Como debugar servlet no Eclipse?

2 respostas
M

Como que faz pra debugar um servlet no Eclipse?

eu li em alguns posts anteriores, e pelo que eu vi, é só rodar o Tomcat em modo debug e colocar os break points onde eu quero, correto?

estou usando o Tomcat Plugin da Sysdeo, juntamente com o Eclipse 3M6 e Tomcat 5.0.18

Quando eu mando inicar o Tomcat, ele inicia normal e eu rodo minha aplicação, mas eu preciso depurar um servlet que está me gerando um erro estranho e não sei exatamente em qual ponto ele está gerando a exceção, então minha idéia é debugar o código.

Quando eu mando o Tomcat rodar em debug mode, o Eclipse muda para a Debug Perspective, e para no ClassLoad.java… e fica parado lá… eu tento continuar rodando e fica parado lá…

O certo não seria eu rodar em Debug, rodar o tomcat e quando ele encontra-se um break point, no caso no servlet, ele deveria parar?

O que eu sei, que aqui não está rodando o Tomcat em debug mode… tem alguma configuração específica ou é assm mesmo?

obrigado

2 Respostas

Rafael_Steil

Com o plugin da sysdeo vc nao precisa fazer nada de especial. Simplesmente instale ele, entao vai nas propriedades do projeto, click em “is a tomcat project”, informe o nome do contexto e de OK…

Se ainda nao tiver configurado o server.xml, clique com o botao direito no nome do projeto, va em “Tomcat” e clique em “Update server.xml”

Entao eh soh iniciar o Tomcat pelo elicpse ( usando os botoes que o plugin te disponibiliza ) e colocar o breakpont onde vc quer, que ele sera interceptado.

Isso parece que vc ja fez, nao?!..

Note que na perspectiva de debug tem uma parte onde mostra as threads, e qual esta ativa no momento. Geralmente ( o default ) a thread correta ja fica selecionada, mas pode acontecer se ele parar em uma thread ou metodo que nao eh a do teu processo. Nesse caso, eh soh selecionar a correta na lista.

Nos ultimos eclipse a linha onde se encontra o breakpoint fica em highlight. Usando F5 / F6 vc vai avancando de pontos em pontos, como na degugacao normal…

Eu ja vi acontecer casos onde o eclipse nao consegue encontrar o codigo fonte da tua propria aplicacao… nesses casos, ele apresenta uma msg como “could not find source for Xxxx.class”… Isso chega a ocorrer para vc?

Rafael

M

Oi Rafael.

eu cheguei a fazer tudo o que você disse até por o break point.

Quando eu clico no botão para rodar o Tomcat, logo aparece a Debug Perspectiva e já para, na classe ClassLoader.class
com a seguinte mensagem

ClassLoader.findBootstrapClass(String) line: not available [native method]

aperto para continuar, ae para em URLClassLoader.class
mensagem

URLClassLoader$1.run() line: 199 [local variables unavailable]

depois mais uns continue e volta para o ClassLoader e não sai daí…

nem chega a rodar o Tomcat, e muito menos chega no meu servlet.

Criado 13 de fevereiro de 2004
Ultima resposta 13 de fev. de 2004
Respostas 2
Participantes 2