Como é a vida de Programador Consultor?

17 respostas
gafanha

Sempre trabalhei em regime CLT em empresas de pequeno/medio porte , empresas que não tem uma demanda tão grande sistemas , com equipe de no máximo quatro pessoas.

Nestas empresas o trabalho é sempre light , os cronogramas são flexiveis (quando existem) , e ainda você acaba fazendo um pouco e cada função : analista , programador , suporte , DBA , etc.

:?: Pelo que ouço , como consultor , vc tem que executar suas tarefas, cumprir o cronograma e só ! Com oé que esta gente faz quando tem problema ? Como fazem quando tem dúvidas ? Como fazem quando têm que pesquisar sobre um assunto ?

:arrow: Gostaria de saber de quem é programador e trabalha como CONSULTOR , como é seu dia-a-dia.

:arrow: Aproveitanto o assunto eu coloquei uma enquete para saber em que regime o pessoal trabalha. Espero que colaborem.

Vlw !

17 Respostas

Luiz_Gustavo

Atualmente trabalho como CLT, mas estou saindo da empresa e vou ficar um tempo como Freelance…
Aqui trabalho sozinho (o que tem seus pontos positivos e negativos), cronograma flexível, e sempre que preciso estudar algo, para implementar no dia-a-dia, tenho tempo livre.

[]'s

F

Olá,

Trabalhar como PJ é diferente de trabalhar como consultor.
Mesmo como PJ tu pode estar trabalhando direto pra um unico cliente, fazendo as mesmas coisas que tu faria como CLT. Essa maneira pelo que dizem nao é legal pela legislacao brasileira, mas é muito praticada na pais.

Outra coisa é trabalhar como consultor, e isso independe se tu é PJ e trabalha como consultor por conta ou se é CLT em uma empresa que trabalha com consultoria em outros clientes.

Pelo que entendi tua duvida é no modelo de trabalha como PJ, se for isso da pra pesquisar no forum que isso ja bem discutido aqui.

A tua duvida seria no modelo PJ mesmo?

]['s

Roger75

Eu trabalho como PJ numa consultoria, e antes trabalhava como CLT, em outra consultoria. Na verdade, em termos de trabalho não mudou muita coisa não, apenas o fato de que agora tive que arranjar um contador e todo mês você tem que emitir nota fiscal.
Hoje, em virtude da promessa do Lula de criar 10 milhões de empregos, muitas empresas estão sendo estimuladas a mudar o regime de seus funcionários para CLT. Tem aparecido o tipo de contratação CLT-cotas, também, em que você recebe uma parte como CLT e a outra como sendo benefício.

AntonioMafiotecano

Comecei como estágiario numa consultoria e acabei sendo contratado como CLT pela empresa que prestavamos serviço. Hoje sou programador interno daqui, equipe pequena 3 programadores, e tb fazemos de tudo desde a análise até o suporte dos modulos já implantados. O lado bom é que fazemos de tudo ganhando experiencia nessa parte, o lado ruim é que estamos sempre no mesmo projeto, apesar dele englobar muitas partes diferentes, ainda assim é um mesmo projeto, então acabamos não ganhando experiencia em varios projetos diferentes(cmo o pessoal q trabalha em consultoria)

gafanha

:arrow: O esquema de trabalho PJ como substituição do vínculo empregatício me parece uma bastante real com a perspectiva de flexibilização da própria CLT.

:?: Minha dúvida real é como é que um CONSULTOR se vira com aqueles problemas perdemos dias para encontrar uma resposta ?

Roger75

gafanha:
Minha dúvida real é como é que um CONSULTOR se vira com aqueles problemas perdemos dias para encontrar uma resposta ?

Aqui onde trabalho funciona assim: se por algum motivo preciso trabalhar mais, por exemplo, de fim de semana, a empresa me paga estas horas extras no próximo pagamento. Mas para fazer isso preciso que meu coordenador aprove antes que eu vá executar esta atividade.

plentz

http://fabioakita.blogspot.com/2006/02/consultores-pj-vs-clt-de-novo.html

Z

Ótimo texto, mas ele forçou um pouco a barra no final, quando tentou separar o joio do trigo traçando um “perfil” entre quem pode se dá bem como PJ e quem é melhor continuar sendo CLT.

grprado

Discordo bastante do ponto de vista que CLT é silver bullet para quem quer amarrar seu burrinho numa empresa X e PJ é para quem é dinâmico e sabe cuidar muito bem do seu próprio negócio.

