Como é a aula de java de vcs?

18 respostas
L

no primeiro semestre da faculdade a professora ensinava bem pra caramba, e resolvia mtos exercicios na lousa explicando cada parte…

agora no 2 semestre que comecamos a aprender orientacao a objetos e tal o professor so fica lendo slides em todas as aulas, ninguem aguenta,mta gente acaba dormindo na aula, ai chega dia de prova e ninguem sabe nada huahua

18 Respostas

S

o professor do 1º ano que ensina os básicos da linguagem e de programação é um lixo
mas pelo menos tive uma excelente professora de algoritmos, que me deu toda a base de lógica de programação que eu precisava

D

Fiz um curso de java fora da faculdade ,nas férias.
Qdo cheguei na sala, foi fácil ignorar o que o professor falava, e fiz um trabalho que valeu a pena o investimento.Usei até Factory Method e o professor achou ruim ainda…ele falou…“Mas eu não ensinei isso…”
É mole ?

Um abraço !

:idea: Pra galera da dúvida , a solução é correr atrás …o forum já é um bom caminho. :idea:

BrunoBastosPJ

Uma coisa que eu aprendi na faculdade, é que na faculdade você não aprende nada :lol:

Desde que comecei a faculdade nas aulas de prog1 eu fazia programinhas em casa… programas bobos para fazer média, formula de baskara, cadastros.

Assim eu aprendi muito… java eu comecei em uma bolça de iniciação cientifica e deu para aprender legal, mas eu já tinha desenvolvido um programinha em casa de cadastro usando postgresql.

Mete a cara que você aprender!!

S

“BrunoBastos”:
Uma coisa que eu aprendi na faculdade, é que na faculdade você não aprende nada

discordo completamente
isso depende totalmente do aluno e da faculdade

_

Eu aprendi lógica e linguagem com o prof Ricardo Guedes do CEFET-CE e apartir dai começou a trajetória java.Sintaxe você pode aprender sozinho lendo um bom livro mas o ideal seria um bom professor para explicar a parte orientação a objetos e um computadpor em casa onde você possa treinar e pesquisar.

E

opa beleza?

bom vai uma dica considere o seu professor apenas como
um orientador, o qual lhe indicará tópicos de orientação
quanto ao que deve estudar para aprender…

outra dica, mais cedo ou mais tarde você terá que se tornar
digamos auto ditata, principalmente quando estiver trabalhando
na área de desenvolvimento, no vamos ver do dia a dia,
ai você vai ter que estudar por conta propria sem nenhuma
orientação de alguem, onde você mesmo terá que avaliar
as tendencias e correr atras de atualização do seu conhecimento

considere então essa fase da facul como um treinamento intensivo
para o mercado de trabalho, rs

ps.: aguentar aulas de slides é triste é uma luta para ficar acordado :grin:

abraços

O

Bom, eu concordo com o SadNess!! Depende muito da faculdade que você está fazendo, e principalmente do aluno em si!!
No meu curso por exemplo tenho bons professores de programação. Estou no primeiro ano ainda. O único problema é que só estão trabalhando com a linguagem Pascal por enquanto, mas a partir do segundo semestre vamos começar a usar C++ também.

Sou novo aqui no fórum e estou louco pra aprender java. Nunca vi um site tão bem manipulado e organizado. Vocês estão de parabéns!!

Abraços,

Vinicius ‘Overload’

BrunoBastosPJ

O que acontece é que uma linguagem de programação como java é grande demais para aprender na faculdade em 6 meses. com 4 horas por semana… No primeiro período eu também aprendi muita coisa, porque eu não sabia nada de programação… então qualquer programinha de calcular média me deixava muito feliz… acontece que quando você começa um uma linguagem maior como C++ (o que aconteceu comigo) você começa a procurar uma usabilidade para ela… na verdade você cansa de ficar fazendo programinhas de média… O problema é que na faculadde, por mais que o professor seja bom você não aprender… Você não vai aprender a fazer um programa que cadastra um cliente usando BD na facul… como o AnjoSupremo já falou, o professor server mais como um orientador… Só que você não vai sair da faculdade sabendo alguma coisa útil em java se você não estudar sozinho… na frase que eu disse acima não quiz dizer realmete nada… quiz dizer nada útil, nada que você possa ganhar dinheiro… a parada da facul é meio matrix “Eles te mostram a porta, mas só você pode abri-la” :wink:

S

A faculdade também te dá uma boa base matemática, para simplificação de problemas complexos…

L

Na minha opinião a verdadeira utilidade da faculdade é ensinar a programar. Não ensinar uma linguagem, propriamente dita.
Quando você compreende a lógica da programação, a linguagem é o mais simples de se aprender.

