Como desativar/reativar a internet no Windows7

Estou querendo criar um programa Java que ativa/desativa a conexão de internet do PC, ele rodará no Windows 7.

Estou pensando em fazer o programa executar comandos do prompt do Windows para ativar/desativar a internet, usando Runtime.getRuntime().exec("...");, mas não sei quais comandos usar pra fazer isso.

tentei usar no cmd o comando netsh interface set interface "Conexão local" DISABLE mas ele retorna a mensagem “Uma interface com esse nome não está registrada no roteador” (mas o nome “Conexão local” é exibido ao dar o comando netsh interface ipv4 show interfaces).

Alguém sabe como fazer isto?

Olá!
1- Pelas propriedades de configurações de rede e internet do Windows, navegue até os adaptadores de rede, clique com botão direito na conexão desejada e copie o nome. (Fiz assim e deu certo!)

2- Em um CMD com permissões elevadas (executando como administrador)
C:\WINDOWS\system32>netsh interface set interface “ETHERNET” DISABLED

3- C:\WINDOWS\system32>netsh interface set interface “ETHERNET” ENABLE

Contudo, diretamente, pelo eclipse, não será possível, terá de exportar a aplicação:
Veja: https://pt.stackoverflow.com/questions/73103/como-executar-java-no-prompt-pelo-eclipse

Clareou?

Grande Abraço!
Samuel Menezes

Obrigado smsrede, mas comigo não deu certo :worried:

Tentei “ETHERNET”, “Ethernet” e “ethernet”, mas pra todos retornou a mesma mensagem: “Uma interface com esse nome não está registrada no roteador” . Tentei os comandos rodando o prompt como Administrador.

De qualquer modo, eu precisava desativar/reativar a conexão através do Java sem ter que usar privilégios de administrador (o programa vai rodar numa conta de usuário sem privilégios de administrador), e até agora, a única coisa que consegui foi um script .bat que ativa/desativa a conexão mas que precisa ser executado como Administrador :confused:

Opa! Então, netsh interface set interface “Botão Direito na interface de rede, renomear, seleciona, copia e cola aqui” DISABLED

Ethernet, era o nome da minha interface, aqui.

Elevar privilégio é algo que você vai precisar lidar. Talvez seja uma boa ideia, colocar usuário e senha dentro desse script e convertê-lo para executável. Assim, quando o script (agora um .exe) chamar o cmd com privilégios sua senha estará protegida! :slight_smile:
Executar algo com otura conta é bem divulgado. Agora, uma outra dica é você usar o software “sanur”: Será muito útil!! Além disso, para confecção de scripts, quem ajuda bastante às vezes é o AutoIT. Junte isso que falei, com qualquer conversor de .bat etc. para .exe e terá sucesso!!

:wink: