Como desenvolver um sistema em java?

Olá, conheço um pouco de programação mas nunca desenvolvi um sistema do começo gostaria de dicas para desenvolver uma aplicação qualquer em java, com acesso ao banco e layout de comunicação com o cliente, desenvolvendo para desk mesmo depois iria para web. Sei OO e um pouco de mais outras coisas . Se alguem puder me ajudar agradeço

Entao cara para vc que esta começando recomendo o NetBeans, e uma ferramenta boa para iniciantes, tem muita coisa pronta ja dentro dele, e facilita para um bom começo.

Acho que o primeiro passo é definir muito bem oque o seu sistema vai fazer e os componentes e tecnologias que ele vai utilizar.
Acho legal você procurar oque são Java Beans, padrão DAO e como você que começar com desktop, procure sobre a pattern Facade.

Pessoalmente eu prefiro desenvolver projetos Web pois trabalhar com Swing é chato/complicadinho.

Se você for trabalhar com Swing (interface grafica para desktop) aconselho utillizar o NetBeans pois ele ajuda bastante no design da interface, caso contrario, utiliza o Eclipse. O Eclipse possui recursos que agilizam bastante a escrita de codigo. Não tenho muita experiencia com NetBeans.

Se for desenvolver web você tem que manjar um pouco de html.

vcjava, Conheço a plataforma NetBeans, e eclipse para desenvolvimento de class pakds etc não a ponto de usar as ferramentas de atalho

Mikhas, estou pensando em fazer um sistema que tenha os aspectos fundamentais tipo: cadastro de clientes consulta de materiais em estoque agenda do dia. Conheco Java Beans, padrão DAO mas nao afundo vou dar uma olhada mais uma olhada. Já estudei também html, JavaScript, JSP, so que, salvo o html, tudo separadamente. a excolha do programa para desk é so pq estou levando em consideração nao utilizar a net para esse programa rodar que eu como leigo acho necessario

Bom Junior, to na mesma q vc e to achando otimo q o pessoal ta sendo solidario, afinal pra gente q ta começando é importante ter uma opinião de quem ja programa a mais tempo, assim aprendemos mais…li o posts dos amigos e realmente começe pelo netbeans, facilita o muito os processos de look and fill (acho q é assim q escreve)
e se vc quiser uma ideia de projeto bem, sempre tem um amigo q precisa de um programa pra locadora hsaudhaushd
vou começar o meu programa de locadora pra aprender…abraço e bons estudos.

a e Mikhas vou dar uma olhada no padrão DAO e no pattern Facade q ainda naum conheço…valeu!

Qualquer duvida pode postar.

É sempre bom ajudar aos outros.

O que uso para ligar o java ao html ? jsp, javaScript, servlets … ?

Você utiliza um WebServer (Tomcat por exemplo).

Normalmente o pessoal começa criando as paginas jsp que nada mais são que paginas HTML com JAVA no meio:

<html>
    <body>
    <ul>
    <%

for(int c = 0;c < 10; c++){
        out.print("<li>ITEM NUMERO "+c+"</li>")
    }

%>
    </ul>
    </body>
</html>

Depois voce aprende a construir um Servlet que nada mais é que uma classe java que roda quando você faz uma requisição HTTP a um WebServer.

Depois você pode apilcar um framework para Web (VRaptor, Spring) que ja implemente o Servlet e você só aplica as regras de negocio da sua aplicação.

Todo esse lance parece complicado mas quando você aprende você vê que basta instalar uns 2 programas, copiar uns pacotes e fica tudo pronto.

Aconselho ler as apostilas da Caelum sobre Java Orientação a Objeto e para Web.

Bom, como de costume, sempre indico as apostilas da Caelum para iniciar nos estudos.
A Caelum, que na minha opnião é hoje é a mais conceituada escola de ensino em Java no Brasil, disponibiliza varias apostilas.

www.caelum.com.br

Vale apena conferir !

[ ]s