Como criar um único pool de conexões

Olá

Imaginem que fui contratado para desenvolver um sisteminha de contas a receber da pastelaria do chinês aqui na esquina. É óbvio que vou separar a View do Model. Como sei que o chinês gosta de acompanhar seus resultados mesmo quando viaja para a China, imaginei um sistema que possa ser acessado via web com o meio campo no servidor feito por um servlet engine ou por um servidor com java.nio e o modelo acessando a base de dados usando um pool de conexões.

Como desenvolvedor não posso proibir o progresso do pobre chinês e preciso pensar num modo de criar um pool de conexões único mesmo que no futuro o chinês instale o servidor controlador da minha aplicação em vários servidores com balanceamento de carga e alta disponibilidade.

Então os desafios são:[list]1) Como instanciar um único pool de conexões?
2) Caso use servlets qual o melhor local para instanciar este pool?[/list]
[]s
Luca

Deixa o Servidor cuidar disso pra vc!

A forma que o Daniel sugeriu é uma boa, use os recursos do teu AS para gerenciar o pool. Coloque ele disponivel via JNDI e depois simplesmente faça o lookup.

Olá

Certo, também penso que o caminho seja via JNDI e usando os recursos e arquivos de configuração do servidor. Andei vendo que produtos como BEA e WAS tem recursos para localizar recursos compartilhados em pool, isto é, bastaria abrir um único pool de conexões e todos os nós conseguiriam acessa-lo.

Mas também acho que mesmo que o balanceamento de carga http não garanta igual uso das conexões JDBC, é mais simples e mais portátil abrir um pool de conexões por servidor. Estou certo?

E qual local é melhor para instanciar o pool? No init de um dos servlets ou em algum listener? Alguma outra sugestão?

[]s
Luca

O appserver ja nao cuida disso sozinho quando voce poe um DataSource na JNDI?

Olá

CV, o tomcat não faz isto sozinho.

[]s
Luca

http://jakarta.apache.org/tomcat/tomcat-4.1-doc/jndi-datasource-examples-howto.html