:wink:

K

Onde eu estudo, na realidade não aprendemos Java, e sim, Orientação a Objetos usando Java. Mas aqui eu já aproveito pra fazer uma crítica. Tínhamos apenas uma aula por semana de OO, enquanto de Algoritmos e Programação II, tínhamos duas aulas por semana. Seria até legal se fosse Algoritmos II mesmo, mas o mais avançado que chegamos, foi no switch/case, usando C. Esse é o mal de Faculdades particulares, o professor vai no ritmo da turma, e como a maioria tem pavor de algoritmos… bom, da pra imaginar o nivel das aulas…

S

“Leopas”:
Na minha opinião a verdadeira utilidade da faculdade é ensinar a programar. Não ensinar uma linguagem, propriamente dita.
Quando você compreende a lógica da programação, a linguagem é o mais simples de se aprender.

:wink:


Achei que ninguém fosse falar isso.
Onde já se viu ficar ensinando uma linguagem?

S

“Leopas”:
Na minha opinião a verdadeira utilidade da faculdade é ensinar a programar. Não ensinar uma linguagem, propriamente dita.
Quando você compreende a lógica da programação, a linguagem é o mais simples de se aprender.

:wink:

perfect post

O

Sim sim, agora nosso querido amigo BrunoBastos nos específicou seu comentário. Agora sim concordo com você rapaz.
E nem vou comentar sobre o post do Leopas, porque o SadNess disse tudo “perfect post” ahauhauahuah!!!

Mas é isso mesmo cara, o problema das faculdades particulares é que eles vao no ritmo da classe, e não adianta nada, sendo que sempre 2/3 da classe no segundo ano desiste, e o pessoal que fica poderia ter aprendido bem mais, não é?

Temos mesmo que nos virar sozinhos, pra isso existem fóruns, como este, sobre várias linguagens e tudo mais.

Abraços,

Vinicius ‘Overload’

L

Valeu pessoal! :roll:

Na minha faculdade aprendemos Orientação a Objetos utilizando Java. Acredito que é uma ótima metodologia. O aluno sai pronto, com os fundamentos da OOP e, de gorja, com uma ótima linguagem na ponta dos dedos!

Quanto a metodologia de faculdades:
Começamos com Algoritmos, utilizando o Portugol (nem Pascal não foi), ou seja, não mergulhamos de cara no mundo “Orientado”. Agora pergunto a vocês: Acham uma boa essa maneira de começar? Não acham que deveria ser desde o princípio com fundamentos em Orientação a Objetos?

Um abraço!

C

na minha disciplina de OO usamos Java como linguagem, o professor é otimo, mas em compensação a professora de Engenharia de Software :roll:

D

“Leopas”:
Valeu pessoal! :roll:

Na minha faculdade aprendemos Orientação a Objetos utilizando Java. Acredito que é uma ótima metodologia. O aluno sai pronto, com os fundamentos da OOP e, de gorja, com uma ótima linguagem na ponta dos dedos!

Quanto a metodologia de faculdades:
Começamos com Algoritmos, utilizando o Portugol (nem Pascal não foi), ou seja, não mergulhamos de cara no mundo “Orientado”. Agora pergunto a vocês: Acham uma boa essa maneira de começar? Não acham que deveria ser desde o princípio com fundamentos em Orientação a Objetos?

Um abraço!

Foi exatamente isso que aconteceu na minha faculdade.Mudaram, a grade e adotaram o Java como linguagem para aprendizado desde o primeiro período. Qdo me referi no post anterior que fiz um curso de java externo, foi porque queria me aprofundar mais na linguagem ao invés de esperar pela aula da faculdade que foi POO(Programação Orientada a Objetos).
Me ajudou muito na aula.Qdo trocaram a grade da facu ,achei ótima a proposta ,pois a galera vai chegar na aula de POO já sabendo o que é java.E vcs sabem que muita gente que faz faculdade ,ainda não trabalha com programação e chegar lá na frente para ver uma linguagem que está em evidência é osso…até desistimula…as vezes é claro !

O

Olha só! Eu ainda estou no primeiro ano, ainda não tenho a aula de OO, mas o professor já comentou com a gente a respeito. A gente tá usando o Pascal também como linguagem inicial. Acho eu que seria uma boa já começar com a OO (P.S.:eu não tenho em aula ainda, mas já mexia com isso antes), pois como aconteceu na minha classe, mais de 20 pessoas deixaram a prova de Algoritmos e Estrutura de Dados (Pascal) pra segunda chamada, porque não sabiam nada. Se estivéssemos trabalhando com POO já, e com o Portugol, acredito que esse número seria bem menor.
Uma das idéias que tenho a respeito de que linguagem começar na faculdade, é a de iniciar em Python, apenas pra pegar uma noção do que é a programação. O que vocês acham!? Ela é uma linguagem tão simples quanto Pascal, e quase tão poderosa quanto Java ou C++.

Abraços,

Vinicius ‘Overload’

Criado 8 de maio de 2006
Ultima resposta 10 de mai. de 2006
Respostas 18
Participantes 12