Como desenvolver um software?

Olá,

Gostaria de desenvolver um software de gerenciamento de vendas e controle de estoque, mas…

Não sei como começar, meu conhecimento em java é o basico (quero usar java e MySQL) e em SQL não tenho nem o basico, mas ja estou atras de apostilas e afins.

Requisitos:

Estou querendo criar uma empresa para vender livros.
quero cadastrar os clientes que comprarem e faltando 2 dias para alguma parcela vencer quero que o programa me mostre.
quero tambem cadastrar os produtos e ter controle, caso um produto seja esgotado quero um relatorio de quanto tempo demorou para o produto sair.
quero tambem saber quanto foi o meu ganho do mes (só o lucro).

Conhecimento:

Java: estou em fase de aprendizado…eu faço qualquer algoritmo simples, estou aprendendo a manusear classes agora
MySQL: Não tenho conhecimento nenhum ainda.

E se puderem me ajudar a complementar o levantamento de requisitos fico grato.

Se não consegui fazer a msg ser de forma entendivel, paciencia :smiley: sou pessimo com palavras asuhaus

Uma dica minha é não tentar ficar levantando um monte de requisitos. Tenta fazer isso de forma ágil, simples, por exemplo, vai criando testes desenvolvendo em partes e “entregando” pequenas features.

Pra ser mais claro, pense nas partes do teu sistema. Pensa no cliente, faz um sistema que cadastra os clientes, de acordo com suas regras para cliente.
Testa, usa, vê o que falta pra parte cliente ficar de acordo.

Depois modela e codifica produto. Novamente testa, usa, faz o relacionamento com cliente, e por aí vai.

Assim creio que fica mais fácil criar um sistema. Espero ter ajudado.

Vai no site do netbeans que vc aprende como fazer tudo de maneira extremamente prática :idea:

Não entendi muito bem do que você precisa. Você quer abrir uma empresa e precisa de um software pra isso ou você quer aprender a desenvolver software ? Eu pergunto isso porque acho inviável fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Aliás, você até pode fazer, mas no caso do software para a sua livraria eu recomendo procurar algo pronto.

Eu faço sistemas p internet e quero abrir meu negocio proprio, ou seja, “matando dois coelhos com uma paulada só”.

A empresa não vai ser aberta nesse periodo e tenho 6 meses para desenvolver um software util.

Ao amigo que citou sobre netbeans eu ja uso pra desenvolver algo em java /mais para exercitar.

A questão é qual o primeiro passo que dou…levantei os requisitos mas e agora? Qual programa eu uso pra auxiliar no desenvolvimento do projeto?

qual o nivel de conhecimento em MySQL que eu preciso ter pra começar a desenvolver?

Qual o tempo em media que se aprende o bastante para começar a desenvolver algum sistema?

Pra desenvolver um sistema, primeiramente precisa saber o que o sistema terá, faça um analise de requisitos, usando UML.
Depois desse levantamento, ai sim, você ja terá a base para criar o sistema…
De uma pesquisada no Google sobre sistema de venda de livros…

vo ler o livro UML 4.0 de ana melo

Vai fazer porque está interessado no mundo do desenvolvimento de software?
Se não, não vai fazer também curso na contrução civil para levantar o estabelecimento, não é? :stuck_out_tongue:

ahsuhus boa :stuck_out_tongue:

realmente quero aprender a desenvolver software.

mas como nunca fiz um tenho que saber as etapas certas all right? xD

Cara, desenvolver um software não é tão simples assim. Alguns passos:

  • Escolher infra (servidores, pcs, versionador, IDEs, …)
  • Escolher Padrão de Projeto (MVC, DDD, …)
  • Escolher Frameworks (Hibernate, Struts, JQuery, JSF, Flex, …)
  • Requisitos de segurança (nível de aplicação e nível de infra)
  • Levantar documentações (Requisitos, UML, …)

Sem falar que tem que analisar seu nível técnico de desenvolvimetno e melhorar:

  • Padrões OO (mais importante)
  • Nível de conhecimento na linguagem Java
  • Nível de conhecimento em aplicações Web

Tire um tempo para estudar, e estudar muuuuuuuito pois esse estudo de hoje poderá te livrar de buracos negros amanhã.

não me importo de varar as madrugas estudando rsrsrs

Mas tipo, tem como colocar umas referencias bibliográficas pra mim??

se puder coloque as que eu tenho que estudar por passos…

meu conhecimento em java é de dois meses bem estudados, estou no momento em polimosfismo, foi
meio facil migrar pra java ja que estudava c++ e tem uma certa semelhança.

Te falo um começo:

  1. Use a Cabeça - Java
  2. Use a Cabeça - OO

[=

Aprendi muita coisa sozinho, mas fiz um curso em SP e as coisas aconteceram bem mais rápido. Agora ministrei um curso pra um pessoal da minha cidade e estou abrindo um curso, Nuccitec. Considero o Java muito chato pra aprender sozinho, pq demora até vc ver o seu filhotinho funcionando…hehe.

java eu estou estudando com meus amigos e estudando aquele livro use a cabeça java

No link dos cursos que te passei, há tb curso de Scrum, que trata justamente sobre desenvolvimento ágil, tem também desenvolvimento orientado a testes e bem como o curso Java profissional, que vc estuda ferramenta muito utilizadas para desenvolvimento, como JUnit, Maven, Hudson, Spring…etc. A ementa pode te servir de guia de estudo, e a CAELUM oferece excelentes apostilas gratuitamente pela internet.