Como desenvolver (gerenciar) um grande projeto em Java para Web

6 respostas
P

Pessoal estive verificando aqui e não localizei nada que fosse aproveitável no meu caso, é o seguinte: para uma aplicação Java para Web de médio ou grande porte, onde trabalhem +/- 4 programadores, como dividir esses trabalhos? Pois pensei da seguinte forma: dividir em um modulo inicial (com controle de sessão) e ir dividindo as outras partes me módulo e ir liberando para cada um dos outros desenvolvedores utilizarem, mas aí me bateu a dúvida referente a sessão, como implementa-la nesses vários módulos desenvolvidos de forma separada?

6 Respostas

velo

Vc tbm pode dividir em camadas…

Um fica com apresentação outro com negocio.
O bom de fazer isso, é que você força o desenvolvedor de negocía a fazer testes unitários, hehehehe

VELO

louds

Divida por caso de uso e tenha o desenvolvedor mais experiênte responsavel por coordenar toda parte relacionada à infra. Além disso, conduza scrums diários somente com os desenvoledores para eles discutirem sobre o andamento do projeto e evitar esforços repetidos.

Mas a dica importante é vocês contratem alguém com experiência como technical lead que possa fazer mentoring ou o quick-start do projeto. Essa pessoa vai ser capas de acelerar o processo e colocar o time na direção correta. Vale o investimento.

P

Interessante as idéias expostas aqui, vou analisar para tomar alguma direção, agora surgiu uma dúvida.
Desenvolvo em PHP e no caso de sessões podemos trabalhar assim:
Página de validação -> página inicial após a validação -> as demais páginas ficam linkadas na página inicial e conservam a sessão em todas as outras.

No Java também posso trabalhar assim? Usando essa mesma técnica ou vou de alguma forma perder a sessão?

jgbt

Use um Servlet Filter para controle de sessão, acho bem mais simples.

Voce pode dividir a equipe por camada, tipo persistencia, negocio e web por exemplo. Desenvolva baseado em interfaces, use mock para poder testar cada camada sem depender de outra e faça integração dessas camadas sempre que puder, o ideal seria todo dia.

[]'s

P

Pessoal desculpem pela demora mas é que estive viajando muito nesses dias, todas as dicas foram de muita valia no projeto.
Uma coisa: alguém sabe de um bom material que fale sobre o tratamento e utilização de sessões? Só consegui aqui um material muito superficial sobre isso.
Valeu.

J

petter, a minha dica é a seguinte:
Nos projetos aqui, o controle de sessao e outras importantes partes comuns em um aplicacao (se a sessao é valida ou nao, obter os dados do usuario e guardar na sessao e etc) é feita fazendo uma action Pai ( a que herda Action do Struts, se utlilizar Struts). Assim todas as outras actions (das funcionalidades) herdem essa Action Pai. Assim todas as validacoes, sessoes é feita na ActionPai antes de chamar a sua action da funcionalidade.

Espero ter ajudado

Criado 5 de março de 2007
Ultima resposta 5 de mar. de 2007
Respostas 6
Participantes 5