Como criar um form e utilizá-lo em toda a aplicação?

Oi,

Sou iniciante em java e gostaria de saber o seguinte:

Criei um formulário padrão, onde tem uma área para os campos e alguns botões que serão padrão na minha aplicação.
Como eu faço para utilizar este form em todos os meus programas do sistema? Crio uma classe?

Obrigado.

Olá!

Também sou iniciante no Java, então peço aos amigos do fórum que se eu estiver errado, ou existir uma solução melhor, postem aqui por favor:

Eu creio que você criando um form em Swing, ele deve ter uma classe que estenda de JFrame, ok?

Será que você não poderia criar uma nova classe, estendendo da classe do seu form padrão, e a partir daí, implementar as funcionalidades pertinentes a cada form?

Abraços!

Se você já tem uma classe com o formulário, como por exemplo:

public class Form extends JFrame {
    public Form() {
        super("Formulário");
        this.setBounds(50, 50, 300, 300);
        this.setVisible(true);
    }
    // toda o resto da classe aqui
}

Quando precisar criar uma instância dessa classe (um objeto específico), basta usar algo como o trecho:

public class MinhaClasse {
    public static void main(String[] args) {
        new Form(); // aqui você cria uma instância da classe Form
    }
}

Para uma explicação melhor, com mais detalhes sugiro que leia a apostila da Caelum FJ-11.

[quote=Fernando G Silva]Olá!

Também sou iniciante no Java, então peço aos amigos do fórum que se eu estiver errado, ou existir uma solução melhor, postem aqui por favor:

Eu creio que você criando um form em Swing, ele deve ter uma classe que estenda de JFrame, ok?

Será que você não poderia criar uma nova classe, estendendo da classe do seu form padrão, e a partir daí, implementar as funcionalidades pertinentes a cada form?

Abraços![/quote]

É também uma boa idéia… criar uma classe genérica, com o que todos os formulários conterão e depois estendê-la adicionando componentes extras:

public class FormPadrao extends JFrame {
    // a classe aqui
}
public class FormVendas extends FormPadrao {
     // uma das classes que estende o padrão
}
public class FormConsultas extends FormPadrao {
     // outra classe que estende o padrão
}

E assim vai…

Mas se já tiver algo, poste aqui.

Eu não uso herança para meus formulários eu uso composição de objetos, ou seja crio os componentes padrões e vou adicionado nos meus formulários novos.
Exemplos: O Barra de titulo, Panel com 4 botões comuns a todas as telas de cadastro. Eu sou a favor da composição de objetos do herança

amigo isso e o basico de O.O.

seria interessante ler um pouco sobre classes
instancias herancas e etc

[quote]amigo isso e o basico de O.O.

seria interessante ler um pouco sobre classes
instancias herancas e etc [/quote]

Meu amigo se vc ler mais sobre padrões de projeto vc verá que composição em certas ocasiões e melhor do que herança

Estude sobre JInternatFrame e JDesktop… É sua boa opção…