Como definir IMAGEM de fundo para um JPanel? [RESOLVIDO]

Bom dia,

Tenho uma tela com duas abas, cada aba contendo um JPanel.
Gostaria de saber como posso fazer para colocar uma imagem de fundo nesse panel.
Uso o NetBeans 6.5.1 mas só tem a opção para alterar COR de fundo.

Cria um JLabel do tamanho da tela e define uma imagem para este JLabel.

http://www.guj.com.br/posts/list/56248.java#295271

Eu uso o netbeans, a tela ja é criada pela IDE. Coloco esse código na TelaMenu?
Não entendi onde vou especificar que é pra ele setar aquela imagem como fundo de tela de um Panel especifico.

Utilizado JLabel.

A desvantagem de vc utilizar com JLabel é que vc não conseguirá colocar outros componetes por cima da imagem.
Se esse for o caso, utilize como o link postado acima.

A desvantagem de vc utilizar com JLabel é que vc não conseguirá colocar outros componetes por cima da imagem.
Se esse for o caso, utilize como o link postado acima.

Então danilocsf , tava fuçanu na net as vantagens de carregar uma imagem num JPanel ou num JLabel , achei outros materiais que me dizem sobre essa afirmação acima , PORÉM da p/ colocar 2 JLabels 1 em cima do outro , mas antes Add. eles num :arrow:javax.swing.JLayeredPane ou no netbeans (Painel em camadas), venu isso tbm na pag. 240/241 da biblia do swing do Marc Loy fala de como add. componentes em cima de componentes através deste lEiOuT , tava faznu um prj aki q precisava disso entao dei uma googlada e tem esse livro no academic do google acho…

Mas no netbeans vc tem q setar os componentes depois do init pq se deixar default zua tudo ele num reconhece …
Agora sobre minha duvida ainda [Jpanel x Jlabel , qual + rapido , p/ carregar imgs de bda ] continuo c alguem puder me ajudar fico agradecido !