Por favor tirem uma dúvida minha eu sou iniciante em java, estou estudando a linguagem, em Visual Basic com o Visual Studio, tinha um wizard que gerava o “.exe” do programa.
Mas pelo que já estudei em java se não estou equivocado podemos gerar um jar de nossas classes e depois ir no prompt de comando “windows” e executar o seguinte comando dentro do prompt: “java -jar MeuArquivo.jar” e ele executa.
Mas existe uma maneira de um aplicativo em java ter um executável, exemplo um usuário instalar o aplicativo na máquina dele para ele usar, via next next next finish?
Por favor me ajudem, outra pergunta, eu sei do jar, mas não sei gerar ele, e quando eu gero o jar como ele sabe qual classe chamar?
Por favor me ajudem.
Desde já eu agradeço a todos.!
Como deixar meu programa "classes" executável?
8 Respostas
Arquivos .jar são executaveis também.
Oi,
desde o java 6 os arquivos com a extensão .jar são executáveis. Basta dar um clique duplo que o sistema já abre.
Para fazer a distribuição do arquivo em um programinha instalador, use o innosetup por exemplo. existem vários programas que criam o exe instalador. basta pesquisar.
[]'s
Não tenho certeza, mas acho que no Windows você pode fazer um arquivo .bash que executa essa operação.
No Linux, da pra fazer um script que executa os comandos.
Obrigado pelas respostas, mas a minha dúvida sobre como gerar o ".jar’ e como definir qual a classe vai ser carregada primeiro vocês não me explicarão, por favor tirem essa minha dúvida.
Voce usa qual IDE?
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.42.1.guj
nesse tutorial ensina como utilizar o arquivo manifest.mf dentro de um jar (responsavel por determinar qual classe será chamada) e como criar o arquivo jar em si via linha de comando
seu vc usa eclipse
so clica com o botao direito no prjeto ir em export e escolher a opca jar file
ai so ir seguindo as opcoes ai e escolher a classe main que é a que sera executada qdo iniciar o programa e gerar o .jar
seu vc usa eclipse
so clica com o botao direito no prjeto ir em export e escolher a opca jar file
ai so ir seguindo as opcoes ai e escolher a classe main que é a que sera executada qdo iniciar o programa e gerar o .jar
Se seu jar tem dependencias de outros jars (Hibernate, Drivers de banco, frameworks, etc…):
Se voce usa o Eclipse Ganymede voce vai export… e escolhe Runnable jar file… que é uma versão do FatJar imbutida dentro do eclipse… caso use uma versão mais antiga baixe o FatJar e coloque-o no eclipse como plugin… va no projeto e Build Fat Jar…