Olá galera…
Então, tenho uma aplicação que fiz no Netbeans junto com um servidor de banco de dados Postgres. Depois de tudo pronto, agora quero criar um instalador para esse programa, já vi vários tutoriais no youtube, mas nenhum me ajudou a resolver esse meu problema. Tentei utilizar o Inno Setup, mas só que ele não reconhece um arquivo .jar como um executável para iniciar a criação do arquivo .exe. E para alguns que conseguiram, o banco de dados não vai junto com esse instalador. Sou novo no ramo da programação e preciso muito da vossa ajuda!!
Ficarei grato a qualquer um que me der a ajuda possível para eu resolver isso!! Muito obrigado…
De cara, um problema é o banco de dados. O postgres não é uma versão embarcada (como HSQLDB ou JQLite), com isso, vc não conseguirá levar ele junto com o jar.
Sobre o InnoSetup, eu já consegui criar um instalador para um jar usando ele. Mas de qualquer forma, a questão do banco de dados já é um complicador no seu caso.
1 curtida
Lucas, o que me aconselhas a fazer?
Qual a finalidade desse seu programa?
O programa tem como finalidade gerir os membros de uma igreja.
Qual a necessidade do instalador? Apenas para facilitar algo para algum usuário leigo?
Se não for possível mudar sua aplicação para utilizar um banco de dados embarcado, recomendo que apenas crie o jar do seu programa e não se preocupe com instalador. Acho que vai dá muita dor de cabeça desnecessária.
1 curtida
Criei um .jar mas não abre.
É possível gerar um executável do Java?
Pensei que um dos méritos do Java, o fato de executar em qualquer máquina, fosse também um calcanhar de Aquiles, desvantagem, ou seja, o fato de depois de ser compilado, necessita que os bytecodes sejam interpretados, causando uma certa lentidão.
Para corrigir parte do problema, foi integrado à JVM, Java virtual machine, um componente JIT(just in time), componente este que permite compilar para a linguagem de máquina do hospedeiro as partes mais críticas do código.
Rode o jar na linha de comando assim: java -jar nomeDoJar.jar
, e veja qual erro aparece.
Aparece u janela cmd com a palavra error
Qual a versão do Java esta usando ?
O Projeto é em Swing, JavaFX ?
Que gerar um exe, dmg, deb, rpm ?
A versão é 8.2
Projecto Swing
quero gerar um exe
Tô sem o NetBeans 8.2 aqui pra testar, penso que o jpackage foi removido do java 8, preciso confirmar, mas ele retornará no java 14.
https://jdk.java.net/jpackage/
Para gerar um Exe, você pode tentar
http://launch4j.sourceforge.net/
Está bem vou tentar, qualquer resultado que eu tiver te dareu um sinal.
1 curtida