Se tenho um programa com banco de dados, que para acessa - lo é necessário ligar o WampServer, como vou distribui-lo para que as pessoas não precise do WampServer?
Olá Dario,
Não entendi bem sua pergunta. Este programa com banco de dados está em um servidor Apache (o servidor web que vem com o WampServer) e você quer distribuir esta aplicação, é isso?
Pelo que eu sei o WampServer é uma distribuição do Apache + PHP + MySQL.
Por isso acredito que sua aplicação seja em PHP e uma solução para sua atual arquitetura é criar um programa executável em outra linguagem (Delphi, por exemplo) que simplesmente execute o WampServer, aguarde carregar e ai abra sua aplicação.
Recomendo que para aplicações que serão distribuidas se use uma versão embedded de algum banco, isso facilita muito. Eu por exemplou utilizo a bastante tempo o Firebird, que é muito bom para esse tipo de aplicação.A meu ver também não vale a pena e não tem sentindo fazer uma interface Web então é muito melhor e mais fácil utilizar o Java Swing para criar a interface.
Creio que você esteja usando a ferramenta errada para seu problema.
Fiz a interface em Java Swing , e construi o banco de dados no Mysql . Porem o Mysql quando eu desligo o WampServer ele não funciona por causa do LocalHost, então eu não poderia distribuir minha aplicação em Java caso o usuario do mesmo não tivesse o Wamp e o MySql, eu queria saber como deixar o programa para o usuario independente desses programas.
Bom, acho que você tem 3 alternativas
- Comprar uma licença do MySQL Embedded
- Substituir seu Banco HSQLDB
- Substituir o banco pelo Firebird Embedded.
Pessoalmente não gosto HSQLDB, então ficaria com Firebird
Você está usando o WampServer só para uso do MySql em uma aplicação desktop? Não precisava disso.
Mesmo assim se sua aplicação é mono usuário e quer distribuir facilmente faça como x@ndy falou, trabalhe com solução de banco de dados embarcado, além desses tem o Derby também do próprio Java, mas não sei se é confiável, eu só usei o SQL Server Compact Edition.
Certo, e é a mesma coisa, a progrmação e talz? Não muda muita coisa, sabe sou meio ruinzinho nessas coisas, fico estudando dias pra aprender e dai aprendo a coisa errada, é muito diferente esse sistema de banco de dados embarcado?
Cara eu já tive essa duvida tambem! legal não fui so eu rsrs
O seguinte, o que você usa como servidor em sua maquina é o mysql, o wampserver é apenas um conjunto de aplicativos para desenvolvimento da linguagem php que traz consigo o servidor mysql, portanto a pergunta certa seria “Para colocar no outro computador deveria instalar tambem o mysql?”. E a resposta é sim, se vc quiser continuar utilizando o mysql free você tera que instalar. Ou você pode optar por um banco de dados embarcado, como o sqllite que é muito simples de usar, ele já vai “embutido na sua aplicação” assim vc só precisara executar o jar na maquina do cliente e ele vai funcionar.
So para ajudar os servidores de banco de dados como o mysql (ou SQL server, firebird, postgree, que são outros exemplos) são usados quando você quer montar um sistema onde varios usuarios e diversas maquinas acessaram os dados ao mesmo tempo, ou geralmente quando estamos aprendendo. Ja os bancos embutidos funcionam apenas em uma unica maquina.
Abraço!
Certo certo, obrigado pela atenção ! Entendi perfeitamente…