Como é a vida de um programador?

Olá a todos, sei que minha pergunta parece um tanto óbiva, mas a questão é que eu estou com vontade de entrar nesta área, gosto de programação acho muito interessante, mas nunca trabalahei com isso e não sei o quanto é estressante ser um programador, pois minha maior frustação seria estudar, investir dinheiro e TEMPO, para depois descobrir que não me qualifico que não tenho perfil para isso, portanto estou pedindo a opinião de quem trabalha para que eu possa julgar se realmente tenho jeito para a coisa.

Quero saber quão grande é o desafio de conciliar a vida particular e a profissional, hoje trabalho em um datacenter tenho contato com áreas de Infra, e na verdade eu já estudei bastante coisa desta área, somente não consegui atuar diretamente, sou certificado CCNA, Windows server 2003 e xp, mas acho que não tenho o principal, não me encaixo, pois estudar e aprender é fácil, mas ter aquele senso, aquela vontade, acredito que por isso ainda não consegui uma vaga mais atuante, e acho que o meu perfil está mais para programador, mas preciso da opinião de outras pessoas para descobrir.

Comparando com infra, gostaria de saber se um programador também fica andando com rádio para lá e para cá, fica de plantão esperando algum problema acontecer, trabalhando por escala, pernoitando por que um serviço está fora, bem essas coisas, quais os prós e os contras.

Agradeço de coração a todos que contribuirem com suas opiniões é muito importante mesmo.

Obrigado.

Adrenalina pura!

Como o Mácio disse… “Adrenalina Pura”.
Se você gosta de desafios, resolver problemas e tem sede de conhecimento a programação é uma ótima escolha.
Com relação a concilação de trabalho com outras coisas nem sempre vc terá que programar de madrugada (a não ser que queira), os horátios podem variar bastante de empresa para empresa. O salário tb é muito relativo.

Não tenha medo de investir em novos conhecimentos achando que podem não lhe dar um retorno no futuro. Um bom programador está sempre em busca novas linguagens, livros técnicos, fóruns de discussão, elaborando novos projetos, e , em muitos casos, programando só por diversão.

Não sei se ajudei mais está ai minha opinião. abraços

Não tenho do que reclamar. ;D

Agradeço a opinião de todos, é bastante importante mesmo pois pretendo mudar drasticamete de área e de foco de treinamentos e cursos.

Quem quiser comentar por favor toda opinião é muito bem vinda.

São raras os empregos que se exige esse tipo de coisa. Ainda assim, mesmo que você tenha a sorte de cair num desses, você poderá trocar de empresa.

Ser programador é participar de uma jornada através do conhecimento, você se depara com muitos obstáculos, dúvidas e desafios pelo caminho, você bate, apanha, cai, se levanta, cai novamente, levanta e vai seguindo nesse ciclo até chegar no final em que o resultado é recompensador :slight_smile:
Enfim, se vc gosta de desafios, de estudar e aprender novas tecnologias, então siga em frente, mas se vc não gosta de nada disso ou quer entrar nessa só por dinheiro, então é melhor cair fora.

É ótima!

OliveirakunJava legal você falar de dinheiro, e sinceramente isso não passa pela minha cabeça, tendo um salário que der para sobreviver está ótimo, mas o que eu quero é um serviço que me dê uma satisfação maior por si só. E acredito que programação me daria isso, vou ter que tentar para poder descobrir, só tenho um receio de quebrar a cara.

Mas é isso o que procuro é uma satisfação no trabalho que faço, algo me realmete me inspire!!!

Abraços.

Paulo, não se assuste com o que o pessoal daqui fala … Vida de programador é corrida e estressante ? Mas que profissão não é ? Aposto que você já passou por poucas e boas nessa sua área de infra … quer se dar bem nessa área de programação ? Estude bastante e busque experiência profissional.

Cara… vai acontecer algum dia (e com certa “frequência”) de você ter que pernoitar. Geralmente sistemas em produção nunca podem sair do ar, ou até podem, num horário que ninguem os use (ex: madrugada). Então pode acontecer de alguns dias o pessoal de infra ter que fazer uma migração nos servidores (e geralmente acompanhandos de algum de desenvolvimento - ou seja… algum analista ou programador), ou até você mesmo ter que atualizar a versão que está em produção, e pode acontecer desta tarefa ser realizada a noite. E como tudo na informática, você só sai quando tudo estiver funcionando. Ah… pode ser que aconteça nos fins de semana também… :twisted:

encontrei este texto algures na net…
O texto é um bocado sarcastico, mas se assemelha em parte a vida do programador.

• Os clientes começam a conversa dizendo ?eu queria um programinha?

