pedrocpneto:
Olá pessoal do GUJ.
Gostaria que vocês me dessem uma opinião:
Estou terminando o curso de Sistemas de Informação, já trabalho como desenvolvedor, entretanto estou um tanto “perdido” na minha carreira, nestes dois anos trabalhei com Delphi (manutenção de softwares legados) e .Net Framework (apenas desktop). Entretanto, estudei algumas coisas do Alt.Net somente por hobby mesmo (NUnit, Moq, NHibernate). Entretanto, não estou satisfeito com o caminho que minha carreira está levando, e estou pensando em dar uma guinada na minha carreira. Agora, gostaria de saber do pessoal duas coisas:
Como posso trabalhar com Web sem experiência (se possível com Java)?
O que estudar, e como estudar? Livros? Vídeo-Aulas? Projetos Pessoais?
mas vc já trabalhou, pelo menos, com aplicação que utilizasse sockets ?
Se vc procurar por MVC e JSF, acho que já é um excelente começo.
Eu comecei com ASP depois fui pra servlets e JSP. Era o que tinha de mais básico na época que comecei.
http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/servlets/#5-1-paginas-dinamicas
Eu particularmente prefiro flash ou JavaScript puro como front-end e servlet(java) como back-end. O contexto onde me criei me fez acostumar com isso. Depois que conseguir mais experiência, possivelmente também poderá preferir fazer algumas coisas na unha.
vc poderá poderá encontrar tantas formas (frameworks) para programar para web que será difícil escolher uma.
Basicamente terá que escolher uma, entender seus funcionamento e comparar com outros.
vai fundo, tem muito o que estudar e existem muitas opções para uso.
Uma dica:
fique atento à sql injection é um dos piores erros que os iniciantes web permitem acontecer.