é que vc perde a coisa mais linda do java, PORTABILIDADE.

Cada caso é um caso né…

Ontem mesmo tive uma palestra com o dono de uma empresa de consultoria que usa J2EE para empresas grandes nos EUA, e o que ele falou que o mais importante do Java, no caso dele, é a segurança e não portabilidade.

Criado 6 de junho de 2008
Ultima resposta 7 de jun. de 2008
Respostas 6
Participantes 5