Como desenvolver um software?

Olá,

Gostaria de desenvolver um software de gerenciamento de vendas e controle de estoque, mas…

Não sei como começar, meu conhecimento em java é o basico (quero usar java e MySQL) e em SQL não tenho nem o basico, mas ja estou atras de apostilas e afins.

Requisitos:

Estou querendo criar uma empresa para vender livros.
quero cadastrar os clientes que comprarem e faltando 2 dias para alguma parcela vencer quero que o programa me mostre.
quero tambem cadastrar os produtos e ter controle, caso um produto seja esgotado quero um relatorio de quanto tempo demorou para o produto sair.
quero tambem saber quanto foi o meu ganho do mes (só o lucro).

Conhecimento:

Java: estou em fase de aprendizado…eu faço qualquer algoritmo simples, estou aprendendo a manusear classes agora
MySQL: Não tenho conhecimento nenhum ainda.

E se puderem me ajudar a complementar o levantamento de requisitos fico grato.

Se não consegui fazer a msg ser de forma entendivel, paciencia :smiley: sou pessimo com palavras asuhaus

Uma dica minha é não tentar ficar levantando um monte de requisitos. Tenta fazer isso de forma ágil, simples, por exemplo, vai criando testes desenvolvendo em partes e “entregando” pequenas features.

Pra ser mais claro, pense nas partes do teu sistema. Pensa no cliente, faz um sistema que cadastra os clientes, de acordo com suas regras para cliente.
Testa, usa, vê o que falta pra parte cliente ficar de acordo.

Depois modela e codifica produto. Novamente testa, usa, faz o relacionamento com cliente, e por aí vai.

Assim creio que fica mais fácil criar um sistema. Espero ter ajudado.

Vai no site do netbeans que vc aprende como fazer tudo de maneira extremamente prática :idea: