Como dar uma aparência profissional para sistemas WEB?

:?:
Olá a todos, sou novo por aqui. Estou começando minhas atividades profissionais utilizando Java no meu dia a dia, fezendo os sistemas que me vem na cabeça.

As minhas dificuldades são relacionadas com a aparência dos sistemas em ambiente JavaEE, utilizando JSF ou JSP+Servlets, dentre outros.

Quais as ferramentas que eu tenho dispoíveis para dar um padrão visual de qualidade e de âmbito profissional para minhas aplicações Web?

Obrigado a todos por contribuírem.

Abraço.

Att,
Annibal Lucas

[quote=hannibal_daturn] :?:
Olá a todos, sou novo por aqui. Estou começando minhas atividades profissionais utilizando Java no meu dia a dia, fezendo os sistemas que me vem na cabeça.

As minhas dificuldades são relacionadas com a aparência dos sistemas em ambiente JavaEE, utilizando JSF ou JSP+Servlets, dentre outros.

Quais as ferramentas que eu tenho dispoíveis para dar um padrão visual de qualidade e de âmbito profissional para minhas aplicações Web?

Obrigado a todos por contribuírem.

Abraço.

Att,
Annibal Lucas [/quote]

Bem… contrate um web designer! ^^

Sério… não existe mágica. “Aparência profissional” é o que você tem quando você trabalha com profissionais cuja maior qualidade é a criatividade. Lógico, existem ferramentas muito boas para se criar interfaces realmente agradáveis (JSF, Flex, Flash, ExtJS …). Mas não tem jeito, o “toque final” sempre é dado por aquela pessoa extremamente criativa da cadeira do lado.

[]´s

Concordo plenamente. O Problema é ter a grana pra poder contratar mais um cara…hehehe

Bom, como eu tenho facilidade em fazer a aplicação funcionar de acordo com o que eu quero, agora estou me direcionando a aprender sobre o que se deve levar em consideração e o que se usar para gerar uma aparência melhor, que diferencie uma aplicação WEB de um site.

Como eu estou fazendo as aplicações por conta própria, para meu desenvolvimento profissional, não caberia a contratação de um web desing.

Não é só questão de leiaute, mas de saber sobre recursos disponíveis (como uma framework que gere um leiaute bacana).

Hoje, para vocês, quando se fala em criar uma aplicação Web o que deve conter nela? Ex.: Para mim: JSF, Hibernate e SQL Server / Oracle.

E para vocês?

Mais uma vez agradeço.

Att,
Annibal Lucas

Concordo com o que foi dito!

Se não tiver como obter ajuda de um profissional, tente fazer uma pesquisa para encontrar sites que vc considera de boa qualidade; assim vc poderá conseguir algumas idéias para aplicar no seu trabalho.

flws

Olha soh… esse ano to começando com um projeto de ERP com Flex + Remote Objects + EJB 3.0 + Oracle + WebServices (pra coletores de dados)…

No seu caso vc já tentou usar JSF com richfaces? É bem interessante pra parte visual…

Sobre o layout é necessário saber HTML e CSS e ter criatividade para usá-los.

Framework, depende do projeto.

Framework que gere layout? Não conheço, desculpe.

ACho que esse “gere layout” seria tipo o richfaces… coisas meio prontas que vc não precisa ficar indo a fundo… já ta desenhada… Não é?

[quote=viniciusfaleiro]Olha soh… esse ano to começando com um projeto de ERP com Flex + Remote Objects + EJB 3.0 + Oracle + WebServices (pra coletores de dados)…

No seu caso vc já tentou usar JSF com richfaces? É bem interessante pra parte visual…[/quote]

Boa vinícius, eu tinha me esquecido do richfaces …

eu cheguei a dar uma lida no richfaces a um tempo, mas não o tinha utilizado em aplicações minhas.

O que estava me trazendo dúvidas é que toda hora que eu chegava na parte de interface de minha aplicação eu me deparava em ter que utilizar HTML com alguma outra linguagem coisa (fazendo com que java não interferisse em nada).

Como eu sei que PHP tem framework que ajuda no leiaute dos componentes, eu me interessei em buscar algo que tivesse em java também.

Vou dar uma estudada mais e aguardarei mais respostas…

Obrigado a todos, estou grato pelas colaborações.

Att,
Annibal Lucas

Ah, você pode dar uma olhada no livro “The Principles of Beautiful Web Design”, também (ele faz parte da minha - monstruosa - lista de livros a serem lidos… =) ).

[]´s