Como detectar o clique em um gif ou imagem jpg

Olá pessoal, estou tentando fazer uma desafio de um curso, ele propões em fazer um mini game onde um alvo aparece aleatoriamente na tela e você tem que clicar nele antes que desapareça, a parte de ele aparecer aleatoriamente já consegui fazer, meu problema é em detectar o click em cima dela, tentei fazer com o código a seguir mas acontece que ele dispara o alert no começo da execução dele, sem eu clicar em nada.

<canvas id="tela" width="600" height="400">
<meta charset="UTF-8">

<script>
	var tela = document.getElementById("tela");
    var c = tela.getContext("2d");

var imagem = new Image();
	imagem.src="alvo.png";

var Imagem = function(x,y) {
		c.drawImage(imagem,x,y)
	}

var limpa = function() {
		c.clearRect(0,0,600,400);
	}

var sorteia = function() {
		var x = Math.round(Math.random()*550);
		var y = Math.round(Math.random()*350);

limpa();
		Imagem(x,y);
	}

var clicou = function() {
		alert("Você acertou");
	}

setInterval(sorteia, 3000);	
	imagem.onclick = clicou();
</script>

Não sei se entendi exatamente, mas se vc quiser detectar o clique na imagem, da pra usar o onClick event do jquery;

$("#id-da-sua-imagem-na-tela").on('click', function(){
    alert("Você acertou");
});

Olá Luis,

acontece que você está criando uma imagem dentro do contexto de um canvas, então ela não está como um elemento DOM e sim, um elemento dentro do seu canvas. São dois contextos diferentes. Em segundo lugar, a sua função clicou é executada, pois você está passando a execução dela ao evento “onclick de imagem” - que nesse caso não é disparada pois não existe nesse contexto. Tanto que para tal, você utilizaria document.getElementByName('img') ou algo do tipo.

Faça a seguinte modificação:

var clicou = function(evento) {
    console.log(evento)
    alert("Você acertou");
}

tela.onclick = clicou

Abra a console do seu navegador e você vai notar que contém informações do evento MouseEvent ou seja, é possível capturar a posição do mouse, ao clicar no canvas. Bom, como é um desafio, vou deixar você sugerir o que fazer agora que sabe onde o mouse está e as coordenadas X e Y que você usa dentro da função sorteia :wink:

Outra sugestão seria mudar a abordagem. Ao invés de usar canvas, poderia usar o HTML mesmo, criando uma imagem, “appendando” ela ao body e modificando a posição do css, via javascipt, daí você estaria no contexto do DOM, podendo fazer do desse jeito que quer.
:+1: