Como dar refresh em um projeto do Eclipse via código?

Olá, pessoal.

Estou procurando uma forma de dar refresh em um projeto do Eclipse que esteja na máquina do usuário, mas sem que o usuário tenha que ter o Eclipse instalado na máquina.

Estou fazendo uma aplicação que cria arquivos dentro de um workspace do Eclipse.
No caso, os arquivos são classes Java que depois serão executadas via JUnit.
O programa cria as classes corretamente e, depois disso, eu utilizo a classe JUnitCore da API do JUnit para executá-las.

O problema é que eu preciso fazer com que a aplicação crie as classes e, logo em seguida, seja capaz de executá-las via JUnit.
Quando tento fazer isso a execução falha, mas eu descobri que se eu der refresh no projeto do Eclipse onde a classe for criada, consigo executá-la através da aplicação.

Estou há bastante tempo procurando uma forma de fazer esse refresh do Eclipse via código, mas não encontrei nada que conseguisse fazer funcionar.
Uma das alternativas seria utilizar este comando do Ant:

<eclipse.refreshLocal resource=“project_name/folder_name” depth=“infinite” />

Mas nos tutoriais que encontrei sobre ele, dizem que é necessário marcar a opção “Run in the same JRE as workspace” dentro do Eclipse.
O usuário final da aplicação não possuirá Eclipse instalado na máquina e eu não consegui encontrar uma forma de fazer esta configuração via código.

Outra possibilidade seria uma API de desenvolvimento de plugins do Eclipse que também possui um método chamado refreshLocal, mas não consegui utilizá-la.
Não sei nada sobre desenvolvimento de plugins, mas acredito que não seja possível utilizar os métodos dessa API sem o Eclipse instalado…

Alguém sabe alguma forma de dar refresh em um projeto do Eclipse via código sem que seja necessário ter o Eclipse instalado?