Como desabilitar e habilitar recursos de uma janela

Boa noite pessoALL

Estou com um problema bem simples mas por motivos de não conhecer muito do ambiente desktop, estou apanhando.

tenho a tela principal do programa e esta chama 1 tela de cadastro, e neste tela tem 1 tabela preenchida,
e também tem menus de Inclusão, editar, visualizar e excluir e sair

quando clico em qualquer menu, abre-se outra tela que dependendo do botão pressionado vou reconhecer o que irei fazer

e abro outra tela, mostrando 1 frame, neste momento eu travo o formulário que chamou este frame com o comando
this.disable(), ate aqui tudo lindo e maravilhoso, porém, quando clico no botão fechar deste novo frame que está me dando dor de cabeça, o mesmo deveria setar o frame que o chamou para enable, e eu não estou conseguindo saber onde posso fazer isso.

pode ser simples, mas realmente estou a horas tentando resolver isso.

vou deixar uma imagem de como está meu sistema abaixo com as 3 telas (entrada, cadastro de estados, tela de inclusão)

Você deve invocar o método enable nos componentes que você desabilitou em algum listener no momento que você fecha seu segundo formulário, faz tempo que não desenvolvo pra desktop mas acho que o Swing tem evento pra isso.

Abre a tela seguinte como JDialog e seta dialog.setModal(true);

muito obrigado

com estas referencias pesquisei e achei exemplos que implementei na minha aplicação, ficou como eu queria.

Christian

ps.: desculpe a demora de responder, estava viajando.