CLT da uma falsa sensação de estabilidade e dificuldade de ser mandado embora. Ledo engano, para mandar alguem embora hoje basta guardar 4% da remuneração do trabalhador todo mês numa aplicação que dê mais do que 0,3% + TR ao mês que você manda o sujeito embora com 1 ou 30 anos de casa. E se render mais que 0,3% + TR, o que não é difícil no Brasil, ainda sobra uma graninha ;).

PJ também é ruim, você abre mão de uma série de direitos que podem te salvar num imprevisto. Em compensação você tem a sorte de abrir mão da aposentadoria da previdência social. Sim sorte, alguem aqui que tenha menos de 35 anos acredita que conseguirá se aposentar pela previdência social?

Ambos podem ser bons, tudo depende do contrato que você assinar.

Concordo que é bem mais facil uma empresa explorar alguém que seja PJ, mas da sim para explorar empregados CLT sem levar um processo trabalhista e ainda por cima, dando uma de bom mocinho. Inclusive da pra ganhar até prêmio da EXAME de melhor empresa para se trabalhar no Brasil :D.

Infelizmente não há uma formula simples para determinar se PJ é melhor que CLT e isso também não esta ligado ao “perfil” da pessoa. Basta não fechar os olhos para uma nem para a outra.

Rubem_Azenha

Sempre tive curiosidade de saber quanto você tem que ganhar a mais para valer a pena ser PJ.
Vejamos:
Beneficos que um PJ não tem: 13º + Férias Pagas (podemos contar como um salário extra, correto ?) + 33 % de abono de férias = 2,33 salários.
Da quase 20% do salário. Sem contar os benefícios. É, acho que só valeria a pena se fosse no mínimo uns 60% a mais.
Fiz alguma conta errada?

F

microfilo:
Sempre tive curiosidade de saber quanto você tem que ganhar a mais para valer a pena ser PJ.
Vejamos:
Beneficos que um PJ não tem: 13º + Férias Pagas (podemos contar como um salário extra, correto ?) + 33 % de abono de férias = 2,33 salários.
Da quase 20% do salário. Sem contar os benefícios. É, acho que só valeria a pena se fosse no mínimo uns 60% a mais.
Fiz alguma conta errada?

Já vi duas situações acontecerem… Na mais normal forma de contratação do PJ o valor a mais que o PJ ganha, paga bem todos esses benefícios. Na maioria dos casos que vi de PJs eles tinham férias pagas normalmente, não tinham os 33% no salario durante as férias, mas tinha isso diluido, como o 13º, nos pagamentos mensais…

louds

microfilo:
Vejamos:
Fiz alguma conta errada?

A conta que precisa ser feita é bem simples, basta pegar o salário total por ano nas duas modalidades. Como CLT, em uma empresa grande, os beneficios facilmente somam 50-80% a mais ao salário líquido. Então querer 60% a maior como PJ é até pouco, se por exemplo, eles não pagarem férias remuneradas.

Rubem_Azenha

E se a gente contar o quanto o trabalhar paga a menos de imposto sendo PJ? Quanto se paga a menos de imposto?

Ah, tem também o contador…

fcmartins

microfilo:
Vejamos:
Fiz alguma conta errada?

Mais 8% em cima do salário bruto de FGTS, que pode ser usado p/ adquirir e reformar imóveis.

fabiofalci

microfilo:

http://www.apinfo.com/sal.xls

Soh colocar os valores ai! :wink:

grprado

É 8% e não 8,5%. O 0,5% é a chamada Contribuição Social e não vai para a conta do trabalhador.

fcmartins

É 8% e não 8,5%. O 0,5% é a chamada Contribuição Social e não vai para a conta do trabalhador.
Corrigido :thumbup:

Criado 3 de julho de 2006
Ultima resposta 10 de jul. de 2006
Respostas 17
Participantes 13