Como criar um ícone para um aplicativo escrito em java

Sou iniciante em java.
Estou estudando esta linguagem pelo livro do Deitel( JAVA COMO PROGRAMAR ).

Minha dúvida é o seguinte:

Como eu faria pra que um ícone colocado na área de trabalho pudesse chamar um aplicativo escrito em java. Tem como fazer isto, somente clicando no mesmo?

Tenho um aplicativo em java com interface gráfica que alimenta um banco de dados Oracle 10g, mas ficar chamando o aplicativo no interpretador de comandos é inviável, principalmente se for uma aplicação comercial.

Agradeço desde de já pelos comentários.

Voce pode empacatar para um arquivo JAR para executar “diretamente”, mas nao sei se tem como colocar um icone no arquivo JAR.

Tem um programa chamado “exe4j” que cria um exe para a sua aplicaçao, logo permitindo que icones sejam compilados junto ao EXE.

Valeu cara, era isso mesmo: transformar em um arquivo.jar. No netbeans 5.5 basta apenas apertar F11 para criar um diretório chamado dist que gera o arquivo .jar.

No windows basta clicar neste arquivo.jar que ele executa automaticamente. Porém a minha intenção é fazer isso no linux. Atualmente to usando Kurumin, quando eu gerei este arquivo .jar, ao clicar no arquivo o programa não executa, somente aparece a definição das classes no arquivo compactado.