Bom, um bom tempo que estudo Java mas não aprendi a debugar, alguém pode me dizer como fazer isso no eclipse com tomcat ?
Por exemplo, eu inicio o tomcat no modo debug e depois como faço pro Eclipse parar no ponto que eu marquei ?
Isso claro, suponhamos que eu estou numa tela de cadastro, quando eu clicar em cadastrar quero que ele pare no metodo que faz o cadastro…
Alguém pode me ajudar ?
.
Tenho acesso restrito na internet…
.
Já vi aquele tutorial de servlets mas não é isso que quero.
Muito obrigado…
O break point vc adiciona clicando duas vezes na lateral do codigo em uma linha válida (comentario por exemplo não são linhas validas para debug). Isso tem q ser em suas classes java. Nas paginas JSF ainda não da pra debugar, mas JSP usando JSTL acho que é possível e o principio é o mesmo… só clicar duas vezes na lateral em uma linha válida!!
OK, mas depois que eu iniciei o Tomcat no modo debug, como faço pra ir executando passo a passo os metodos e tudo mais ?
Quero que ele pare quando eu clicar no botão que faz um método executar, pelo que eu sei tem que ficar em outra cor a linha que está parado o processo, mas aqui não fica…eu apensa clico na linha que quero que pare e não acontece nada. Isso acontece prq eu tenho que executar STEP BY STEP, coisa que eu não sei como fazer…
Alguém ?
O que vc precisa é colocar o break point no método que o botao chama… dentro da sua Bean ou de uma Listener, ai nao sei como vc implementou, mas é dentro do método que recebe a solicitação que o botao faz, exemplo:
JSF:
JAVA:
public void metodoQualquer(ActionListener event) {
//Ponha o beak point dentro do método
}
Sim , eu sei disso, mas acontece que eu coloco o break point lá mas ele executa tudo, ele não está fazendo passo a passo, metodo a metodo quando EU escolho, ele executa tudo.
Esse passo a passo deveria ser automático ?
Eu quero fazer quando eu apertar em um tecla ele vá para o próximo passo, tem como ?
Quando ele para no breakPoint você aperta F6 que ele vai indo linha a linha.
Você roda o Tomcat por dentro do Eclipse ou por fora?
Se for por fora você tem que habilitar o debug remoto na chamada do Tomcat e dentro do Eclipse procurar a opção de debug remoto também (lembro que tem que colocar uma porta para o debugador conectar no Tomcat). Os detalhes você vai ter que pesquisar que eu não lembro mais.
Aqui eu uso um plugin do Eclipse que chama Sysdeo. Ele roda o Tomcat dentro do Eclipse e daí é só colocar o breakpoint que ele já para.
Estou rodando o Tomcat dentro do eclipse, sem nenhum plugin.
Vou verificar se pode ser algum outro erro.
Obrigado a todos !