Olá, amigos,
Eu tenho lido muito nos foruns sobre a questão de fazer executável para colocar junto aos clientes. Estou tão no início que não era nem pra pensar nisso, mas tô afim de saber um pouco. Já sei que JAR não é executável, e hoje fiz meu primeiro jar que funcionou beleza, mas quando rodei o aplicativo, as imagens não apareciam. Cara, fiquei batido! Aí coloquei as imagens no mesmo diretório do JAR, rodei de novo e elas apareceram. Bem que dizem que JAR não é executável.
Mas, como fazer então para distribuir o aplicativo de uma forma “humana”? Porque, do jeito que eu estou entendendo, tenho que ir lá no cliente colocar o kit SDK no computador dele, configurar as variáveis de ambiente, abrir um diretório Java, um subdiretório pacoteJar, colocar as imagens na mesma pasta do arquivo JAR, uma mão-de-obra sem fim. Deve haver um jeito de se instalar um aplicativo java de outra forma, não é possível!
Não posso utilizar um instalador, que eu tenha em um disco? E, simplesmente, chamar um programa de instalação e ele, sim faça tudo por mim, abra diretórios, coloque cada coisa em seu lugar?
Eu devo estar entendendo errado que é assim que se faz, sou muito iniciante nisso tudo para entender melhor, mas se alguém puder me esclarecer que o caminho não é bem esse que eu entendo, eu seria muito grato.
Abraço a todos.
Marco