Essa área para mim é um hobby, mas fico curioso em saber como é nas empresas. Digo isso porque tive muitos problemas em deixar um projeto inteiramente em unicode, preferencialmente no formato UTF8. E falo inclusive em usar acentos em nomes de arquivo, nomes de variáveis, etc.
Java
Para mim, como não sou profissional, usar Java ainda me parece meio um “exagero”. Mas mesmo assim peguei o Java e tentei criar uns projetinhos com o Netbeans. Vocês não sabem o trabalho que deu para entender onde estava o problema quando resolvi colocar nomes de arquivos com acento.
Como era inexperiente demorei muito a perceber que a raiz do problema do Netbeans me parecia vir do arquivo properties, que por padrão, por mais absurdo que seja, foi definido que somente aceita ISO-8859-1 (mesmo eles dizendo que o projeto em Java deveria ser “todo” em UTF8 ).
Fora isso tive outros problemas também, então saí do Netbeans e fui para o Eclipse. Mas no eclipse acabei me desanimando por causa de outra coisa: não há aquilo que chamamos de soft-wrap. Incrível não?
Acabei achando que estava dentro de uma maquina virtual, e com bugs… “esse mundo num tá certo gente!” rs
Depois de me desiludir criei uma pasta com arquivos batch (coisa dos anos 1990-1995?) do Windows e arrisquei habilitar o code page 65001 e, trabalhar com JEdit (que suporta UTF-8 e tem soft-wrap, e outros wraps).
PHP
Mas aí, após a história com Java, pensei que, Java é demais. Vai além da minha necessidade e está trazendo problemas que eu dificilmente sozinho vou resolver…
Experimentei PHP uns meses atrás, passei alguns dias dedicando a tentar carregar um arquivo com acento (um XML), sem sucesso. Parece que PHP não suporta unicode.
Achei ridículo ter que renomear todos meus arquivos XML só para poder usar no PHP. Pensei, se no Java world, já com IDE poderosa eu tenho vários problemas, imagina neste caso em que nem o PHP consegue carregar um arquivo com acento.
Console do Windows
Foi aí que voltei para o Java novamente. Mas, como sou, digamos, à procura de simplicidade, resolvi criar somente um aplicativo que roda na linha de comando. Outro problema: o Windows não parece suportar direito UTF-8 no terminal. (veja na internet problemas relacionado a página 65001)
Bom, eu fui obrigado a usar Swing para poder digitar normalmente as “coisas” conforme nossa língua (embora não seja tão amada, ela é nossa língua materna).
E a história continua
Foi aí que decidi vir aqui criar um tópico para saber dos profissionais como eles fazem projetos que incluem dados na nossa língua.
Eu, por essa mínima experiência que tive, já decidi “migrar” tudo que for possível para o inglês! E inclusive distribuir um livro ensinando inglês para qualquer pessoa que um dia possa utilizar meu pequenino software! (do pt.wikibooks.org rs)