Estou precisando desenvolver um site informativo… mas qual ferramenta devo utilizar pra isso… estou acostumado a desenvolver sitema em web… e sites eh diferente correto???
Aguém pode me ajudar???
o q preciso para desenvolver um site???
HTML + CSS você aprende facil.
Utilizo o Dreamweaver que facilita muito o trabalho.
No java ainda não aprendi a parte web.
Conforme um artigo que achei no criarweb
Apostila de HTML tem várias na internet.
E pro visual da página pode se usar tabelas para fazer o layout, mas é algo muito antigo.Atualmente é recomendado CSS.
O site do maujor é muito bom para isso.
Obs:Como não conheço a parte web do java posso estar falando bobagem.Mas a página seria jsp, meclando java+html, como se faz com o php.
Caso o Washington não se sinta a vontade de usar o bloco de notas (a melhor ferramenta da Microsoft, por sinal) o próprio Eclipse deixa vc fazer seu site em formato visual, basta baixar os plugins corretos. Minha sugestão vai pra distro gratuíta do BEA Eclipse, que você acha no link http://www.bea.com/distros/eclipse.html.
Lembre-se… a diferença de um sistema web pra um site web costuma ser:
– autenticação por login e senha, contra autenticação LDAP
– preocupação com largura de banda (tamanho de fotos, por exemplo)
– design mais aprimorado, quando clientes da empresa terão acesso a ferramenta e não apenas funcionários…
Não tenho referências bibliográficas, minhas sugestões dizem vem de minha experiência profissional de mais de 7 anos trabalhando na HP e de muitos trabalhos desenvolvendo sites em minha vida.
Segue algumas considerações…
Na intranet vc costuma autenticar os usuários pelo login de rede (LDAP) para não ter que fornecer uma senha para cada aplicativo, além de poder atender de forma mais consistência as exigências do SOX.
Na intranet vc tem uma largura de banda de 100MBits/S ao contrário da Internet, que um usuário pode estar logado do hotel a partir de uma conexão celular lentíssima, dai é importante o cuidado com a largura de banda, ou seja, o tamanho das imagens e o número de submits que vc envia ao servidor, tentando trabalhar com mais validações JS.
Bom senso. Qual mecanismo precisa ser mais agradável visualmente? O site para clientes ou o site para funcionários? Não digo em relação a usabilidade, pois neste caso as vezes é necessário que o sistema da empresa seja mais bem pensado do que o prório site da Internet, já que disso depende o rápido andamento do workflow da empresa.
Estou me referindo a essa diferenca entre sistema e site web… o que isso tem a ver com intranet?
Pode até ser que você tenha pegado o ponto exato do questionamento do autor do topico mas sinceramente essa definicao de “sistema web é o que roda numa intranet” nao faz o menor sentido.
fiz este tópico por que tenho alguns amigos q utilizam o Dreamweaver para o desenvolvimento de sites… por isso fiz esta pergunta… estou acostumado a desenvolver sistemas web… agora sites informativos eu nunca fiz… eu sei q sistema web não deixa de ser um site pois ambos rodam na net… então eu gostaria de saber sobre o q os profissionais do desenvolvimento de sites costumam utilizar??? qual é a ferramenta melhor para isso??? e pq???
Acho que tem que conhecer um pouco de tudo desde criação desing até html JS CSS e agora ajax e não deixe de aproveitar seu conhecimento com sistemas web…
Eu usava Dreamweaver e o pacote macromedia (agora Adobe) acho que é o mais completo com HTML IMAGEM FLASH…
Bem tudo que vc fizer sempre com bom senso. ex.:flash é show de bola, mas ele em exesso é um porre para o usuario… eu particularmente tenho aversão de site todos em flash que geralmente são pesados e ficao carregando milhões de anos para abrir uma simples pagina.
paginas pesadas por carregar mtas fotos tbm é uotro saco…
bem as melhores ferramentas para mim são essas, mas não as unicas…
abr
…mas o velho boco de notas é super tbm com css e javaScript.
…html nem se fala de 10 a zero na concorrencia
[quote=cmoscoso]Estou me referindo a essa diferenca entre sistema e site web… o que isso tem a ver com intranet?
Pode até ser que você tenha pegado o ponto exato do questionamento do autor do topico mas sinceramente essa definicao de “sistema web é o que roda numa intranet” nao faz o menor sentido.[/quote]
É que normalmente nos referimos aos sites (tudo na web é um site, certo?) como sendo as páginas instituicionais ou de vendas (B2C) ao passo que um sistema web (se fosse VB6 seria um sistema client/server) se dá para controle de processos e para B2B.
