Galera, estou fazendo um sistema em swing para um salão de beleza.
Já foi feita toda a parte de cadastro, mas empaquei na parte da agenda. Não quero código, mas talvez, uma idéia de como implementar a lógica, por ex:
Será preciso agendar um cliente para um profissional (cabelereiro, manicure, etc) com um determindado serviço. (escova, permanente, corte de cabelo, etc).
Existe a tabela de clientes, profissionais e serviços.
A agenda seria como uma agenda qualquer, tipo essas que tem em consultórios médicos em que o paciente agenda uma consulta.
Mas estou perdido em fazer a lógica, será que preciso de outra tabela agenda pra gravar os dados dos clientes, profissionais e serviços?
Quem já tiver feito e puder dar uma idéia, fico agradecido.
Como criar uma agenda?
6 Respostas
Opa blz… sua pergunta é um pouco generica, fica até dificil ajudar… seria interessante você primeiro levantar os requisitos. ou seja o que seu cliente espera que você entregue para ele… !!! as necessidades etc.
Depois disto tente pensar na solução… de inicio não se preocupe com o banco de dados… !!!
Depois que conseguir obter o que o cliente quer, tente descrever o que vai ser feito… assim você vai ter uma visão melhor do que precisa…
Pode ser que alguem tenha uma agenda… mas não sei se vai ajudar muito.
Att
A lógica para armazenamento você terá escrever, mas este componente pode te ajudar a exibir a agenda.
A lógica para armazenamento você terá escrever, mas este componente pode te ajudar a exibir a agenda.
Vlw pela atenção thiago, na verdade, o problema está em elaborar uma lógica pra resolver isso.
Sobre o componente, eu dei uma olhada, mas não entendi como poderia utilizá-lo.
Astork, já tenho as necessidades levantadas e toda a base de dados do sistema está pronta e consistente. Como vc disse que a minha pergunta está genérica, tentarei dar um exemplo pra entenderem a dificuldade que estou tendo.
Existem as tabelas:
Cliente
Profissional(que pode ser: cabelereira, vendedora, manicure, etc)
Servicos (corte de cabelo, escova, fazer as unhas, etc)
-Quando chega uma cliente, ela é cadastrada e vai utilizar os serviços do salão.
-Ela quer cortar o cabelo, logo terá que agendar o serviço com um profissional.
-Terei que pesquisar quando esse profissional tem horário livre pra encaixar a cliente.(aqui empaquei)
O sistema precisa ter uma agenda com todos os profissionais e respectivos horários. (criar uma outra tabela?)
E criar uma outra tabela (agendado) pra salvar esses dados de agendamento(id do profissional, id do cliente e id do serviço, data agendada) para pesquisas futuras?
Depois de implementado, pode até ser simples, mas essa parte está difícil de implementar.
Agradeço pela atenção.
O que vc acha de fazer uma tabela “Agenda” com as seguintes colunas:
CodCliente - CodFuncionario - CodServiço - Dia (data) - Horario 1 - Horario2 - … - HorarioN
Vc poderia pesquisar pelo codigo do funcionário em uma determinada data para ver os horários que ele tem livre.
Algo como SELECT * FROM Agenda WHERE Dia = ‘dataDesejada’ AND CodFuncionario=‘CodigoDoFuncionarioDesejado’
Mas teria que achar um jeito de relacionar cada horário ocupado com um cliente …
O que vc acha de fazer uma tabela “Agenda” com as seguintes colunas:CodCliente - CodFuncionario - CodServiço - Dia (data) - Horario 1 - Horario2 - … - HorarioN
Vc poderia pesquisar pelo codigo do funcionário em uma determinada data para ver os horários que ele tem livre.
Algo como SELECT * FROM Agenda WHERE Dia = ‘dataDesejada’ AND CodFuncionario=‘CodigoDoFuncionarioDesejado’
Mas teria que achar um jeito de relacionar cada horário ocupado com um cliente …
Fala aí, vitor, eu estava seguindo uma linha parecida com essa que vc disse.
Primeiro de tudo, preciso algo do tipo, “cadastrar a agenda”, onde ficariam disponíveis todos os profissionais e seus horários, para daí ir encaixando os agendamentos. E é essa parte que to apanhando. Mas vlw a dica, vou continuar pensando e aceitando sugestões.
Se alguém tiver uma agenda funcionando, um link ou coisa do tipo, eu poderia ver pra clarear a idéia de como implementar.
Se você usasse os campos HorarioN como inteiro, poderia guardar nele o código do cliente que reservou aquele horário.
Dessa forma, em um só registro (uma linha de dados do BD) vc teria um dia, o código do funcionário, os horários livres, os horários ocupados e os clientes que reservaram cada horário.