• Trabalha em horas meio ?estranhas?

• Te pagam para deixar o cliente feliz

• Te pagam, mas o intermediador é quem fica com a bolada

• Se está num quarto de hotel, é para trabalhar

• Cobra por hora, mas o tempo pode aumentar se te pagam bem

• Te recompensam por criar fantasias para seus clientes

• É difícil ter uma família

• Se um cliente te bate, seu chefe simplesmente te envia para outro

• As pessoas te perguntam ?Com que você trabalha?? e você nunca consegue responder

• Sua família não lhe reconhece nas poucas reuniões que você vai

• Se amigos se distanciaram de você e agora você só anda com outros ?profissionais? da área

• O cliente paga o quarto de hotel além das horas de trabalho

• O cliente sempre quer saber antes quanto você cobra e o que fara por esse preço

• Seu chefe tem carros bonitos como Mercedes, BMW?s e Mitsubishis

• Seu chefe te anima a beber e gandaiar para que possa viver com isso

• Sabe que seu chefe cobra mais do que o seu serviço vale, mas se o cliente é tão tonto para pagar, o problema não é seu

• Quando sai para ver um cliente está perfeito, mas quando volta, parece que acabou de sair do inferno

• Valorizam sua ?capacidade? em um teste horroroso

• Mesmo que te pagem muito, o cliente sempre vive melhor

• O cliente sempre quer pagar menos e espera que você faça milagres

• Cada dia você levanta e diz a si mesmo: ?Não vou agüentar fazer isso a minha vida inteira? :oops: :oops: :oops:

como qualquer outra.

Paulo, voce vai se estressar tanto, ou ate mais do que se estressa hoje, com a diferenca que quando terminar seu trabalho a sensacao vai ser mais de satisfacao do que de alivio. E quando alguma coisa da problema voce passa um radio pro cara da infra que fica o dia inteiro sem fazer nada mesmo. :smiley: :smiley: :smiley:

Mas se estudar sempre, obrigatoriamente SEMPRE, for um problema pra voce é melhor nao vir.

Bom, pode estar um pouco fora do “escopo” e considerando que trabalha já trabalha com TI pode ser que isso não aconteça contigo, mas considerando que vc NÃO TEM EXPERIÊNCIA com programação, e infelismente o mercado (experiência) dá a hierarquia, e ela sempre começa de baixo na programação; pode deparar-se com isso:

http://www.guj.com.br/posts/list/141995.java

Seria interessante quando vc conseguir o trabalho como programador, postar aqui também para a galera; e dizer VC MESMO a experiência dessa vida de Programador!!!

Desejo toda sorte do mundo meu velho!

[]'s

basicamente… seria estudar muito, muito mesmo, nunca parar de estudar… vc teria pouco tempo por causa disso.

você não vai fazer plantão noturno por exemplo como quando trabalha com infra, mais a parte de prazos vai ser muito mais cobrada, de forma estressante…

tem gerentes bons e ruins como em qualquer area, apesar que me parece que os ruins dessa exigem mais absurdos que os gerentes da maioria das outras… (em certas empresas querem que você fique até meia noite fazendo hora extra e não querem sequer te pagar essas horas extras por exemplo).

e me parece ter mais aquele lado do desafio também…

Há um bom tempo atrás larguei a área de infra, cheguei a me certificar MCSE (W2K) mas nao aguentava mais a mesmisse e como já programava um pouco, entrei com tudo e nao me arrependo nem um pouco.

neeryck, valeu o apoio e espero o ano que vem eu consiga algo, caso isso aconteça irei postar aqui imediatamente. Minhas pretensões são meio absurdas, mas quando eu fizer o curso o ano que vem se eu continuar gostando o tanto que eu gosto hoje de programação, pretendo fazer a prova de certificação, vamos ver o que acontece.

Só em pensar eu já me empolgo, sou meio louco por isso, principalmente por estar chateado com a função que tenho, o salário até que é bom, mas a função é um porre.

Vamos ver o que acontece aí no ano que vem.

Cara se tudo der certo, serei mais um programador, aí é só ficar olhando para a tela procurando o que está errado(rs).

thgdias, espero que o seu caso seja o meu tb daqui a alguns meses a frente.

abs.

Um constante aprendizado e muito desafio.

Mas cuidado pq se seu foco é DINHEIRO nao recomendo nao.
Qualquer engenheiro ou arquiteto de inicio de carreira recebe o que um desenvolvedor leva 5 anos de carreira pra conseguir.

E se vier 3 ou 4 pessoas aqui te dizendo o contrario e contando seus super-salarios e conhecimentos elevados, lembre-se sempre:

sao exceções.