No primeiro caso o acesso se dá na maioria das vezes via linha discada, logo se deve ter um cuidado maior com o “tamanho” do site e geralmente é consultado por clientes da empresa, de forma que se deve ter um maior cuidado com o design das páginas.
No segundo caso o acesso constuma acontecer via Rede Local a partir da intranet da empresa ou ainda através de uma VPN corporativa, no caso do B2B, que oferece uma velocidade de acesso infinitamente maior, não obrigando a ter um cuidado tão grande com o “tamanho” das páginas, e quanto ao design, pode ser padrão… pois o objetivo é corporativo, não precisa ficar colocando degradê ou elementos em flash.
[quote=Washington Wiltenburg]Obrigado a todos pelas respostas…
fiz este tópico por que tenho alguns amigos q utilizam o Dreamweaver para o desenvolvimento de sites… por isso fiz esta pergunta… estou acostumado a desenvolver sistemas web… agora sites informativos eu nunca fiz… eu sei q sistema web não deixa de ser um site pois ambos rodam na net… então eu gostaria de saber sobre o q os profissionais do desenvolvimento de sites costumam utilizar??? qual é a ferramenta melhor para isso??? e pq???
como já disse obrigado a todos!!![/quote]
Wiltenburg, a sugestão para desenvolvimento próprio passa pelo Dreamweaver e segue pelo Contributor, excelente para atualização de conteúdo dinâmico pelos clientes.
Sugiro ainda que você pesquise sobre portais de gerenciamento de informação (CMS - Content Management System) que existem por ai, muitos gratuítos e alguns com código fonte, pois talvez algum desses sistemas te atendam sem ter que haver um desenvolvimento pesado.
Entre os conhecidos estão o Joomla! e o Drupal, mas existem muitos outros. Dá uma olhada por CMS na Wikipedia e veja se este “conceito” não atende aos requerimentos do seu projeto.
[quote=zwingli]
É que normalmente nos referimos aos sites (tudo na web é um site, certo?) como sendo as páginas instituicionais ou de vendas (B2C) ao passo que um sistema web (se fosse VB6 seria um sistema client/server) se dá para controle de processos e para B2B.
No primeiro caso o acesso se dá na maioria das vezes via linha discada, logo se deve ter um cuidado maior com o “tamanho” do site e geralmente é consultado por clientes da empresa, de forma que se deve ter um maior cuidado com o design das páginas.
No segundo caso o acesso constuma acontecer via Rede Local a partir da intranet da empresa ou ainda através de uma VPN corporativa, no caso do B2B, que oferece uma velocidade de acesso infinitamente maior, não obrigando a ter um cuidado tão grande com o “tamanho” das páginas, e quanto ao design, pode ser padrão… pois o objetivo é corporativo, não precisa ficar colocando degradê ou elementos em flash.[/quote]
Resumindo, aplicacoes web, seja corporativo ou para o consumidor final.
Em pleno 2008 eu diria que você esta exagerando ao dizer que precisamos nos preocupar com o tamanho do site por causa de usuarios com acesso discado.
Se preocupe mais com a quantidade de usuarios acessando o sistema simultaneamente e o acesso a recursos como banco de dados que é o verdadeiro gargalo na maioria das vezes.
Concordo com sua preocupação quanto a concorrência de usuários e performance de banco de dados, mas este post não está discutindo qualidade de software e não, definitivamente não acho um exagero, mesmo em tempos de banda larga, a preocupação com a lentidão de uma página quando esta lentidão pode fazer com que um cliente perca dinheiro, além de que páginas mais pesadas também tendem a aumentam o trabalho do conteiner web (ainda que isto diga respeito ao tempo de acesso ao disco no servidor).
Concordo com sua preocupação quanto a concorrência de usuários e performance de banco de dados, mas este post não está discutindo qualidade de software e não, definitivamente não acho um exagero, mesmo em tempos de banda larga, a preocupação com a lentidão de uma página quando esta lentidão pode fazer com que um cliente perca dinheiro, além de que páginas mais pesadas também tendem a aumentam o trabalho do conteiner web (ainda que isto diga respeito ao tempo de acesso ao disco no servidor).[/quote]
Realmente você nao esta falando de qualidade de software, esta falando de otimizacao de sites, e o pior, sugerindo otimizar o que nao é a fonte de problemas de performance.
Além disso faz tempo que nao ouco falar de acesso discado… :shock: