Como deixar a aplicação em uma resolução padrão, independente do monitor?

Galera, como faço para deixa uma aplicação que desenvolver no Netbeans em uma resolução padrão ?
Pois quando eu abro minha aplicação em um monitor diferente da que eu criei, os elementos da minha interface
ficam distorcidos, aí eu tenho que arrumar tudo de novo. Qual a solução para este problema ? Obrigado.

cria um tamanho padrão pra ele e desliga o resizable …

certo, mas eu estava pensando em deixar como tela cheia, alguma sugestão ?

Você já conferiu como está setada as opções de ancor e redimensionamento dos componentes?

Vish brother,ai eu não sei te dizer não =/

maximum size [2147483647, 2147483647]
minimum size [0,0]

esse ancor eu não encontrei, sou novato, então se puderem ser um pouco mais específico específico eu agradeço. Obrigado !

Certo. Faça o seguinte, clica com o botão direito do mouse em cima do componente, procure no menu a opção Ancorar, seta ela como superior, logo abaixo tem a opção de redimensionamento, desmarque todas as opções (Vertical e horizontal) e teste para ver se deu certo

não tem a opção “Ancorar” clicando com o direito, nem indo em propriedades, as propriedades parece em inglês, mas mesmo assim não tem nada com “anchor”.
Só pra confirmar eu tenho que ir no meu Jframe principal certo ?

Quando você se refere a " os elementos da minha interface
ficam distorcidos", estes elementos estão no JFrame principal, ou distribuídos em telas JInternalFrame, ou mesmo em JFrames acionados por menus?

Estão em um Jframe principal, o que acontece por exemplo quando eu abro minha aplicação em um monitor com a resolução maior do que a do meu notebook os elementos
(botões, campos, labels) ficam mais pra cima, por exemplo, se o último botão do meu menu lateral fica uns 2 cm da barra de ferramentas, quando eu abro em um monitor maior
esse último botão fica uns 5 cm, eu gostaria que do mesmo jeito que eu visualizasse meu form no meu notebook ele também ficasse nos outros computadores, digamos que com
a mesma “proporção”, tudo bem que o computador tem o monitor maior, mas que mantesse a mesma proporção.
eu estou usando setExtendedState(TelaPrincipal.MAXIMIZED_BOTH); para a aplicação já abrir maximizada.

Você clicando com o botão direito do mouse em cima dos campos e labels do teu grame não aparece a opção de Ancor e redimensionamento? Que versão do Netbeans vc está usando? Pois fiz um teste agora, criei um JFrame e coloquei componentes nele e estas opções apareceram, tem como colocar alguma imagem do teu frame com o botão direito precionado?

Boa noite

Essa dica peguei aqui no GUJ, se vc pesquisar achará :wink:
http://www.guj.com.br/java/85420-redimensionar-automaticamente-o-jframe-de-acordo-com-o-monitor-do-usuario
Neste link ViniGodoy comenta sobre a utilização do GridBagLayout , este layout se encarrega de redimensionar os elementos do seu JFrame,se estiver configurado.

//em algum lugar da aplicação pego a dimensão do monitor 
DisplayMode displayMode=GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment().getDefaultScreenDevice().getDisplayMode();


//depois uso assim, exemplo...
 GUIPrincipal principal = new GUIPrincipal();  
  principal.setSize(displayMode.getHeight(), displayMode.getWidth());
  principal.setExtendedState(JFrame.MAXIMIZED_BOTH);
  principal.setVisible(true);

senão quiser redimensionar, só ficar maximizado, faça o que Slow17: setResizable(false);

Falow :wink:

Minha versão é a 7.3… agora apareceu a opção ancorar sim… só que está desativada, deve ser pq eu mudei para layout null para fazer CardLayout.
Agora não dá para testar as dicas de vocês pq eu só estou com o notebook aqui… mas amanhã eu teste no pc da faculdade… se der certo eu posto aqui…
se não der eu volto amanhã para vcs me ajudarem novamente rsrs’… Muito obrigado galera !