Como criar um formulário dinâmico no android

Olá colegas Devs,

Estou desenvolvendo um app para coleta de informaçoes, nele preciso criar um formulário no qual o usuário seja capaz de customizá-lo e salvar o formulário criado para futuras anotações. A customização consiste em criar novos campos e definir uma descrição para este campo. Entretanto não sei como posso criar este formulário durante a execução do app e como persisti-lo para utilização futura. Alguêm tem ideia de como posso fazer isso?

Indico utilizar JSON ou XML para a estrutura de dados do formulário, o restante se resume em criar as views correspondentes via código a partir das definições contidas no json ou xml. Ex:

[{"propriedade": "nome", "label": "Nome", "tamanho": 60, "obrigatorio": true, tipo: "TEXTO"}, {....Outro Campo...}]

Depois basta fazer um for nesses campos para gerar o layout (pode ser um linear layout) e outro for para pegar os valores e validar quando o usuário pressionar salvar, por exemplo.

Não tenho nenhum exemplo pronto, nem nenhuma lib, mas o fluxo é esse, fiz algo parecido em Angular.

1 curtida