Olá, amigos,
Eu tenho lido muito nos foruns sobre a questão de fazer executável para colocar junto aos clientes. Estou tão no início que não era nem pra pensar nisso, mas tô afim de saber um pouco. Já sei que JAR não é executável, e hoje fiz meu primeiro jar que funcionou beleza, mas quando rodei o aplicativo, as imagens não apareciam. Cara, fiquei batido! Aí coloquei as imagens no mesmo diretório do JAR, rodei de novo e elas apareceram. Bem que dizem que JAR não é executável.
Mas, como fazer então para distribuir o aplicativo de uma forma “humana”? Porque, do jeito que eu estou entendendo, tenho que ir lá no cliente colocar o kit SDK no computador dele, configurar as variáveis de ambiente, abrir um diretório Java, um subdiretório pacoteJar, colocar as imagens na mesma pasta do arquivo JAR, uma mão-de-obra sem fim. Deve haver um jeito de se instalar um aplicativo java de outra forma, não é possível!
Não posso utilizar um instalador, que eu tenha em um disco? E, simplesmente, chamar um programa de instalação e ele, sim faça tudo por mim, abra diretórios, coloque cada coisa em seu lugar?
Eu devo estar entendendo errado que é assim que se faz, sou muito iniciante nisso tudo para entender melhor, mas se alguém puder me esclarecer que o caminho não é bem esse que eu entendo, eu seria muito grato.
Abraço a todos.
Marco
Opa… blz kra :?:
Bem… vamos ver c eu consigo te dar uma rezumida de como distribuir suas aplicacoes rsr
Temos em java hj arquivos .jar(como tu comentou q fez um hj e tv problemas), entao vamos falar pq tu tv esse problema ok :?:
Isso aconteceu pq tu especificou um local para as tuas imagens, e elas entao teriam q estar naquela mesmo diretorio o qual foi passado qdo tu criou sua ImageIcon certo :?:
pra colocar suas imagens dentro d um .jar tu pode usar um metodo q chama getClass().getResource()… para conseguir recupera-las, OK :?:
Sobre instaladores e outras coisas +…
Temos no Java uma tecnologia chamada Java Web Start, o qual disponibilisa apicações deskop com atualizações constantes pra o seu usuário através de um servidor de aplicação que controla tudo isso, na empresa onde trabalho trabalhamos muito com isso!
Sobre instaladores… temos hj instaladores feitos ate em java, mas particularmente eu nunca usei, qdo eu preciso eu prefiro fazer os meus mesmos.
Sera que consegui te ajudar :?:
C tiver alguma duvida, posta aqui mesmo q a intenção da gente é ajudar! Um abraço
Olá, Rafael,
Cara, você ajudou demais! Só em me explicar sobre essa questão das imagens já valeu. Só depois de sua explicação é que fui me tocar que não podia ser diferente, eu coloquei as imagens em um diretório, e depois que criei o JAR coloquei o JAR em outro diretório, a imagem não vai abrir nunca. Mas eu achava que o JAR seria um executável que incorporaria tudo nele, mas, como todo mundo fala, não é executável mesmo.
Sobre esse método getclass().getResource() não sabia sobre isso, vou procurar entender melhor, valeu o aviso! E sobre instaladores, acho que vou precisar de um porque senão é muita mão-de-obra pra colocar o aplicativo na casa do cliente!
Suas informações melhoraram sim o assunto. Valeu, amigo.
Abraço,
Marco
uma dica pra trabalhar com imagens é vc colocalas em um package dentro do teu projeto, assim fica mais facil de vc ecapsular as imagens dentro do proprio .jar…
Eu ainda defendo a questão de NÂO aos instaladores